Aprovada no Concurso PGE PE
“Mantenham a disciplina e sejam constantes no que se propuserem a fazer. A caminhada é árdua no início, mas o processo e a superação fazem tudo valer a pena!”.
Confira nossa entrevista com a Íris Assunção, aprovada em 7º lugar no concurso PGE PE para o cargo de Assistente de Procuradoria:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Íris Assunção: Sou formada em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, tenho 31 anos e sou natural de Recife, Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Íris: Resolvi começar a estudar para concursos, porque não me sentia realizada na minha profissão e, também, pela instabilidade econômica do setor, no qual eu trabalhava.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Íris: Tive o privilégio de poder me dedicar inteiramente aos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Íris: Já tinha feito outros concursos antes, mas o da PGE-PE foi o primeiro em que fui aprovada dentro das vagas. Fui aprovada para o cargo de Assistente de Procuradoria, em 7º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Íris: Sensação de felicidade e de gratidão imensa. Feliz de saber que estou no caminho certo e de que todo o esforço vale a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Íris: Não adotei uma postura totalmente radical, mas evitava ficar saindo constantemente. No fim de semana, me dava uma maior liberdade, tirava para descansar um pouco mais, mas continuava estudando todos os dias.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Íris: Sou casada, moro com meu marido e não tenho filhos. Ele sempre esteve ao meu lado, me apoiando e incentivando.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Íris: Acredito que isso é muito pessoal, mas na minha opinião, vale a pena sim fazer outros concursos, desde que as matérias não sejam muito diferentes e não te façam sair do seu objetivo principal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Íris: Direcionado para esse concurso, eu estudei por cerca de 3 meses, entretanto eu já vinha estudando para concursos de TRT, o que me deu uma boa base nas matérias principais.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Íris: Sim, estudei sem edital. Tentava ao máximo cumprir uma rotina para me manter focada nos estudos. Estudava antes do edital as matérias básicas e, depois do edital, acrescentava as matérias diferentes e tentava focar nas minhas maiores dificuldades.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Íris: Através do meu irmão, que também estudava para concursos e utilizava o material do Estratégia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Íris: Utilizei PDF na maior parte dos meus estudos, assistia videoaulas apenas quando sentia maior dificuldade na matéria.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Íris: Eu estudava várias matérias ao mesmo tempo, cerca de 4 a 5 matérias por dia, totalizando em torno de 8 horas de estudo diárias. Fazia um ciclo de estudos, de forma que mantinha as matérias frescas na memória, alternando entre elas. Após cada matéria, procurava revisar o que tinha lido e complementar o estudo com exercícios.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Íris: Tive maior dificuldade com exatas, como Raciocínio Lógico, e também tive um pouco de dificuldade com Direito Administrativo no começo dos estudos. Acho que o mais importante para superar as dificuldades é fazer o maior número de questões de provas anteriores e analisar seus erros para não repeti-los.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Íris: Mantive o estudo normalmente na semana que antecedeu a prova, procurando revisar os pontos de maior dificuldade e também aquelas matérias mais decorebas, como regimento etc. Em véspera de prova eu não consigo descansar, prefiro estudar, mas não fico até tarde para descansar bem e realizar uma boa prova no dia seguinte.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Íris: Acho que meus erros foram tentar entender a matéria perfeitamente no começo dos estudos, o que me fez perder um bom tempo, e também não fazer muitas questões. O maior acerto, creio que foi manter a rotina de estudos com disciplina, sem me desviar do foco.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Íris: O mais difícil é a primeira reprovação, quando o resultado não sai como a gente esperava. Mas, ao mesmo tempo, sempre acreditei que era capaz e isso me fez perseverar no objetivo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Íris: Minha principal motivação foi buscar uma carreira que tivesse mais a ver comigo e também ter uma maior estabilidade financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Íris: Meu conselho a todos que estão iniciando seus estudos é que mantenham a disciplina e sejam constantes no que se propuserem a fazer. A caminhada é árdua no início, mas o processo e a superação fazem tudo valer a pena.