Aprovado em 4° lugar no concurso PPGG DF para Analista - Gestão Governamental
Concursos Públicos
“Para alguém que está iniciando os estudos para concurso público, eu aconselharia, inicialmente, a definir quais os seus objetivos e estabelecer metas possíveis de serem alcançadas de acordo com a sua realidade, para manter o foco e a motivação […]”
Confira nossa entrevista com Breno Dias Oliveira, aprovado em 4° lugar no concurso PPGG DF para Analista – Gestão Governamental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Breno Dias Oliveira: Sou bacharel em Direito e Ciências Econômicas. Tenho 31 anos e nasci em Uberlândia-MG, mas moro em Brasília-DF desde criança.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Breno: O que me levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos foi a busca da estabilidade e da autonomia financeira, bem como uma melhor qualidade de vida para mim e minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Breno: Dediquei-me integralmente aos estudos desde que saiu o edital.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Breno: Já fui aprovado no concurso para os cargos de Técnico e Analista Judiciário do TJDFT, porém minha colocação foi mais para o final da lista do cadastro reserva. Recentemente, foi divulgado o resultado definitivo da prova discursiva do concurso do TJMG e também fui aprovado para o cargo de Analista Judiciário.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Breno: Durante a preparação, tentei me dedicar aos estudos na maior parte do tempo e saía com a família e amigos nas horas livres e final de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Breno: Sim, minha família e amigos apoiaram minha caminhada como concurseiro, tanto por meio de palavras e mensagens de incentivo, quanto pela compreensão da importância da dedicação aos estudos para conquistar a aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Breno: Estudei direcionado ao concurso da PPGG DF desde setembro de 2022, logo depois que saiu o edital. Para manter a disciplina, estudava a matéria do dia, fazia exercícios de fixação do conteúdo e revisava no final da semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Breno: Em minha preparação, fiz um cursinho presencial, assisti as videoaulas e estudei pelos materiais em PDF do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Breno: Conheci o Estratégia Concursos por indicação de colegas e pela internet. A maioria dos aprovados que conheci falaram que estudaram pelo Estratégia e elogiaram o material e os professores.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Breno: Sim, já havia estudado por outro cursinho online, porém o material era bem mais superficial e não era tão completo e direcionado quanto o do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Breno: Sim, fiz alguns concursos enquanto me preparava com esse outro material, porém ainda não havia conseguido lograr aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Breno: Sim, senti uma diferença relevante em minha preparação, pois observei que as videoaulas e o material escrito do Estratégia são mais completos e focados no entendimento da banca examinadora.
O Passo Estratégico e o curso de revisão Hora da Verdade transmitido nos dias que antecedem a data da prova ajudam bastante na assimilação do conteúdo, pois são baseados nos temas mais cobrados pela banca.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Breno: Estudava duas matérias por dia e entre 6 e 8 horas diárias líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Breno: Nas minhas revisões, costumava fazer resumos e simulados com questões anteriores da banca examinadora.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Breno: A resolução de exercícios é de suma importância para identificar a forma de cobrança da banca examinadora e os temas mais recorrentes dentro de cada matéria. Lembro que fiz mais de mil questões no total de todas as matérias, o que ajudou muito na preparação para a prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Breno: As disciplinas que tive mais dificuldade no início foram Matemática e Raciocínio Lógico. Para superar a dificuldade, fiz muitos exercícios e assisti videoaulas dos assuntos em que tinha mais dúvidas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Breno: Na semana que antecedeu a prova, revisei os principais temas por meio de resumos, resolução de exercícios e aulas de duas matérias por dia.
No dia pré-prova, assisti uma revisão de véspera presencial que começou pela manhã e terminou no final da tarde.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Breno: Os principais erros durante a minha trajetória foram a falta de planejamento e constância no início da preparação.
Os principais acertos foram a resolução de muitos exercícios e o estudo reverso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Breno: Teve momentos em que fiquei desanimado, pois já tinha feito algumas provas de concurso em que fiquei por poucos pontos da nota de corte.
A minha principal motivação para seguir foi o sonho de conquistar o cargo público e o apoio de minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Breno: Para alguém que está iniciando os estudos para concurso público, eu aconselharia, inicialmente, a definir quais os seus objetivos e estabelecer metas possíveis de serem alcançadas de acordo com a sua realidade, para manter o foco e a motivação. No começo, montar um cronograma de estudos pode ajudar muito no planejamento para o alcance das metas. Além disso, diria que o mais importante é ter constância e resiliência nos estudos e não desistir, mesmo diante das adversidades.