Aprovado em 10° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Operação
Concursos Públicos“O que eu diria é que primeiro devemos escolher um só objetivo de curto prazo, focar no concurso que você realmente deseja […]”
Confira nossa entrevista com Leonardo Souza Andrade, aprovado em 10° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Operação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Souza Andrade: Olá! Meu nome é Leonardo, tenho 28 anos, sou de uma cidade pequena do interior do estado de Sergipe chamada Campo do Brito. Possuo formação em Técnico em Química pelo Instituto Federal de Sergipe e sou graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Minha decisão de estudar para concursos se baseou na possibilidade de abrir novas alternativas, além da iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leonardo: Sim, trabalhava das 7h às 19h todos os dias e tinha aula da pós-graduação alguns dias da semana, além de ter que estudar para a pós. Para conciliar passei a estudar na madrugada e nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leonardo: Foi o meu segundo concurso, não tinha sido aprovado no anterior. Pretendo continuar estudando para os próximos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leonardo: Nunca deixei de fazer as coisas de que gosto. Sou fã de futebol e durante a preparação algumas horas já eram reservadas para o jogo do Mengão! rsrs Quando saia para algum local tentava compensar nos outros dias.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leonardo: Sim, minha família sempre me apoiou nessa questão. Acredito que isso foi primordial para minha aprovação. Um agradecimento especial aos meus irmãos, meus pais, minha tia e meu tio. Ninguém consegue nada sozinho!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leonardo: Estudei por menos de um mês. Assim que o edital foi liberado faltando cerca de 60 dias para a prova tive que focar em entregar meu TCC da pós-graduação que estou concluindo. No outro mês pude me dedicar mais aos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leonardo: Utilizei os PDFs e dei uma breve passada em algumas videoaulas pontuais. Eu, particularmente, prefiro os PDFs, pois torna o estudo mais rápido. Devido ao pouco tempo que tive disponível eu tinha que acelerar o processo. Deu certo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci o Estratégia através do Youtube no período da pandemia do COVID-19.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leonardo: Não utilizei materiais de outros cursos, mas busquei os materiais por conta própria. Ter um direcionamento focado no que será cobrado e com um acesso facilitado ajuda bastante.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leonardo: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leonardo: Eu percebi que perdia tempo buscando materiais na internet, livros ou outras fontes. Com o Estratégia era chegar, sentar com a xícara de café ao lado, baixar o PDF e estudar. Simples assim, não tem segredo para ninguém. Todo mundo pode conseguir, basta se dedicar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Priorizei os conhecimentos específicos. Como dito anteriormente, tive pouco tempo para estudar. Acreditei na minha base das outras disciplinas e apenas dei uma olhada em alguns dos assuntos que não me recordava muito bem. Estudava geralmente das 22h da noite até 2h da manhã na semana. Nos finais de semana, estudava à tarde.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leonardo: Elaborei meus resumos com as observações principais e equações que sabia que não poderia ir para a prova sem tê-las em mente. Não fiz muitas questões porque isso atrapalharia meu tempo para ver todo o conteúdo, mas sempre que resolvia alguma aproveitava para dar uma olhada nos tópicos principais do assunto do qual a questão se tratava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: Acho que é chover no molhado falar quão importante é resolver muitas, muitas e muitas questões. Tudo é treino, quanto mais você treinar, mais você vai melhorar. Não sei ao certo quantas questões fiz para esse concurso. Como disse, meu tempo era limitado, mas com certeza ao longo de toda a minha formação sempre resolvia centenas de questões para estudar para um assunto. Isso contribuiu para que eu ainda possuísse os conhecimentos para resolver as questões deste concurso. Em resumo, posso não ter resolvido muitas questões neste momento, mas anteriormente resolvi muitas delas… e coloca “muitas” nisso!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leonardo: Alguns assuntos de conhecimentos específicos, por mais que eu tenha estudado anteriormente, sempre requerem maior atenção. Precisei revisar alguns deles.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Na semana que antecedeu a prova não mudei em nada em relação ao que vinha fazendo na minha rotina. No dia pré-prova, após me deslocar 6h de ônibus para chegar até a cidade de realização da prova, aproveitei a estadia e fui assistir a um jogo do Palmeiras x Corinthians, mesmo sendo flamenguista rsrsrs. A preparação já tinha sido realizada, é o momento para relaxar, mesmo que assistindo aos times rivais! rsrs
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: O principal acerto foi o de, nos dias mais corridos, sempre aproveitar aqueles 20, 30 minutos para dar uma olhada em algum assunto, revisar algumas equações e conceitos, ou seja, todo e qualquer tempo livre manter-se focado no objetivo. O principal erro foi não ter iniciado a preparação antes mesmo de sair o edital. Isso custou algumas noites de sono perdidas. Isso não faz bem, não precisa ser assim, apesar de ter dado certo!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Até aproximadamente um mês para a data da prova, apesar de já ter me inscrito no concurso, como não teria tempo para estudar, pensei em não ir fazer, principalmente devido a distância que estava da cidade de realização da prova. Logo depois, vi que a tentativa seria válida e comecei a dar uma olhada em alguns materiais, fui embalando, até que cheguei na semana da prova com a certeza de uma boa preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: O que eu diria é que primeiro devemos escolher um só objetivo de curto prazo, focar no concurso que você realmente deseja. De nada adianta querer abraçar o mundo, principalmente se você não tem tanto tempo disponível para se dedicar a duas ou mais frentes. Gato com dois sentidos não pega rato, não é mesmo? Em segundo lugar, montar a estratégia que mais se encaixa para você, encontrar o seu ritmo de estudos. Não existe fórmula pronta, a minha não vai ser a melhor para você, nem a de outro aprovado poderá servir para você. Acredito que cada um deve observar o que melhor se encaixa em sua rotina. E por último, realmente se dedicar nos poucos tempos livres que você possui. Qualquer um consegue, não tem segredo e não é mágica, apenas dedicação!