Aprovado em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Barra Mansa para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno
Concursos Públicos.
“Vai ser difícil, você vai achar que está doido, pessoas irão se afastar de ti, mas vai valer a pena, a sensação é muito boa […]”
Confira nossa entrevista com Orlando Carvalho dos Anjos, aprovado em 1° lugar no concurso da Prefeitura de Barra Mansa para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Orlando Carvalho dos Anjos: Meu nome é Orlando Carvalho, pai do Miguel de 5 anos e marido da Jaqueline. Formado em TI e Ciências Contábeis, 44 anos e sou da zona oeste do Rio de Janeiro (alô galera de Realengo, aquele abraço)
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Orlando: Já estava insatisfeito com salário e distância de casa para o trabalho antes de casar e ter filhos, depois do nascimento do Miguel essa insatisfação se transformou em necessidade de mudança.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Orlando: Com certeza, trabalhando e estudando, acordando às 6:30 pra ir trabalhar e chegando em casa por volta das 21 hs. Levei a sério a máxima “Antes feito que perfeito”, estudava dentro do trem, no almoço, no trabalho fazendo meu serviço o mais rápido possível para sobrar um tempinho para os estudos, fila do mercado e barbeiro (dá pra fazer umas questões lá também… rs).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Orlando: Já sou concursado, Auxiliar Administrativo em uma empresa Municipal da Secretaria de Educação aqui do Rio de Janeiro.
Essa nova aprovação me deu uma animada, como diria Ronaldinho Gaúcho: “Deixaram a gente sonhar…”
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Orlando: Segunda a sexta era trabalho, estudo e musculação. Aos sábados acordava mais cedo para revisar o conteúdo da semana até a hora do meu filho acordar. Domingo era livre para família e amigos do vôlei de praia.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Orlando: Não contei para ninguém, estudei escondido. Só souberam no dia que viajei pra fazer a prova. Minha esposa tomou um susto com resultado (rss).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Orlando: Estava estudando as matérias base (portugês, matemática e informática) dois meses antes do edital. Depois que saiu o edital, tive 3 meses até a prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Orlando: Usei praticamente só os PDFs, isso acelerou muito meus estudos e hoje em dia conseguimos acessar de qualquer lugar através do celular. Vídeo só para algumas matérias de direito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Orlando: Já conhecia antes a qualidade do material, porém como eu estava desatualizado do mundo dos concursos acabei consultando um blog (não me recordo o nome agora) que elencou o Estratégia como o melhor atualmente. Foi o único curso que fez um material voltado para o concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Orlando: Gostei muito da organização e facilidade de acesso pelo celular. Uma ferramenta importante foi a revisão feita pelos já aprovados, usei bastante nas aulas que eu já tinha uma base de conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Orlando: Primeiro utilizei um site de questões para separar estatisticamente o conteúdo que mais caía na banca. A partir daí planilhei por ordem, dando maior prioridade para as de maior porcentagem. Estudava, no máximo, duas matérias por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Orlando: As revisões eram feitas todo dia, posterior ao estudo da matéria do dia anterior e no sábado uma revisão geral. Entre revisão e estudo, prefira revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Orlando: Nesse curto período foram aproximadamente 800 questões. Fazia de um site de questões quando acabava com as da apostila (poucas vezes, pois a apostila já tem uma boa quantidade).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Orlando: Informática, acho muita sacanagem pedir atalho em prova, mas não devemos discutir com a banca. Superei todas as questões de atalho da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Orlando: Só questões. No final de semana da prova eu não peguei em mais nada relacionado ao concurso, apenas mentalizando coisas positivas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Orlando: Erros: demorei para começar a estudar, perdi tempo em redes sociais (elimine nesse período de estudos).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Orlando: Nenhum momento, quem para no meio do caminho não vai a lugar algum.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Orlando: Conselhos para galera que está começando (quem diria, esse dia chegou rss):
- “Tô velho para concurso”, galera eu tenho 44; “não tenho tempo, minha vida é corrida”, maior parte do meu estudo eram dentro do trem lotado; “São poucas vagas, sem chances”, o meu só tinham 2; “Vou parar minha vida para estudar, sou brabo”, vai ficar doente e não passará, cuide do corpo, mente e espírito SEMPRE, nem que seja uma caminhada diária; “Concurso é para gênio”, tá aqui um jubilado (repetiu duas vezes a mesma série e foi convidado a se retirar) do Colégio Militar do RJ. A escolha é sua se irá continuar com suas desculpas ou assumir a responsabilidade pelo que acontece na sua vida?!
- Elimine TODOS os supérfluos, vícios e coisas que te tiram do foco, NÃO compre curso antes de fazer isso, vai jogar dinheiro e tempo fora. No meu caso foi o vício em pornografia, se você ainda faz isso nem precisa comprar o material. Graças a Deus me livrei e meu cérebro virou uma máquina, recuperei meu físico, emocional, cognitivo e espiritual. Hoje leio praticamente 1 livro por mês, não vejo mais TV aberta e meu foco turbinou (Vide aí um primeiro lugar em concurso).
- Estude como se fosse dar o primeiro beijo na sua namorada (o), sempre com alegria e foco garanto que nunca esqueceu esse dia e não esquecerá mais a matéria também. Se mesmo assim ficar difícil, veja um vídeo de alguém que já passou no site do ESTRATÉGIA ou se veja na sua nomeação e volte para estudar.
- Quanto menos gente souber que estás estudando para concurso, menos ansioso estarás no dia da prova.
- Aprenda a administrar seu dinheiro e investir antes de ganhá-lo, tem muita gente com altos salários no funcionalismo público endividados.
- Seu maior concorrente são suas crenças negativas.
- Português reprova, tem que estudar sim.
Vocês não vão acreditar, mas desde o primeiro dia de estudos me imaginava tirando o primeiro lugar e aconteceu (muito louco isso, tinha visto no filme The Secret e coloquei em prática). Vai ser difícil, você vai achar que está doido, pessoas irão se afastar de ti, mas vai valer a pena, a sensação é muito boa. Desculpe não escrever de maneira mais ordenada, não estava preparado para dar um testemunho.
Espero tê-los ajudado, grande abraço e fiquem com Deus.