Aprovado em 61° lugar no concurso PPGG-DF para o cargo de Gestão Governamental
Concursos Públicos“Eu diria que isso é um projeto de médio a longo prazo, que você vai ter altos e baixos nessa preparação em que alguns dias você vai entender tudo e ficar confiante na sua aprovação como também ter dias que não consegue assimilar quase nada e erra quase tudo […]”
Confira nossa entrevista com Matheus Costa Dutra, aprovado em 61° lugar no concurso PPGG-DF para o cargo de Gestão Governamental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Matheus Costa Dutra: Olá, sou o Matheus Costa, sou formado em Gestão de TI pela Unip, tenho 25 anos e sou natural de Brasília
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Matheus: Foi minha mãe que sempre me incentivou a começar a estudar para concursos, ela me falava para estudar e ter uma estabilidade e uma boa remuneração.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Matheus: Antes desse concurso eu trabalhava e, no período da faculdade, até fui estagiar na Casa civil na Seplad (a mesma secretária da PPGG) e depois consegui trabalhar em home office, o que me permitiu uma rotina mais regrada para os estudos. Sempre priorizei os estudos, tentava acordar cedo para estudar pela manhã para deixar o dia mais tranquilo. Mas tentava manter uma rotina de 5h ou 6h líquidas por dia com uma progressão de estudos e no pós-edital estudava muito mais horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Matheus: Estou aprovado no cadastro reserva da FUB 22 em 126° para Assistente em Administração e nesse da PPGG em Analista de Políticas Públicas em 61°. Pretendo dar uma pausa no momento dos estudos e trabalhar na PPGG, ainda não sei se quero continuar estudando ou não.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Matheus: Eu negligenciei a vida social, até me arrependo um pouco dessa parte, pois na minha mente só pensava em estudar e conseguir a aprovação; Então eu recusava quase todos os convites, e quando saia eu ficava até me culpando pensando que eu deveria usar todo o meu tempo para estudar e conseguir a aprovação
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Matheus: Tanto minha família como amigos entenderam e me apoiaram muito, principalmente meus irmãos e minha mãe que sempre me motivavam a continuar estudando mesmo depois de reprovações em outras provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Matheus: Foram 4 meses até a prova, como eu vinha de outras provas já estava mais condicionado, mas sabia que manter uma rotina estressante de estudos poderia prejudicar próxima na prova então tentava manter rotina o mais saudável possível, mantendo no mínimo 7h de sono com boa higiene do sono e ciclo circadiano regulado, atividade física, boa alimentação, meditação, ler a bíblia e estar em contato com Deus, reduzindo distrações e ter algumas pausas para descanso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Matheus: Quase toda a preparação foi em PDF, em algumas matérias ou assuntos que tinha dificuldade eu usava as videoaulas. Os PDFs eu imprimi quase todo o curso para ter o material físico, pois no computador ler por muito tempo me deixava com as vistas mais cansadas. Mas, no geral, o PDF era muito completo, eu gostava do aprofundamento nas matérias e como os professores explicavam.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Matheus: Conheci pelo canal do Youtube em alguma aula que não lembro a matéria, depois disso foi usando o PDF gratuito no site do Estratégia que eu vi como era o material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Matheus: Eu estudei por outro curso também, tinham boas videoaulas e excelentes professores, só que em questão de PDF, eu acho o do Estratégia mais completo para se estudar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Matheus: Além do conteúdo da matéria nos PDF, eu gostava bastante da análise estatística, seja dos assuntos da matéria mais cobrados como também dos artigos mais cobrados em prova, isso me ajudava muito a priorizar as revisões antes da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Matheus: Meu plano de estudos era com ciclo, estudava de 5 a 6 matérias por dia, eu estudava entre 5 a 6h líquidas por dia, no ultimo mês antes da prova fui aumentando um pouco, com mais 2h para fazer todas as revisões que eu queria.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Matheus: Eu grifava o PDF e relia quando queria revisar o material, mas usava mais flashcards e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Matheus: Foi essencial, saber o que a banca cobra e como ela cobra o assunto te deixa mais tranquilo pois você começa a entender a linguagem dela e como possivelmente a prova pode vir, nesses 4 meses de estudos foram 3,6 mil questões da Iades, mas o número pode ser maior pois eu refazia as questões que errava em outros momentos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Matheus: Eu tive dificuldade em RLM e Políticas da Mulheres. Em RLM eu tive que rever alguns conceitos básicos de RLM e matemática e fazer muitas questões para entender a matéria. Com politicas da mulheres era a primeira vez vendo o conteúdo e demorei um pouco para diferenciar cada conceito no manual.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Matheus: Na semana da prova foi revendo os principais assuntos que eu vi na análise estatística e fazendo somente revisões e questões que eu tinha errado. No dia da prova, do momento que acordei até antes de entrar na sala, foi fazendo revisões com o celular fiz e refiz quase todos os cartões de flashcards.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Matheus: Para erros, acho que a parte social poderia ter sido mais flexível e ter relaxado mais com meus familiares e amigos. E apesar de eu ter uma boa rotina, muitas vezes eu deixava a autocobrança e o imediatismo tomarem conta, e isso prejudicava muito meu estudo. Acredito que uma das matérias mais importantes nos estudos de hoje é a saúde mental e você entender até onde vai seu máximo e não exigir mais do que você consegue. Algumas vezes, com a prova chegando e eu tendo um percentual de acerto baixo em alguma matéria, ficava preocupado e queria compensar estudando mais horas, e acabava ficando esgotado e prejudicando o dia ou até a semana. Por vezes até negligenciava o sono ou ficava muito tempo com distrações como redes sociais, tudo isso prejudicava minha retenção da memória ou me deixava mais cansado. E outro ponto da autocobrança era que eu não podia errar ou teria que ter a preparação perfeita e isso em alguns momentos me deixava muito estressado, pois pensava que qualquer erro poderia custar minha aprovação.
Os principais acertos foram criar uma rotina sustentável e produtiva, manter hábitos saudáveis me permitia estudar por mais tempo, então ter uma boa noite de sono com 7h no mínimo, atividade física era essencial para descontar o estresse, ter uma boa rede de apoio com quem você pode contar. E como eu trabalhava e estudava, em casa eu tinha que ter uma disciplina maior com a agenda e remover todas as distrações como redes sociais, jogos, seriados e qualquer outra distração. Ter uma agenda já com os horários definidos para cada coisa me permitia procrastinar menos e ter um planejamento feito com o que eu deveria estudar, em qual momento fazer questões, se hoje era revisão ou progredir na matéria… tudo isso me ajudava ter mais foco e perder menos tempo pois eu só precisava seguir o planejamento do dia. E mesmo tendo uma rotina muito puxada, era importante saber encontrar momentos de lazer para relaxar a mente, pois isso recarregava minhas energias para poder continuar estudando.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Matheus: Sim, em muitos momentos cheguei a duvidar de minha capacidade, só que eu pensava que já tinha investido muito tempo e esforço, e que apesar de minha mente duvidar se eu era capaz, eu olhava para métrica como acertos de questões e todo conteúdo que estudei e revisei mostrando que eu estava bem em muitas matérias. Além disso, eu não estava estudando somente para mim e sim para ajudar minha família. E eu também não conseguiria conviver em paz comigo caso eu desistisse pois eu ficaria com o sentimento do “o que aconteceria se eu tivesse continuado?”
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Matheus: Eu diria que isso é um projeto de médio a longo prazo, que você vai ter altos e baixos nessa preparação em que alguns dias você vai entender tudo e ficar confiante na sua aprovação como também vai ter dias que não consegue assimilar quase nada e erra quase tudo; dias em que você pensará em “quando tudo isso deve terminar?”, vai duvidar se está fazendo a coisa certa ou se esse método é o melhor. E provavelmente terá muita dúvida na sua trajetória, seja do concurso que vai fazer, se consegue aprender todas as matérias, se está preparado para a prova, se estudar para concurso é para você… só que mesmo com duvida, você deve continuar estudando pois não importa como está o mundo lá fora ou até o mundo dentro de você, o que cala a maioria das dúvidas é o trabalho e o estudo naquilo que você acredita, e que pouco a pouco você vai entendendo e aprendendo como lidar com tudo isso e que a cada dia que você estuda você vai ficando mais próximo de conquistar sua aprovação. Mesmo no dia da prova, eu ainda estava em dúvida de alguns assuntos e se eu estava preparado para a prova, mesmo tendo uma boa preparação. As vezes sua mente vai duvidar de você, mas confie em Deus e nas métricas do seu estudo, olhe para todas as horas, revisões e questões acertadas, tudo isso mostra também quem é você nessa preparação. E que depois que você conquistar tudo isso, você vai sentir orgulho por não ter desistido. Pode demorar, mas você vai construir sua aprovação dia após dia.