“Um cronograma de estudos bem elaborado é fundamental na eficiência de estudos. E por fim, nunca desistir!”
Confira nossa entrevista com Igor Walfred, aprovado em 01° lugar no concurso da Politec-MT para o cargo de Engenharia Mecânica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Igor Walfred: Engenheiro Mecânico formado pela UFF, tenho 35 anos e sou natural de uma pequena cidade chamada Paracambi, localizada no interior do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Igor: Estabilidade, após experiências profissionais no mercado privado verifiquei que meu perfil se adequava melhor como servidor público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Igor: Sim, trabalhava e estudava. Após muita dificuldade de adequação dos horários e controle da disciplina, consegui conciliar horários regulares de estudo com rotinas de 2 horas antes do trabalho, revisões no horário de almoço e mais 2 horas de estudos após o expediente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Igor: Fui aprovado no concurso da POLITEC – MT para o cargo de Perito Oficial Criminal, fiquei na primeira colocação do perfil de Engenharia Mecânica. No momento pretendo direcionar os estudos para a minha formação profissional, pois o cargo logrado tem uma ampla área de conhecimento.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Igor: Tinha momentos de lazer bem reduzidos, tive que renunciar a algumas atividades no meu meio social.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Igor: O apoio da família foi fundamental para manter o equilíbrio e continuar com o projeto que me propus a realizar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Igor: Tinha um cronograma de estudos a longo prazo com as matérias principais dos concursos da área em que almejava (Perícia Criminal), e um cronograma de curto prazo (revisão/matéria específica) do concurso mais próximo. Assim realizei do certame para a vaga de perito criminal para os estados do CE, MT, AM, RJ, RR, RO.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Igor: Materiais de maior relevância estudava por videoaulas, PDF e Banco de Questões. Os conteúdos com menor peso na prova estudava apenas por PDF e ciclo de questões resolvidas. Utilizei o material do curso Estratégia de diferentes formas, revisão por questões e revisões dos resumos foram muito importantes para o ciclo de disciplinas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Igor: Como estudava para um curso específico, inicialmente não procurei um curso, iniciei estudando por livros e provas antigas. Contudo, conversando com uma amiga, ela explicou a plataforma do Estratégia, quando verifiquei que mesmo para os concursos mais específicos existe um conteúdo direcionado e baseado no edital do concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Igor: Sim, cheguei a utilizar materiais de outros cursos. Porém, os cursos que adquiri não contemplavam 100% do edital ou alguns conteúdos não eram tão específicos como o material disponibilizado pelo curso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Igor: Não fui aprovado neste período.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Igor: Sim, com o material direcionado a minha curva de aprendizagem ficou melhor, motivando-me mais durante a exaustiva jornada de estudo e tendo mais eficiência e produtividade para o ciclo de estudo de curto prazo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Igor: Durante o período que estava trabalhando mantinha um ciclo médio de 5 (cinco) horas diárias, considerando que nos dias de semana ficava abaixo na média e aos finais de semana e feriados compensava esta carga horária. Após o término do meu tempo de serviço como Oficial Temporário na Marinha do Brasil, dedique-me integralmente aos estudos e mantinha uma jornada de estudos de 9h diárias (Nesse período já tinha sido aprovado na Politec – MT, mas ainda não tinha sido nomeado).
Montei um ciclo de prioridade de matérias, estudava todas as matérias dentro de uma semana, mas a carga de horas de estudo era distribuída entre matérias diárias, 3 (vezes) por semana, 2 (duas) vezes por semana e materiais com apenas 1 (uma) vez por semana (geralmente apenas uma bateria de 10 questões na plataforma de questões).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Igor: Revisões eram feitas principalmente por questões, tanto na plataforma de questões quanto por leitura de exercícios resolvidos dos PDFs. Porém, para conteúdo que tinha mais dificuldades e as disciplinas que tinha maior peso na prova, também utilizava resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Igor: Exercícios são a consolidação do conteúdo estudado. Sendo fundamental no processo de aprendizado e direcionando o candidato para a forma de cobrança pela banca. No estudo a “curto prazo” (pós-edital) foi imprescindível (diferencial) uma rotina de resolução de exercícios específicos da banca do concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Igor: Português e Medicina Legal.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Igor: Resoluções de questões e revisão de resumo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Igor: Realizava a leitura semanal dos PDFs e mantinha uma rotina de uma redação por semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Igor: Cronograma de estudos. Pois até chegar na rotina supracitada foram muitos erros de estudos, estudando matérias que tinha mais facilidade, utilizando livros para estudo específico e não realizando uma rotina de revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Igor: Não, não cogitava desistir. Mas por alguns momento em que testava passando por conturbações como excesso de trabalho ou problemas pessoais reduzia a rotina de estudos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Igor: O processo de aprendizado é a longo prazo, apesar da ansiedade de passar em um certame é necessário programar estudos considerando o tempo necessário para uma boa curva de aprendizado. Um cronograma de estudos bem elaborado é fundamental na eficiência de estudos. E por fim, nunca desistir!