Aprovada em 5° lugar (cotas) no concurso Politec-BA para Perito Criminal de Polícia Civil
Concursos Públicos
“A caminhada de concurseiro gera muitas incertezas e dúvidas, mas a fé em si e no seu trabalho diário para alcançar o seu objetivo é a chave da aprovação […]”
Confira nossa entrevista com Luana da Silva Nascimento, aprovada em 5° lugar (cotas) no concurso Politec-BA para Perito Criminal de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luana da Silva Nascimento: Meu nome é Luana Nascimento, tenho 26 anos, natural de Salvador-BA e sou formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luana: Eu tenho o sonho de ser Perita Criminal desde a adolescência, quando ainda não tinha muito conhecimento sobre a forma de ingresso, após pesquisas descobri que precisava de um curso superior e em seguida realizar o concurso público. Optei por aproveitar toda a experiência da Universidade Pública durante o curso, e após a conclusão da graduação me dediquei integralmente aos estudos para concursos focado nesse cargo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Luana: Esse é meu segundo concurso, e o primeiro no cargo em que almejava. Fui aprovada em 5° lugar (Cotas) para Perito Criminal da POLITEC-BA. Esse foi o concurso dos meus sonhos, no cargo em que desejava e no estado em que nasci, por isso pretendo não realizar outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luana: Eu abdiquei em grande parte da vida social, e com o edital aberto foquei 100% do meu tempo nos estudos, com poucos intervalos para realizar caminhadas que auxiliavam na diminuição do estresse/ansiedade. Acredito que isso varia muito de acordo com o perfil pessoal, como eu não me sentia confortável em ter uma vida social ativa durante esse período decidi sair para lazer com uma frequência pequena e focar minha atenção no concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luana: Meus pais sempre dedicaram seus esforços em uma boa educação, meu pai é taxista e minha mãe dona de casa, e apesar de não terem concluído a escola sempre fizeram de tudo para que eu e meu irmão pudesse se dedicar somente aos estudos. Recebi total apoio financeiro, de modo que não precisasse trabalhar durante esse tempo em que fui concurseira, e apoio emocional nos dias mais difíceis, como a semana que antecede o dia da prova. Além disso, meu namorado também viveu essa caminhada de concurseiro durante o ano de 2022, tempo em que dividimos horas líquidas,
estratégias de estudos, medos e preocupações, o que ajudou muito para que ambos pudessem ser aprovados em seus respectivos concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luana: Estudei durante 1 ano e 4 meses, esse foi todo o meu tempo de concurseira, como já sabia o cargo que almejava, esse período foi dedicado nos estudos para Perito Criminal. Além de estabelecer metas diárias, ter um cronograma estabelecendo desde a hora de acordar até a hora de dormir faz toda diferença para conseguir manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luana: Em grande parte do período de estudo fiz o uso de videoaulas, pois era o meio em que eu conseguia compreender melhor, com o tempo fui adicionando os materiais em PDF, pelo fato da videoaula demandar um maior tempo, mesmo que na velocidade 2x. No pós-edital só assisti vídeos de Reta Final e Aulão de Questões no canal do Estratégia, e o resto do tempo foi dedicado nos materiais em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luana: Conheci por meio do meu irmão, ele foi concurseiro da área militar e utilizou o material gratuito no Youtube em conjunto com um cursinho presencial. Assim, comecei a acompanhar as redes sociais e materiais do Estratégia e no momento em que comecei a estudar para o concurso fiz a assinatura premium.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luana: Durante o meu período de preparação fiz o uso de todos os recursos que a minha assinatura permitia. De início utilizei as Trilhas Estratégicas para criar uma base sólida para o pós-edital, na minha opinião esse é o melhor material que diferencia o Estratégia dos demais cursinhos preparatórios, pois fornece tudo o que um aluno precisa para iniciar os estudos. Com essa base criada, o que durou cerca de 6 meses, comecei a organizar meu cronograma de forma que eu achava mais válida para o momento em que eu estava, e quando surgiam dúvidas no que se refere a forma de ajustar disciplinas e afins eu utilizava as monitorias, o que ajudava a sanar as minhas dúvidas e permitia ouvir os questionamentos e dificuldades dos demais concurseiros, que ajudava a não se sentir sozinho nessa caminhada. No pós-edital eu fiz o uso dos bizus e passo estratégicos, materias enxutos e direcionados para não perder tempo e focar nos principais pontos que poderiam cair na prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luana: Utilizava um cronograma fixo, com reposições no sábado das matérias que por alguma razão não consegui estudar durante a semana. No dia estudava 4 disciplinas em 7 horas líquidas, e durante o pós-edital 6 disciplinas em 8 horas líquidas. Além disso, costumava reservar um momento no dia para o estudo da lei seca e resolução de exercícios.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luana: Durante a minha preparação as revisões foram cruciais para que eu pudesse obter um bom resultado na prova, visto que eu tenho uma grande dificuldade de memorização. Assim, eu utilizava o passo estratégico, material que auxiliava de forma extrema no tempo de elaboração dos resumos, em conjunto com as anotações que eu realizava enquanto assistia as videoaulas. Inclusive as aulas dos professores Brunno de RLM e Renato da Costa de Informática me ajudaram enormemente no aprendizado das disciplinas.
Ainda, realizava mini simulados com as disciplinas que tive dificuldade durante a semana, e no pós-edital realizei os simulados direcionados para o meu concurso que foram disponibilizados na plataforma do Estratégia.
E, como acréscimo para potencializar a memorização eu usava e abusava dos post its! Tinha quase toda a parede preenchida com os principais pontos que tinha dificuldade e lia todos os dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luana: A realização de exercícios, na minha opinião, é o principal artifício para um bom desempenho em prova, principalmente na reta final. Durante toda a minha preparação deixei um tempo reservado todos os dias para a realização de questões, e no pós-edital aumentei consideravelmente o número de questões e a revisão semanal das questões que errava. É de extrema relevância a dedicação de um tempo para revisar e refazer as questões que errou, com um tempo o conteúdo se solidifica de forma mais concreta do que somente lendo PDF ou assistindo videoaulas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luana: No início tive dificuldade com as disciplinas de direito, por ser totalmente diferente da área que me formei. Assim, para facilitar a compreensão dessas matérias fui em busca de vídeo aulas e esquemas realizados pelos professores, com ênfase nos profs Thallius e Adriane Fauth, que me ajudaram muito a abrir a mente e aprender de fato suas disciplinas. Já no pós-edital as disciplinas de Auditoria, Engenharia e TI foram as mais difíceis para entender, como o tempo era curto eu mantive o foco na trilha de pós- edital e no passo estratégico, avaliando o que eu deveria focar para um bom resultado na prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luana: Fiz um compilado com as questões que mais tinha errado durante o pós- edital para revisar durante a última semana, bem como os resumos e post its das disciplinas que tinha uma maior dificuldade, além de reler as minhas redações com os temas que eu acreditava que tinha uma maior chance de cair na prova. Ainda, organizei os simulados em índice de acertos, e aqueles blocos que não fui tão bem eu resolvi refazer as questões e estudar por meio delas. No dia anterior resolvi apenas assistir à revisão de véspera produzida pelo Estratégia para desacelerar um pouco para a prova e para revisar os pontos mais quentes do edital.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Luana: Durante o pré edital eu estudei por meio das video aulas e demais materiais que a plataforma proporcionava, além de não deixar de estudar atualidades de modo alinhado ao estudo da redação. Porém, no pós-edital eu mudei um pouco a estratégia visto que na minha prova a discursiva foi temas do Código de Processo Penal, então eu dediquei mais tempo no estudo da lei seca e na produção de redações semanais sobre o Código.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luana: O meu principal erro, que acredito que seja o real de grande parte dos concurseiros, foi o gasto excessivo de tempo na produção de resumos, de modo que a partir do momento em que comecei a produzir a partir do passo estratégico eu conseguir estudar uma maior quantidade de assuntos em
um menor tempo. O segundo erro foi a falta de organização no início dos estudos, a organização é uma das principais chaves para a aprovação no mundo dos concursos, dedicar um tempo aos domingos para organizar o que eu precisava estudar durante a semana me ajudou muito. Meus principais acertos foram a constância e a disciplina, mesmo acordando em um dia ruim eu fazia o que era necessário para a minha aprovação, e a realização de questões desde o início, a habilidade de conhecer o perfil da banca e resolver questões no menor tempo possível proporciona um ganho de tempo no dia da prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luana: Acredito que seja normal duvidar da própria capacidade, eu duvidava quase toda semana, mas como disse anteriormente, era um sonho de infância, sempre que eu refletia e me perguntava o que faria caso tudo desse errado eu chegava na conclusão de que não seria feliz em nenhuma outra profissão na minha vida. E, nos dias em que esse pensamento de incapacidade pairava na minha mente minha família sempre estava ali me lembrando de tudo que fiz em todos esses anos pra chegar até aqui e de que eu estava mais perto do que nunca de alcançar, a base de apoio faz muita diferença nessa caminhada árdua até a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luana: Antes de qualquer coisa, acredite em você. Acredite no processo, no seu esforço diário, na renúncia e na sua disciplina. A caminhada de concurseiro gera muitas incertezas e dúvidas, mas a fé em si e no seu trabalho diário para alcançar o seu objetivo é a chave da aprovação.