Aprovado 2° lugar no concurso PPGG-DF para o cargo de Tecnologia da Informação Comunicação – Analista
Concursos Públicos
“O conselho que eu dou acredito que seja o mesmo que outros aprovados dariam. Não desista, principalmente se você está no começo desse propósito, pois esse é o momento mais complicado […]”
Confira nossa entrevista com Eduardo Santos, aprovado 2° lugar no concurso PPGG-DF para o cargo de Tecnologia da Informação Comunicação – Analista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Eduardo Santos: Olá a todos, meu nome é Eduardo Santos e tenho 27 anos. Nasci na cidade de Amarante-MA e atualmente moro em Sobradinho-DF (Cidade do entorno de Brasília). Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Eduardo: A decisão veio a partir da incerteza de permanecer em meu antigo emprego devido ao início da pandemia da Covid em 2020, à época eu ainda trabalhava na iniciativa privada. Nisso surgiu o interesse em estudar para concursos, pois percebi o quão importante é a estabilidade que o serviço público oferece, além, é claro, de outras vantagens que o funcionarismo público dispõe.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Eduardo: Sim, trabalhava e estudava. Sempre tive que conciliar os dois: estudo e trabalho. No começo dos estudos, abril de 2020, minha carga de trabalho era de 8 horas semanas, então sobrava pouco tempo para estudar (é verdade que o teletrabalho na época me permitiu um tempinho a mais de estudo), foi quando resolvi pedir demissão do trabalho. Porém logo passei a trabalhar em outro emprego, os boletos não me permitiram focar só nos estudos, infelizmente, só que a minha carga de trabalho passou a ser de 6 horas semanais, o que me permitiu maior tempo livre para os estudos. Minha rotina basicamente era estudo – das 7h às 11h – pausa para almoço e trabalho – das 13h às 19h – quando chegava em casa à noite, dependendo do ânimo, estudava mais um pouco.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Eduardo: Já conseguir boas colocações em outros concursos dentro do cadastro de reserva inclusive, porém aprovação dentro do número de vagas, este da PPGG-DF, até então, foi o primeiro, no qual fiquei na 2° colocação para o cargo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental – especialidade: Tecnologia. E sim, continuo na vida de estudar para concursos ☹ kk.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Eduardo: No começo confesso que fui bem radical, até porque estávamos em plena pandemia, então não saia de casa, apenas para o trabalho e às vezes família. Sempre fui um cara de poucos amigos, logo minhas horas livres eram todas dedicadas aos estudos. Neste ano de 2023 passei a flexibilizar um pouco mais meu tempo livre com outros afazeres, acredito ser uma rotina menos estressante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Eduardo: Como eu disse, tenho poucos amigos, logo, isso não foi um problema. Quanto à família meus pais ainda moram na minha cidade natal, Amarante-MA. Sempre mantive contatos com eles e explicava que estava me dedicando à vida de concurseiro, eles lidam muito bem com isso por sinal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Eduardo: Na verdade, para o concurso da PPGG-DF estudei pouquíssimo, acredito que a bagagem de estudos para concursos que possuo tenha sido essencial para minha aprovação, acrescento ainda o fato de que meus estudos sempre foram direcionados para uma área específica, no caso TI.
No começo foi bem difícil ter que ficar horas na frente do computador estudando, mas ter em mente que o esforço seria recompensado com a aprovação ajudava a manter o foco, às vezes eu via depoimentos de aprovados do Estratégia no canal do Youtube para dar aquela motivação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Eduardo: No início tentei por videoaulas, no entanto logo fui migrando para o estudo por PDFs, pois percebi que conseguia otimizar melhor meu tempo estudando dessa forma, logo me adaptei. Hoje minha preparação é quase que inteira por PDFs, salve algumas exceções, por exemplo, algum assunto específico que não estou conseguindo entender com PDF, normalmente aulas de exatas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Eduardo: Lembro que foi por indicação de um amigo, na época comecei vendo videoaula na internet, posteriormente resolvi contratar a assinatura anual, por conta dos PDFs que são muito bons.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Eduardo: Sim, ter matérias direcionados à área ou ao cargo faz bastante diferença, pois ficar “minerando” material na internet toma muito tempo e esforço, sem garantia de qualidade. Assim que assinei o Estratégia passei a ter material de estudo totalmente direcionado ao meu concurso e com qualidade, o que fez bastante diferença. Acredito que o maior diferencial do Estratégia sejam os PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Eduardo: Durante toda minha preparação tive que ir adaptando meu plano de estudos por diversas vezes, porém sempre sigo um certo padrão que é montar um cronograma com antecedência a fim de conseguir conciliar estudo com os demais compromissos. A estratégia que melhor funciona comigo é estudar uma disciplina por aproximadamente 40min, pausa para descanso de 10 a 15min e partir para outra disciplina seguindo este mesmo padrão, não costumo estudar mais que 5 disciplinas por dia. No começo chegava a passar mais de 9h em frente ao computador lendo PDFs e resolvendo questões, nos dias de folga do trabalho. Nos dias que trabalho costumo dedicar por volta de 4h aos estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Eduardo: No começo costumava reler as aulas anteriores para revisar, mas fui percebendo que ler novamente uma aula inteira não era muito produtivo. Então, passei a criar um caderno de erros, no qual copio todas as questões que erro nele, para revisão posterior. Só volto a ler PDFs que já estudei para revisão de algum assunto específico.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Eduardo: Pra quem, assim como eu, já estudou praticamente todos os assuntos que são cobrados para o cargo, a resolução de questões é fundamental. Para quem está começando também é muito importante mesmo que no começo erre muitas questões. Pois é na resolução de questões que colocamos em prática toda a teoria estudada. Hoje tenho quase 20mil questões resolvidas, além das questões que tem nos PDFs do Estratégia ao final de cada aula.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Eduardo: No começo com certeza foi português, passei muita raiva com essa disciplina. Atualmente é a disciplina que mais acerto questões, inclusive costumo gabaritar em provas. O segredo que na verdade não é segredo é continuar estudando com foco na disciplina que você mais tem dificuldade, funcionou para mim. Atualmente a disciplina que mais venho enfrentando dificuldades é estatística (vem sendo uma tendência para os cargos de TI), mas como eu disse a solução é continuar estudando com foco na disciplina, mas sem abusar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Eduardo: Para a prova da PPGG-DF na semana final, dediquei meus estudos a resolução de questões, além disso estudei focado nas disciplinas específicas do órgão. No dia da prova não costumo estudar, prefiro descansar minha mente para o momento da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Eduardo: Acredito ter tido mais acertos que erros, o principal acerto foi resolver me dedicar de verdade para os estudos. Quanto aos erros, um deles foi me cobrar demais, hoje penso que tudo tem seu tempo, basta ser paciente e manter a disciplina que o resultado naturalmente virá.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Eduardo: Sim, por várias vezes inclusive. Porém, o proposito me manteve e não permitiu que eu desistisse. Somado a isso, o sentimento de perder todo o tempo e conhecimento investido me impedia de largar tudo. No entanto, com o tempo a rotina de estudar por horas virou um hábito.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Eduardo: O conselho que eu dou acredito que seja o mesmo que outros aprovados dariam. Não desista, principalmente se você está no começo desse propósito, pois esse é o momento mais complicado. Pode aparentar ser extremamente desafiador conseguir uma colocação dentro do número de vagas, uma vez que os concursos estão a cada dia mais concorridos, entretanto à medida que você for amadurecendo em sua preparação, verá que a quantidade de inscritos será só mais um número. Também foi difícil pra mim, e de fato continua sendo, mas com disciplina e sabedoria o resultado virá é só uma questão de tempo. Se funcionou para mim, deve funcionar para você também. Um forte abraço aos colegas e boa prova!