Aprovado em 2º lugar no concurso PETROBRAS para o cargo de Operação
Concursos Públicos“Faça provas anteriores e veja a resolução delas e estude o que está errando ou tendo dúvida. O concurso é somente aquilo, se você aprender o que falta pode acertar praticamente todas as questões […]”
Confira nossa entrevista com Pedro Oliveira Boy de Sousa, aprovado em 2º lugar no concurso PETROBRAS para o cargo de Operação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pedro Oliveira Boy De Souza: Sou formado como técnico em química pelo CEFET-MG. Tenho 20 anos, porém, realizei o concurso com 19. Sou de Belo Horizonte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: Comecei a estudar pra concurso quando, por acaso, apareceu um vídeo no meu Youtube sobre o concurso da Petrobras. Desde então, comprei o curso do Estratégia e comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pedro: Sim, eu fazia o estágio obrigatório para me formar como técnico, eu exercia a função de analista de laboratório por 6h por dia e gastava também 1h30 para ir e para voltar, totalizando 9h gastas com o estágio. Eu sempre pegava o pouco tempo restante para ver vídeos do curso e gastava os finais de semana e feriados estudando o dia inteiro, com raras exceções que separei para alguma atividade de lazer. Para mim, o estudo não era algo muito cansativo, pois comecei a me interessar por algumas matérias, que podia revezar com aquelas que gostava menos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pedro: Apenas no da Petrobras, para o cargo de técnico de operação júnior, em 2° lugar. Não penso em fazer mais concursos por agora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pedro: Como falei, eu saí, mas era raro, algo em torno de uma vez a cada 2 ou 3 semanas. Eu sabia e eles também que isso seria por pouco tempo. Foram, ao todo, 3 meses estudando (muitas das matérias eu já dominava, pois tinha acabado de sair do curso técnico).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Pedro: Sim, minha mãe comprou o curso pra mim e minha namorada, que morava comigo, aceitou ter pouco tempo livre comigo, pois sabia que era necessário para melhorar nossa condição no futuro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pedro: 3 meses. Eu mantive a disciplina, porque coloquei na cabeça que deveria estudar em todo tempo livre que tivesse e sempre que me cansava ou desanima, eu lembrava que aquilo ali iria acabar muito em breve. Eu sabia que se fizesse esse esforço seria aprovado e tudo iria melhorar, se fosse reprovado iria continuar na mesma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pedro: Usei os materiais do Estratégia, complementei com vídeos do Youtube pesquisando nomes de matérias que estavam no edital e assistindo playlists delas, procurei também canais no Telegram de pessoas que estavam estudando pro mesmo concurso e peguei muitos materiais de estudo e comentários interessantes que elas fizeram sobre a matéria. Algumas matérias exigiam muita decoreba, então, eu imprimi conteúdo sobre elas, com muitas imagens e colei nas paredes do meu quarto. Todo dia ao acordar olhava para elas e, com isso, decorei tudo em poucos dias com pouco esforço. Também fiz todas as provas dos concursos anteriores e foquei meu estudo nas matérias que estava errando. Percebi que o estudo mais focado na resolução das questões é mais eficaz.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Após ficar sabendo sobre o concurso pesquisei sobre cursos preparatórios para concursos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pedro: Não sei dizer, eu peguei muitas dicas durante o estudo, acredito que tenha ido por um bom caminho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Não, como disse, sabia que esse concurso mudaria minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: Faça provas anteriores e veja a resolução delas e estude o que está errando ou tendo dúvida. O concurso é somente aquilo, se você aprender o que falta pode acertar praticamente todas as questões. Foque na prova, ela é o seu desafio, esqueça os outros candidatos e o que dizem sobre o concurso.