Aprovado em 61° lugar no concurso PM-MG para o cargo de Soldado Masculino - Uberaba
Concursos Públicos“Meu conselho é que não desistam, sempre vão haver pessoas para criticá-los, porém, a vida é sua e no dia da prova é só você contra você, o que estudou está aí dentro […]”
Confira nossa entrevista com Pedro Henrique Silva Santos, aprovado em 61° lugar no concurso PM-MG para o cargo de Soldado Masculino – Uberaba:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pedro Henrique Silva Santos: Formação superior sequência em Gestão de Segurança Pública, tenho 29 anos, sou de uma cidade pequena chamada São Luis de Montes Belos – GO
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Em 2017, eu e um amigo decidimos que nossa vida estava indo ladeira abaixo, então decidimos rever nossos passos, quando me veio à mente aquele sonho de criança de ser Policial. Desde então, me dediquei a isso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pedro: Sim, sempre trabalhei e estudei. A conciliação se dava nas horas vagas. Procurei um emprego à noite, acho melhor estudar durante o dia com a “cabeça fresca”.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pedro: Desde que decidi estudar, fiz diversos concursos, não obtive êxito em nenhum até a PMMG 2023. Fiz PPGO reprovado por 1 ponto nas básicas para nota de corte em 2019, PMMG não atingi a nota de corte por 1 questão, que no caso era 2.5 pontos em 2021, PMGO por 1 ponto para atingir a nota de corte em 2022 e CBMGO por um ponto para nota de corte em 2022. Atualmente, estou na PMMG 2023 na colocação 61° empatado com o 29°. Pretendo sim continuar estudando, talvez não para outros cargos, mas para concursos internos da própria PMMG.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pedro: Minha vida social durante a preparação foi bastante reclusa, evitava sair com amigos e familiares, devido ao histórico de reprovações, resolvi me dedicar exclusivamente ao concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Pedro: Minha família e amigos sempre apoiaram minha caminhada, com palavras de apoio, evitando propostas que atrapalharam meu momento de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pedro: Após ter um recurso judicial indeferido na PMGO o que me daria a questão que precisava fiquei desolado como todo concurseiro numa reprovação, até que faltando 3 meses para prova da PMMG minha companheira me incentivou a fazer a prova com os dizeres “já estudou tanto, já tem bagagem, foca nas matérias que estão te eliminando”, essas palavras me deram o gás e a disciplina que precisava para prestar este concurso, além de me dar o norte que precisava, focar nas matérias que eu era ruim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pedro: Utilizei quase todas as ferramentas possíveis, porém, de forma direcionada. Sou ruim em português que é a matéria que sempre me eliminou nos concursos passados, então foquei em videoaulas para Português, os PDFs foram essenciais para rever, produzir mapas mentais e resumos nas matérias de direito, questões todos os dias e simulados a cada 2 dias.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Conheci o Estratégia em 2019 pelo YouTube, estava procurando um curso direcionado para carreiras policiais e vi que o Estratégia tem uma didática que cativa a atenção.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Pedro: Sim, estudei com vários cursos preparatórios antes do Estratégia e o que me incomodava era a enrolação durante a aula. Pessoas um pouco ansiosas ou com tempo escasso para estudo não costumam se dar bem com esse tipo de conteúdo, já que quando se tem no máximo 3 horas para estudo, passar 1.5 com histórias fora do conteúdo nos frustra.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Pedro: Sim, prestei diversos concursos com outros materiais, porém, sem êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Pedro: Depois que comecei a estudar pelo Estratégia, senti uma diferença relevante, principalmente em relação aos PDFs, que são completos e ao mesmo tempo diretos no assunto direcionado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pedro: Meu plano de estudo foi feito por inteligência artificial como ciclo de estudos, coloquei as matérias que tinha mais dificuldade e as com mais facilidade. Geralmente, conseguia estudar 2 matérias por dia, a não ser que fosse Português o que tirava um dia exclusivo para ela, estudava de duas horas a duas horas e meia líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pedro: Minhas revisões eram feitas com base em resumos, destes resumos fazia mapas mentais e após revisar os mapas mentais fazia simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pedro: As questões são extremamente importantes, a aplicação do conteúdo em questões me levaram a corrigir erros de interpretações de alguns enunciados e pegar o padrão da banca, para direcionar meus estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Pedro: Sempre tive dificuldade em matérias básicas, como Português e Matemática. Na PMMG 2023 caiu as duas, porém, com maior número de questões de Português, decidi focar mais nela e negligenciar um pouco Matemática. A superação foi focar em videoaulas e “abrir a cabeça” para o conteúdo, tentando perder aquele pensamento de “isso é muito difícil, não consigo aprender”.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pedro: Minha rotina de estudos foi a mesma durante toda preparação e me programei para a prova cair num dia em que eu faria simulado em casa. Fui para a prova com o pensamento de que seria apenas mais um simulado e, por incrível que pareça, fiz a mesma pontuação que costumava fazer nos simulados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pedro: Meu principal erro na trajetória dos concursos foi negligenciar as matérias básicas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Sim, todo o santo dia pensava em desistir. Minha principal motivação para continuar foi pensar em quão orgulhoso estaria de mim mesmo após a aprovação e como essa aprovação mudaria minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: Meu conselho é que não desistam, sempre vai haver pessoas para criticá-los, porém, a vida é sua e no dia da prova é só você contra você mesmo. O que estudou está aí dentro, basta organizar os pensamentos e buscá-los. Quando estiver aprovado em qualquer área que seja, a emoção é inexplicável.