Aprovada no concurso da prefeitura de Arapongas (PR)
Uma vez eu li que precisamos começar. Depois que começamos, precisamos apenas pensar naquele dia. Estude pensando somente naquele dia, não pense em meses e anos de estudo. Assim o estudo fica leve e motivador.
Confira nossa entrevista com Sheilla Mendes, aprovada em 2° lugar no concurso da prefeitura de Arapongas (PR) no cargo de Odontólogo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade?
Sheilla Mendes: Sou formada em Odontologia há 15 anos e tenho 37 anos de idade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? E por que na sua área de formação?
Sheilla: Assim que me formei, fui trabalhar na área privada, mas não estava satisfeita. Aos poucos fui pesquisando e descobri que a área pública poderia me realizar profissionalmente. Nessa época não tinha muito conhecimento do mundo dos concursos e também não havia tantos cursos preparatórios como hoje, então comecei estudando sozinha em casa, com o material da faculdade e comprando livros.
Estratégia: Em algum momento pensou em estudar para concursos que exigem qualquer área de formação, como área administrativa por exemplo, que geralmente oferecem mais vagas?
Sheilla: Não, eu gosto muito de odontologia e não quero sair dessa área.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sheilla: Sempre trabalhei e estudei, também nunca parei de me especializar e fazer cursos na área. Como a maioria das pessoas, eu não tenho condições de parar de trabalhar e ficar somente estudando.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Sheilla: Minha primeira aprovação foi na prefeitura de Cristalina- Go, onde fiquei trabalhando por 1 ano. Posteriormente, passei nos concursos da FundaSus- Uberlândia-MG dentista 20 H e 40 H; no processo seletivo da Prefeitura de Contagem-MG; Concurso Público da prefeitura de Montes Claros-MG, onde estou atualmente desde 2018. Mas continuei estudando e no ano de 2019 eu fui aprovada no concurso da prefeitura de Unaí-MG e, agora em 2020, na prefeitura de Arapongas-PR.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Sheilla: Essa sensação é a melhor possível, é de dever cumprido. É muito bom saber que aquele tempo todo que você dedica aos estudos não é em vão.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sheilla: Eu estudava e estudo todo tempo possível, mas não parei a minha vida social. Claro que evito sair durante a semana, mas vou a festas e me divirto nos finais de semana. Sempre achei saudável sair nos fins de semana para quebrar a rotina de estudos, melhora a mente.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Sheilla: Sou casada há 10 anos e sem filhos. Meu marido me apoia nos estudos. No início, ele me admirava pela dedicação, ele cursou Direito e sabe como é a vida de concurseiro.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Sheilla: Acho, mas para isso a pessoa deve direcionar bem os estudos e avaliar o custo benefício. Eu foquei em concursos de prefeituras. Entretanto, posso fazer para tribunais e áreas militares pois tem conexão, mas gastaria um tempo maior para me preparar, uma vez que a parte de legislação é diferente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Sheilla: Bom, concursos de Odontologia e para Prefeituras não tem toda aquela divulgação com a antecedência como nos concursos policiais ou de tribunais, por exemplo.
Portanto, eu sigo estudando de forma geral as matérias mais comuns e quando sai o Edital é que eu foco, são apenas os concursos com inscrições abertas. Sigo assim há alguns anos e tem dado certo.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Sheilla: Sim. Como eu disse acima, sigo sempre estudando. Agora, por exemplo, nessa pandemia, estou estudando para previsão de concursos no ano que vem. Não podemos perder tempo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Sheilla: Já utilizei de todas as formas de estudo, mas tenho melhor afinidade com videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sheilla: Conheci pelo canal do YouTube e redes sociais. Também sigo nas redes sociais as professoras de Odontologia, Cássia Reginato e Mirela Barreto.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Sheilla: Já testei muitas formas de estudo, acho que isso depende de cada edital e do conhecimento acumulado da pessoa. Pessoas que vão começar do zero devem formar uma base de conhecimento, dessa forma é melhor ler livros e leis, fazer videoaulas. Quem já possui uma carga deve fazer mais exercícios, releituras em PDF, mapas mentais, revisão.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sheilla: Tenho em matemática e raciocino logico. Eu sempre começo do zero nessas disciplinas, é o meu calcanhar de Aquiles.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Sheilla: Na véspera não tem descanso, não estou para ninguém (rs). Uso o tempo para revisão
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Sheilla: O erro seria em relação ao foco, muitas coisas tiram nosso foco como: muito tempo no celular, um lugar de estudo com barulho, um lugar que não dê para guardar seu material, conversas paralelas.
O acerto foi procurar recursos para estudar, como cursos preparatórios para concursos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Sheilla: Sim, já pensei desistir, pois sempre pensamos na concorrência, nos números gigantescos de inscritos… Mas mudei meu pensamento e aprendi que quando você se prepara, em alguma hora a aprovação chegará!
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Sheilla: Estabilidade financeira e profissional.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sheilla: Uma vez eu li que precisamos começar. Depois que começamos, precisamos apenas pensar naquele dia. Estude pensando somente naquele dia, não pense em meses e anos de estudo. Assim o estudo fica leve e motivador.
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Abraços,
Thaís Mendes