Aprovado no concurso Politec BA para Perito Odonto-Legal de Polícia Civil
Concursos Públicos“Comece a estudar amanhã, comece antes de sair o edital. Crie uma meta de horas diárias com intervalos de 15 minutos entre elas. Resolva questões e revise.”
Confira nossa entrevista com Elias Almeida dos Santos, aprovado em 1° lugar (cotas) no concurso Politec BA para Perito Odonto-Legal de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Elias Almeida dos Santos: Meu nome é Elias Almeida dos Santos, tenho 27 anos de idade. Sou Cirurgião-Dentista, natural de Salvador-BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elias: Foi a oportunidade. Desde a faculdade eu me interessei pela área legista e pensava em trabalhar com isso. Entretanto, a última vez que este concurso ocorreu na Bahia foi em 2014, eu estava no primeiro ano da faculdade. Quando li a notícia sobre o planejamento de um novo concurso em 2022, eu soube que seria a minha oportunidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Elias: Eu estava no último ano da minha residência em Cirurgia Bucomaxilofacial. A residência era a minha prioridade e ocupava toda minha semana, com uma carga horária extensa. De modo geral, eu cumpria escala de segunda a sexta, às vezes sábados e domingos, 6 a 12 horas por dia.
Para conciliar, eu acordava às 04h da manhã, garantindo o mínimo de 03 horas líquidas de estudo por dia. No centro cirúrgico, eu revisava e resolvia questões entre as cirurgias. Aos sábados e domingo, eu estudava entre 8 a 12 horas líquidas. Durante as minhas férias, no mês de julho, eu também estudava entre 6 a 8 horas diárias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Elias: O concurso para Perito Odontolegista da DPT BA foi meu primeiro concurso público, fui aprovado em 02° lugar na prova objetiva para ampla concorrência e em 01° lugar nas vagas para negros.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Elias: Desde o início da minha preparação eu precisei “me isolar”, porque eu já tinha pouco tempo disponível. Eu percebi que qualquer tempo que eu tivesse fora da residência, deveria ser exclusivamente para minha preparação. Assim, eu conversei com a família e com alguns amigos sobre o meu projeto, então parei de sair com os amigos e até diminui meu tempo nas redes sociais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Elias: Com certeza, minha mãe e meus irmãos foram meus maiores incentivadores. Minha mãe se tornou meu “Coach”. Ela não deixava ninguém me distrair e me ajudava com a motivação e o foco.
Meus amigos da residência foram muito compreensivos com meu isolamento, eu também podia contar com eles para troca de plantões na reta final.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Elias: Eu estudei focado por 07 meses. Para manter a disciplina eu criei metas diárias, justamente as horas de estudo que eu precisava cumprir. Eu sabia que estava em desvantagem em relação a quem tem mais tempo livre e a quem estudava há mais tempo para o concurso, então não poderia me descuidar da disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Elias: Eu utilizei, basicamente, os PDF do Estratégia. Para as disciplinas de Português e Raciocínio lógico eu estudava com as vídeoaulas. Além disso, eu assinava uma plataforma de questões e a utilizava como estratégia de revisão. Eu recorria aos livros somente para a disciplina específica, odontologia legal.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elias: Meu irmão me indicou, ele havia se preparado para um concurso com o material do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Elias: Na verdade, já comecei com o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Elias: Eu considero que os PDFs são o ponto forte do Estratégia. Os PDF demandam muito tempo para estudo, porém são bem completos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Elias: Eu estudava 04 matérias por ciclo, estudava 01 hora cada matéria. Fazia em média 03 horas líquidas/dia em dias de semana e 08 a 12 horas/dia nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Elias: Eu relia grifos e resolvia questões, muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Elias: Eu resolvi muitas questões em minha preparação, foram minha prioridade e meu método de revisão. Não lembro quantas questões eu resolvi.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Elias: Eu tinha maior dificuldade com estatística, a resolução de questões me ajudou a superá-la.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Elias: Na semana pré-prova eu priorizei a revisão e precisei reduzir as horas de sono, pois minha rotina no curso de residência estava intensa. No dia anterior a prova, eu só assisti a aulas de véspera, não fiz nenhum tipo de estudo ativo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elias: Felizmente o tema da prova discursiva era assunto da prova específica. Então, minha estratégia foi enriquecer meu conhecimento específico com a leitura. Eu já estava familiarizado com as práticas de escrita acadêmica e acho que isso ajudou na elaboração do texto em si. Aconselho primeiro se apropriar dos possíveis tema e o treino da escrita nos moldes do certame.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Elias: Errei mais no começo, quando não incluía a revisão no cronograma de estudos, isso me prejudicou. O principal acerto foi escolher os PDF em relação às aulas em vídeo, isso otimiza o estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Elias: Pensei em desistir quando o edital foi liberado. Eu já havia estudado quase todo edital anterior do mesmo concurso, porém isso não compreendia nem a metade do conteúdo do novo edital. Minha fé em Deus e a percepção do quanto eu já tinha me esforçado e aprendido me motivaram para não desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elias: Comece a estudar amanhã, comece antes de sair o edital. Crie uma meta de horas diárias com intervalos de 15 minutos entre elas. Resolva questões e revise.