Aprovado em 4° lugar (PCD) no concurso PPGG DF para de Analista em Políticas Públicas - Tecnologia da Informação Comunicação
Concursos Públicos“Não é fácil, nada que digam irá fazer ser mais fácil. O que tem que manter é o foco, saber que não é impossível e que se você dedicar o tempo necessário, todo esforço será recompensado.”
Confira nossa entrevista com Luiz Ribeiro Vale Junior, aprovado em 4° lugar (PCD) no concurso PPGG DF para de Analista em Políticas Públicas – Tecnologia da Informação Comunicação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luiz Ribeiro Vale Junior: Me chamo Luiz Ribeiro Vale Junior, comecei minha carreira acadêmica após os 30 anos. Sou formado em Redes de computadores, morador de Brasília – DF onde nasci e me criei. Hoje tenho 40 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luiz: Vontade de melhorar a vida, não somente a minha como de todos que estão ao meu redor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luiz: Trabalho e estudo, mas meu estudo vai além dos cursos voltados à concurso. Estou fazendo minha segunda graduação e uma pós. Conciliar significa renunciar a algumas coisas imediatas e projetar uma carreira mais tranquila a médio e longo prazo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luiz: Fui aprovado no concurso da ApexBrasil em 2015, cargo de assistente administrativo, sendo convocado para a área de TI (detalhe não conhecia quase nada da área). Desta forma resolvi me aprimorar e iniciei a transição de carreira, saindo da área administrativa e comecei minha primeira graduação aos 36 anos. Muitas noites sem dormir, mas hoje sei que compensou.
Pretendo continuar estudando para o tão sonhado concurso da Câmara ou Tribunais superiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luiz: Vida de renúncia. Não tem como você estudar e continuar com a mesma rotina, é possível dar uma pausa para convívio familiar e necessária. Mas isso não pode ser uma constante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luiz: Sim, minha esposa me deu todo o suporte necessário para que conseguisse alcançar o sonho do concurso público. Esse sonho não era só meu, era uma construção familiar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luiz: Para esse concurso em específico estudei muito pouco, como já vinha de uma jornada de estudos resolvi focar mais na minha graduação e tirei o peso que vinha carregando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luiz: Minha preparação inicial começou em 2015 sem qualquer plano de ação, sem analisar o edital, sem me preocupar com nada. Após inúmeras tentativas sem sucesso, comecei a estudar por meio de PDF e aulas online, e o resultado começou a aparecer. Antes de mais nada elaborei um plano de ensino, onde eu separava mais tempo para as matérias em que minha performance era baixa e menos tempo para as que eu performava melhor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luiz: Através de indicação de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luiz: Não utilizei material específico de outro curso e um pouco do curso do Estratégia, como estava fazendo matérias que tratavam de assuntos próximos na faculdade, acabei não pegando tanto o material específico.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luiz: Nos primeiros concursos que utilizei o material verifiquei uma qualidade muito boa.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luiz: Em média eu estudava 4 horas por dia. Mas isso não era específico para concurso, era mais para a faculdade mesmo. Atualmente sou aluno do curso de direito.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luiz: Resumos e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luiz: Muito importante, tendo em vista que você começa a ter familiaridade com a forma como as bancas abordam determinados temas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luiz: Raciocínio lógico e português. Comecei a dedicar mais horas de estudo para essas matérias e resolver questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luiz: Não estudei na semana que antecedeu a prova. Tirei para me distrair e tirar o peso da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luiz: Não tive discursiva neste concurso, mas em todos que fiz eu sempre buscava fazer as questões primeiro para somente após fazer a discursiva. Uma coisa que reparei, sempre tinha alguma questão relacionada com a discursiva, o que acabava embasando mais ainda na hora de realizar a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luiz: O primeiro erro foi a questão de analisar o edital, verificar ele a fundo para após isso elaborar um plano de ensino. Acerto, sem dúvida, foi o fato de rever a estratégia e focar nas matérias que mais tinha dificuldade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luiz: Todos os dias pensava em desistir. Não o fiz por insistência da minha esposa e por ser muito teimoso, queria me superar e mostrar para mim mesmo que sou capaz. Não adianta querer mostrar para os outros, tem que mostrar para você mesmo até onde pode ir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luiz: “Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo.” Martin Luther King
Não é fácil, nada que digam irá fazer ser mais fácil. O que tem que manter é o foco, saber que não é impossível e que se você dedicar o tempo necessário, todo esforço será recompensado.