Aprovada em 8° lugar no concurso Politec-BA para Perito Criminal de Polícia Civil
Concursos Públicos
“Ninguém é velho para recomeçar, não tem problema nenhum você voltar algumas casas no jogo da vida para focar naquele sonho que esteve por anos no seu coração. Seja disciplinado, não tenha pressa, não atropele o processo.”
Confira nossa entrevista com Mariana Fonseca Xisto, aprovada em 08° lugar no concurso Politec – BA para Perito Criminal de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Mariana Fonseca Xisto: Sou mineira, nascida em Belo Horizonte. Me formei em bacharelado no curso de Bioquímica na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tenho mestrado e doutorado também pela UFV.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mariana: Desde o curso de graduação tinha o sonho de ser Perita Criminal, minha formação foi toda voltada para área científica e eu era muito interessada pela ciência forense. Eu fiz mestrado e doutorado, mas não me enxergava trabalhando no meio acadêmico. Foi então que amadureci o sonho e comecei estudar as matérias de direito que eu não tinha nenhuma noção.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Mariana: Eu larguei o emprego para estudar, era muito difícil conciliar estudo e trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Mariana: Fui aprovada no último concurso da Polícia Federal de 2021, no cargo de Agente como excedente, fiz todas as etapas, mas ainda não fui convocada.
E agora tive a imensa felicidade de ser aprovada no concurso da Politec-BA.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Mariana: No concurso da PF, eu costumo dizer que entrei dentro do quarto no dia que o edital foi publicado e saí no dia da prova. Foi praticamente isso mesmo. Sempre fui muito rodeada de amigos e festas, mas fiquei ausente em muitos momentos enquanto estudava, me fechava no quarto e não queria saber de nada mais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Mariana: Meus pais foram meus maiores incentivadores, me deram todo suporte nas decisões, me encorajaram e acreditaram no meu sonho. Meus amigos dizem que é o cargo de perito é a minha cara, que tem tudo a ver comigo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Mariana: Estudei 3 meses para a prova da Politec-BA. Já tinha um histórico estudando as disciplinas básicas e me preparando para outros concursos. Quando veio o edital eu só me concentrei no que estava nele. A disciplina não é negociável, ou você tem ou não tem. É um compromisso meu comigo mesma. Nem todo dia eu estava motivada, mas eu fiz um trato comigo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mariana: Quando eu vejo a matéria pela primeira vez eu gosto de começar por vídeo aula ou PDF (depende muito do tema). Tem disciplina que é muito chato ler PDF, então eu vou para os vídeos. Faço todas as listas de questões dos materiais.
Na parte avançada dos estudos eu considero muito importante fazer ciclos de alternância das disciplinas, resolvendo muitas questões de provas anteriores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mariana: Quando comecei a estudar procurava na internet sobre cursos online preparatórios para concursos, vi muitas pessoas falando do Estratégia. Foi então que entrei na plataforma e fiquei interessada. Tive boas referências e foi a única plataforma de vídeo aulas e PDFs que utilizei durante todo tempo de estudos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Mariana: Sim. Estudava por materiais picados, apostilas, metodologias arcaicas. O Estratégia modernizou tudo, tem na plataforma excelentes materiais de professores muito dedicados. Os PDFs são de primeira qualidade, as vídeo aulas também. Resolvo milhares de questões e ainda encontro questões inéditas nos PDFs. A vantagem de ter os professores mais comprometidos é o diferencial da equipe do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mariana: Quando preciso aprender algo novo, separo o dia para 2 disciplinas. Quando já estou na parte avançada consigo estudar 4 disciplinas no dia. Faço um ciclo semanal, abrangendo o edital e o concurso que estou focada. Não conto horas líquidas, mas estudo o dia inteiro. Acordo 6hs da manhã, paro 10hs para ir treinar, almoço, volto as 13hs e vou até o final da tarde. E no pós edital, a noite eu faço revisões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mariana: Não gosto de resumos porque sinto meu tempo perdido. Faço banco de questões que erro ou que tive dificuldade em responder. Faço no arquivo do computador mesmo, separadas por disciplina. E leio esse banco de questões e respostas sempre, até internalizar aqueles temas difíceis.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Mariana: Resolver questões é o principal caminho a se trilhar para aprovação. Cada um vai desenvolver um método de estudos, o meu foi estudar a parte teórica primeiro e depois ir para as questões. Eu já fiz mais de 28 mil questões nas plataformas e simulados resolvidos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mariana: Eu tenho muita preguiça de estudar português para concurso. É a disciplina que eu menos gosto e a mais importante né. E eu não sou boa nesta matéria não. Mas sempre tiro notas muito boas em redação porque tenho facilidade de escrever. A parte da gramática da língua portuguesa é a que eu tenho mais dificuldade em querer aprender.
Mas de resto eu me adaptei a tudo. Abracei tudo que eu tinha dificuldade como se eu tivesse obrigação de gostar. Eu achava que não ia me adaptar nunca às matérias de direito, e hoje eu adoro estuda-las. Tive que aprender muitas disciplinas inéditas para fazer os concursos da área policial e de perito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mariana: Na semana de prova eu desacelero, só leio meu banco de questões que considero difícil e as minhas redações. Nos 2 dias antes da prova eu paro total de estudar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Mariana: No período pós-edital eu faço, pelo menos, 1 redação por semana (aos sábados). Geralmente nos concursos de perito a dissertação tem o tema direcionado para aquela área. Então eu faço uma lista dos possíveis temas (os PDFs dos professores do Estratégia são muito bons para sugerir temas) e faço a dissertação.
Treinar a escrita é muito importante, estimula a capacidade de criatividade inclusive em temas que temos pouco domínio.
Neste concurso da Politec-BA, tirei 98 em 100.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mariana: ERROS: querer resultado rápido em pouco tempo.
Com o amadurecimento nos estudos a gente trilha um caminho e temos que persistir no processo.
ACERTOS: persistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mariana: Sempre, quase todos os dias eu me perguntava se eu não estava me desafiando demais. Se eu não deveria largar tudo e voltar pra minha vida “normal”. A regra é desistir, a regra é desanimar. Escolhi ser a exceção. Nem todos os dias estive motivada, é muito comum a gente escutar os coachs dizendo, mas é a mais pura verdade: a disciplina é que te mantem no foco e não a motivação.
Disciplina não é negociável, é um compromisso que tive e tenho comigo mesma. Eu carrego isso comigo.
Quando eu decidi começar, eu tinha muito forte no meu coração a vontade de vencer, de ir e mudar a minha trajetória. Eu não tinha uma vida ruim, mas eu não estava vivendo um sonho. Eu acordei durante todos esses meses de estudo pensando naquele compromisso que eu firmei comigo quando decidi começar. Os resultados chegam, as vitórias acontecem, e os sonhos se realizarão. Eu chorei muito quando vi meu nome no topo da lista. Eu nem imaginava porque não quis jogar minha nota nesses sites de ranking, foi uma surpresa muito boa de viver.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mariana: Se você tem o sonho de passar em um concurso, de conquistar um cargo, não deixa ninguém dizer que esse sonho não é para você ou que você está fazendo a coisa errada em estudar. Se você é jovem e acabou de se formar, eu te digo que é o melhor momento da sua vida para começar. E para quem já se formou há alguns anos, comece agora, daqui a alguns anos você desejaria ter começado hoje. Ninguém é velho para recomeçar, não tem problema nenhum você voltar algumas casas no jogo da vida para focar naquele sonho que esteve por anos no seu coração. Seja disciplinado, não tenha pressa, não atropele o processo. Derrotas são normais e elas são muito difíceis. Você vai chorar, vai sofrer, mas no final vai sorrir. Seu dia vai chegar, não tenha dúvidas. Nunca perca a sua fé, apenas acredite!