Aprovado em 1° lugar no concurso da PETROBRAS (Nível Técnico) para o cargo de Logística de Transportes - Controle
Concursos Públicos“[…] a vontade de voltar a estudar para concursos e o sonho antigo de trabalhar na Petrobras não me deixaram desistir.”
Confira nossa entrevista com Felipe Juvenil Ferreira, aprovado em 1° lugar no concurso da PETROBRAS (Nível Técnico) para o cargo de Logística de Transportes – Controle:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Felipe Juvenil Ferreira: Sou Técnico em Telecomunicações, Bacharel em Administração e pós graduado em Gestão Pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Felipe: A segurança financeira e estabilidade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Felipe: Já fui aprovado em alguns concursos, porém tive muito mais reprovações.
Infraero 2009 polo Fortaleza cargo de nível médio PSA: 5º Lugar, onde trabalhei por 3 anos.
Liquigás 2012 polo Ceará cargo de nível superior Prossional de Vendas JR: 2° lugar, onde trabalhei por 6 anos e meio.
Banco do Nordeste do Brasil polo “nacional” concurso 2018 cargo de nível médio Analista Bancário, onde trabalho desde 2019.
BR DISTRIBUIDORA 2011 polo Fortaleza cargo técnico de suprimentos 6º lugar, como estava fora das vagas fui chamado para outro estado e não assumi.
TRANSPETRO 2012 polo Pecem cargo técnico de suprimentos 5º lugar, fiz exames e tudo, como suplente, porém admitiram até o 4 lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Felipe: Durante a preparação para esse concurso da Petrobras de 2023 estava trabalhando, 6 hrs/dia de segunda à sexta, algumas semanas até 8 hrs/dia. Como minha esposa também estava e está estudando para concursos, aproveitei o tempo em que ela estudava para estudar também, mas não fiz grandes sacrifícios.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Felipe: Sim, inclusive estudando também para concurso, como falei anteriormente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Felipe: Estudei 2 meses após sair o edital, pois era um edital inesperado. A vontade de voltar a estudar para concursos, além de um sonho antigo que eu tinha em trabalhar na Petrobras.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Felipe: Aulas online, PDFs e provas antigas da Petrobras e da banca organizadora Cebraspe. A vantagem do material utilizado foi o foco na prova e banca e a liberdade de poder estudar de qualquer lugar e qualquer hora.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Felipe: Essa é uma ótima pergunta, que sempre me faço de forma diferente, como que eu não conheci o Estratégia Concursos antes? Apesar da longa trajetória no mundo dos concursos, só conheci o Estratégia agora em 2023, devido a esse concurso da Petrobras, creio que não conheci antes, pois passei muito tempo fora do mundo dos concursos, em 2018 fiz o concurso do BNB e utilizava praticamente material único de um curso de Fortaleza, e antes na época de 2009 a 2013 os cursos onlines ainda não eram tão difundidos como hoje.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Felipe: Eu já estudei por diversos cursos, gosto muito do material do Estratégia, principalmente para algumas áreas especificas, mas acredito que a utilização de materiais complementares, se forem bons, é bem vindo, inclusive para esse concurso da Petrobas, que possui muitas ênfases diferentes, muitas matérias especificas, é um concurso bem diferente de concursos tipo Receita Federal ou AFT, que tem praticamente 1 ou 2 cargos apenas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Felipe: Na verdade utilizei apenas o material gratuito do Estratégia, principalmente na parte de português com foco para a Cebraspe, que tem 2 professoras top, e assisti aulas, revisões e fiz simulados da ênfase 12, suprimentos de bens, que foi a ênfase de maior foco dos matérias gratuitos e que tem algumas matérias em comum com a ênfase que fiz, de logística.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Felipe: Na verdade por serem poucas matérias, estudei mais por questões e revisões baseado nas questões, como dito antes, esse concurso é um pouco diferente de outros concursos com muitas matérias, que precisa de um maior tempo e organização para se estudar todo o conteúdo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Felipe: Simulados e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Felipe: Resolução de exercício focado na banca do concurso é tudo, realizei provas antigas da banca, testando inclusive técnicas de chute, que me ajudaram na prova. Simulados também são essenciais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Felipe: Português sempre foi meu “calo” e, com certeza, foi onde o Estratégia mais me ajudou.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Felipe: Na semana da prova continuei a fazer questões, fiz o simulado do Estratégia da ênfase 12 e assisti a correção do simulado, além de várias outras videoaulas pré-prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Felipe: Tive mais acertos do que erros nesse concurso, sendo os principais: ter estudado bem a parte básica, que valia 40% da prova, tendo errado apenas uma questão de matemática das 20, ter feito muitas questões da parte específica e ter focado bem no estilo de prova da banca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Felipe: Não, apesar de estar trabalhando em uma ótima empresa pública, a vontade de voltar a estudar para concursos e o sonho antigo de trabalhar na Petrobras não me deixaram desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Felipe: Escolher bons materiais, bons professores, bons cursos, ter foco no que se quer e focar em alguma área específica, além de estudar por questões focadas na banca do concurso pretendido.