Vanessa Santos Pinto - Aprovada em 9° lugar para PM no concurso PM-BA
Concursos Públicos“Acredite em você! Cada ser é único e não existe uma fórmula secreta para aprovação. Organize seus estudos com base na sua realidade e seja constante. Dificilmente vão achar que estão preparados e é super normal. Façam o que precisam fazer, a sua hora vai chegar!”
Confira nossa entrevista com Vanessa Larissa Rezende Santos Pinto, aprovada em 9° lugar no concurso PM-BA para o cargo de PM (Feminino) – Alagoinhas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vanessa Larissa Rezende Santos Pinto: Sou professora de educação física, nordestina com muito orgulho, moro em Alagoinhas-Bahia e tenho 28 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vanessa: Iniciei meus estudos logo após a minha colação de grau na universidade, no segundo semestre de 2020. Era minha oportunidade para dedicar-me para uma nova área que já tinha identificação e conseguir a tão sonhada estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vanessa: Sim. No primeiro ano em meio a pandemia conseguia trabalhar em casa dando minhas aulas remotas e estudar para concurso. Com o retorno à normalidade, precisei diminuir minha intensidade já que trabalhava em duas escolas diferentes. Em alguns momentos, precisava estudar assistindo as aulas no ônibus a caminho de uma das escolas que é localizada na zona rural. Minhas horas de estudos variavam bastante a depender das minhas demandas com os trabalhos, mas sempre dedicava no mínimo 1 hora.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Vanessa: Fui aprovada para o cargo de investigador da polícia civil da Bahia, que foi sempre o meu foco principal. Pretendo continuar estudando e o objetivo agora será a polícia federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vanessa: Minha rotina sempre foi bem corrida, mas procurava tirar um tempo no fim de semana para meu noivo, familiares e amigos. Achava fundamental para minha saúde mental manter esses momentos de lazer com eles.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Vanessa: Meu noivo foi o meu maior incentivador para iniciar os estudos. Meus amigos já compreenderam minha ausência por conta do trabalho e continuaram compreensivos nesse processo. Os familiares só entenderam depois da aprovação, era complicado fazer a minha mãe entender que precisava dizer alguns “nãos” para manter a constância.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vanessa: Para o concurso da PM-BA estudei pós edital, no entanto eu já vinha com a bagagem do concurso da PC-BA. Como o tempo era curto, resolvi dedicar-me apenas as matérias que nunca tinha estudado. Sempre fui uma pessoa disciplinada e determinada. Não importava se só tinha uma hora disponível naquele dia, era melhor do que nada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vanessa: Utilizava o PDF para as matérias que tinha mais facilidade, já as videoaulas para aquelas matérias que considerava mais complicadas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vanessa: Foi uma indicação de alguém que passou na PF e usou o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Vanessa: Sim. A forma de abordar os conteúdos. O PDF é bem completo e as questões no final ajudaram bastante na revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vanessa: Eu fiz o meu próprio cronograma conforme a minha realidade. Uma matéria básica e uma específica por dia. Minhas horas líquidas variavam por conta da minha demanda no trabalho. Mínimo 1 hora e o máximo eram 4 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vanessa: Revisava com questões e videoaulas. Não montei caderno e nem resumo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Vanessa: As questões foram fundamentais para minha aprovação, foram através delas que melhorei meu desempenho. Nunca parei para contar a quantidade, achava importante a qualidade das questões selecionadas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Vanessa: A disciplina de informática era a minha maior dificuldade. Estudava somente por vídeo aula para ela e resolvia questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vanessa: Na última semana de preparação assisti algumas aulas online e resolvi questões das matérias que não tinha tanto contato. Foi na pré-prova que realizei meu “resumo” com pontos que considerava importante para revisar até o último momento.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Vanessa: Assisti algumas aulas da matéria, peguei algumas dicas e treinei. Aconselho a redigir sempre que possível alguma redação, fazer leitura de assuntos atuais e saber como estruturá-la.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vanessa: Nem sei dizer se foi um erro, pois coisas acontecem nas nossas vidas e muitas vezes não estamos preparados. Fiquei um mês parada nos estudos quando perdi meu pai de maneira trágica e prejudicou um pouco os meus estudos, mas respeitei meu tempo. Retornei quando o edital saiu e precisava atingir meus objetivos. O meu maior acerto foi continuar e acreditar que era capaz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vanessa: Apesar do momento difícil na minha vida, não pensei em desistir. Sabia que era necessário achar meu equilíbrio para retornar com os estudos. Minha maior motivação era saber que tudo dependia de mim mesma, além de conquistar essa vitória em memória ao meu pai que era aposentado da PM quando partiu.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vanessa: Acredite em você! Cada ser é único e não existe uma fórmula secreta para aprovação. Organize seus estudos com base na sua realidade e seja constante. Dificilmente vão achar que estão preparados e é super normal. Façam o que precisam fazer, a sua hora vai chegar!