“Não desistam, mesmo que pareça tudo desfavorável, continuem. Melhor o pouco do que nada. Leiam a matéria e façam questões depois, se possível assistam a videoaulas. Revisem por questões. Vai dar certo!”
Confira nossa entrevista com Priscila Lima Fatal, aprovada em 3° lugar (cotas) no concurso Politec-BA para Perito Médico Legista de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Priscila Lima Fatal: Sou médica dermatologista e médica de família e comunidade, formada na Universidade Federal da Bahia, tenho 37 anos e moro em Salvador, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Priscila: A estabilidade de um concurso passou a ser importante diante das mudanças no mercado profissional para médicos. Um desejo enorme de ser médica legista.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Priscila: Sim. Trabalho com pacientes em situação de vulnerabilidade, o que exige bastante de nós. Consegui conciliar aumentando gradativamente a carga horária estudada, aproveitando mais nos finais de semana e feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Priscila: POLITEC- BA foi meu primeiro concurso, colocada no 12° lugar na ampla concorrência e terceiro como afrodescendente. Pretendo continuar estudando com o Estratégia, o novo foco será o INSS para perito médico federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Priscila: Diminuí bastante a vida social, mas deu para conciliar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Priscila: Minha familía me apoiou bastante, como sou mãe solo, minha mãe me ajudava a tomar conta de meu filho para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Priscila: Estudei de forma não intensiva por 6 meses e mais intensivamente quando saiu o edital, 2 meses antes da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Priscila: Eu gostava muito das videoaulas, mas como não dava tempo, tive que priorizar os PDFs e os Bizus Estratégicos, que me ajudaram muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Priscila: Pesquisando bastante pela internet, baixando aulas e materiais gratuitos e lendo depoimentos dos aprovados. Me encantei pelas apostilas!
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Priscila: A apostila é completa, muito bem preparada, as videoaulas são maravilhosas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Priscila: Estudava 2h liquidas por dia – era o que dava. Mais perto do edital passou a ser 4h liquidas em média, maiores aos finais de semana. Estudava várias matérias ao mesmo tempo de forma escalonada.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Priscila: Fazia simulados e resumos. Os Bizus Estratégicos me salvaram!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Priscila: Fazia em média 30 questões por dia. Sem questões não dá para avançar. São fundamentais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Priscila: As disciplinas de direito – penal e administrativo – foram as mais difíceis. Estudava mais vezes essas matérias, acompanhava aulões dos professores na plataforma Youtube.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Priscila: Estudei até o último segundo, na semana anterior cheguei a estudar 12 horas seguidas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Priscila: Aconselho simular várias situações e não ficar preso a temas abordados em provas anteriores. Pensar sempre do simples para o mais complexo. Dominar assuntos básicos e, a partir de então, ir para os mais difíceis.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Priscila: Erros: não ter aproveitado melhor o tempo
Acertos: ir para a prova pelo menos com um conhecimento básico e não me deixar abalar pelas questões mais difíceis.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Priscila: Pensei em desistir várias vezes, estudava chorando frequentemente. Tinha autoestima baixa. O que me fez continuar: a força de vontade em realizar um sonho de ser médica legista e ter minha sonhada estabilidade. Os materiais em PDF eram um estímulo, pois eram muito organizadinhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Priscila: Não desistam, mesmo que pareça tudo desfavorável, continuem. Melhor o pouco do que nada. Leiam a matéria e façam questões depois, se possível assistam a videoaulas. Revisem por questões. Vai dar certo!