Aprovado em 4° lugar para o cargo de Perito Odontolegista no concurso Politec-AP
Concursos Públicos
“Meus pais sempre me ensinaram duas coisas: Estudar e confiar nos desígnios de Deus. Carrego esses preceitos comigo, e se você acredita neles você pode realizar grandes feitos […]”
Confira nossa entrevista com Onias Barata Lopes, aprovado em 4° lugar no concurso Politec AP para o cargo de Perito Odontolegista – Bacharel: Odontologia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Onias Barata Lopes: Me formei em 2016 em Odontologia; tenho 29 anos; nasci em São Sebastião da Boa Vista – Pará, mas moro em Macapá – AP atualmente.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Onias: A dedicação aos estudos sempre foi muito presente na minha família, todos os filhos foram ensinados, por nossos pais, a priorizar os estudos e a partir disso percebi que por meio dos concursos poderia dar um conforto melhor para mim e minha família. Outro ponto é que nunca gostei de gerenciar algum negócio ou empresa, então percebi que com um cargo público não teria esse problema.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Onias: Eu trabalho desde 2018 na Polícia Civil do Amapá no cargo de Escrivão. Minha rotina era trabalhar pelo período matinal e o restante do dia era dedicação, quase que exclusiva, no material de estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Onias: Minha primeira aprovação foi no cargo de Agente Administrativo no processo seletivo para a Empresa Sesc Amapá, aos 17 anos; Recentemente fui aprovado em 4° lugar no concurso Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), estou aguardando convocação; Atualmente fui aprovado em 4° lugar na POLITEC/AP na prova objetiva e estou aguardando o resultado da discursiva e demais etapas; Acredito que temos que saber o momento de avançar e parar, e em caso de chamamento em algum do concursos periciais, me aposento do mundo dos concursos e procurarei colher os frutos de todo o sacrifício realizado até aqui.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Onias: No começo da trajetória eu procurava estudar o máximo de horas possíveis, com um tempo fui absorvendo o conteúdo e ganhando expertise na forma de estudar. Para o concurso atual (POLITEC/AP) apenas otimizei o tempo e procurei adaptar o conteúdo ao conhecimento prévio, sem me desgastar muito. Mas ainda assim, foi uma preparação árdua, pois tive que renunciar alguns confortos, lazeres e encontros familiares, restringindo o convívio social a eventos da Igreja e programações familiares pontuais. Essa rotina foi ainda mais intensa após a publicação do edital.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Onias: Como disse, meus pais sempre nos apoiaram, estimularam e patrocinaram nossos estudos, pois sabiam que era o melhor caminho para ter sucesso profissional. Meus irmãos sempre foram espelho para mim, pois todos são prósperos em seus trabalhos e conquistaram seu cargo público e seu espaço no mercado. Os amigos e colegas sempre me apoiaram, afirmando que eu sempre conseguiria devido à dedicação, foco e empenho.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Onias: Após parar por alguns anos os estudos, retomei em 2021 com foco exclusivo nos concursos periciais, desde então acumulei conhecimento para enfrentar todos os desafios possíveis; Para o concurso atual iniciei a preparação 5 meses antes de sair o edital, visto que havia previsão para tal certame. A disciplina vem quando se relembra a motivação, o futuro, e tudo o que deseja conquistar. Procurei me habituar com a rotina trabalho, casa, igreja, sempre me cobrando e acreditando que tudo iria acabar logo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Onias: Aulas presenciais não aprecio, pois minava bastante meu tempo. Usei basicamente livros e PDFs. As vídeos aulas usava para tirar dúvidas. Os livros são bons pois aprofundam e você acaba ganhando questões difíceis na prova, o que conta muito em concursos apertados. Os PDFs são os materiais diários, sucinto e pronto para ser memorizado;
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Onias: O Estratégia faz parte da vida do concurseiro, os materiais são excelentes; meu primeiro contato foi no Youtube com as aulas gratuitas;
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Onias: Os materiais do Estratégia se revelam vitais para alunos que precisam de direção e segurança nos estudos. Aprecio bastante os PDFs do Estratégia pois é cirúrgico, indo direto ao ponto, ao passo que estimula o raciocino, parecendo interagir com o leitor. O banco de questões é ótimo, pois nos faz poupar tempo ao realizar coleta de questões em outras ferramentas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Onias: Montei um cronograma de estudos estudando uma matéria por dia, no máximo duas, mas dedicava dias exclusivos para a disciplina específica. Ao final do dia acabava por estudar em torno de 6 a 7 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Onias: As revisões realizava em períodos curtos e longos, buscava ler meu caderno de resumo para relembrar conceitos e classificações. Realizava, sobretudo, muitas questões tanto em plataformas on-line quanto dos PDFS. Cumpre mencionar, também, ferramentas de memorização como o ANKI, que me ajudaram a memorizar informações difíceis.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Onias: Sem dúvidas resolver questões é o divisor de águas, esse método faz um diagnóstico do seu atual desempenho, gerando em você a possibilidade de tomar rumos conforme o cenário em que se encontra. Acredito que para o presente certame, realizei em torno de mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Onias: Diagnostiquei língua portuguesa como a principal em concursos pretéritos a este. O que me ajudou bastante foram as aulas da professora Adriana Figueiredo do ESTRATÉGIA, pois ela tinha uma abordagem bem peculiar para a banca FGV.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Onias: Procurei fechar o edital um mês antes da prova, a partir daí foquei sobremaneira em questões, revisões e resumos. Na véspera procurei rever os últimos conceitos para ativar a memória de curto prazo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Onias: Procurei assistir alguns materiais gratuitos do ESTRATEGIA e outras plataformas, e então comecei a produzir textos dentro do padrão da banca. Acredito que se faz necessário buscar ajudar dos professores para a prova discursiva, haja vista que eles já traçaram um perfil de cada banca, o que ajuda muito e encurta o caminho.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Onias: Creio que antecipar os estudos antes do edital, dominar o conteúdo tendo ele em mente, procurar revisar, resolver questões e manter o emocional controlado foram fatores que procurei consolidar. Acredito que faltou simular mais o momento da prova e ganhar condicionamento emocional para estar mais concentrado e ganhar alguns pontos que acabamos perdendo por nervosismo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Onias: Desde que sonhei passar em concurso de perícia eu decidi que não desistiria. Obtive bons resultados em todos os concursos periciais que fiz, e esses resultados me mostraram que meu momento estava chegando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Onias: Meus pais sempre me ensinaram duas coisas: Estudar e confiar nos desígnios de Deus. Carrego esses preceitos comigo, e se você acredita neles você pode realizar grandes feitos.
Por fim deixo o seguinte texto bíblico que estava sempre comigo nessa caminhada: “ Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme” (Isaias 26:3)