Aprovado em 58° lugar no concurso PETROBRAS para o cargo de Análise - Comércio e Suprimentos
Concursos Públicos“Diria que é a mensagem dos dois não. Não será fácil e não desista. Grandes coisas demandam tempo. Uma estratégia que eu utilizei e que é válida, é fazer concurso escada […]”
Confira nossa entrevista com Arthur Sant Anna de Alvarenga, aprovado em 58° lugar no concurso PETROBRAS para o cargo de Análise – Comércio e Suprimentos:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Arthur Sant Anna de Alvarenga: Sou engenheiro químico formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tenho 33 anos e nasci em Viçosa-MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Arthur: Sempre tive o exemplo dentro de casa, pois meus pais são concursados. Com certeza isso influenciou bastante para tomar essa decisão.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Arthur: Sim. Eu era técnico da Petrobrás e estudava à noite após o expediente. No pós-edital estudava até de madrugada. Não era fácil. Aproveitei e adiantei minhas férias para as semanas antes da prova para me dedicar 100% na reta final.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Arthur: Já fui aprovado para técnico de suprimentos da Petrobras em 5° lugar e também para técnico de suprimentos da Transpetro em 9° lugar. Pretendo seguir estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Arthur: No pré-edital eu tinha uma vida mais sociável, saía aos fins de semana, fazia atividades físicas durante a semana, como caminhada. No pós-edital foi foco total nos estudos e tive que abrir mão de muita coisa, mas a alegria de ser aprovado não tem preço. Faria tudo de novo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Arthur: Com certeza. Desde o início me apoiaram e sempre me motivaram a tentar os concursos dizendo que valia a pena. Minha família nunca me pressionou e esforço de minha parte também não faltou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Arthur: Direcionado ao concurso de Analista de Comércio e Suprimento Petrobrás foi somente após a publicação do edital. Não estava esperando que sairia concurso para a Petrobrás no final de 2021. Colei o valor da remuneração na parede do quarto para me motivar diariamente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Arthur: Estudei pelos PDFs e também fazendo questões. Montei um cronograma até o dia da prova, priorizei as matérias que tinham mais peso, que eu tinha mais dificuldade e também fazia as provas antigas aos domingos como simulado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Arthur: Através de amigos interessados também em fazer concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Arthur: O material atualizado, focado no perfil da banca e os experientes professores. Isso ajudou muito. Principalmente as aulas de português da Prof. Adriana Figueiredo. Ela acertou a prova praticamente toda da CESPE.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Arthur: Peguei o conteúdo programático e o dividi pelos dias até a prova. Estudava mais de uma matéria por dia. Assim que acabava um conteúdo, eu já passava para outro de outra disciplina. Isso me fazia bem para variar os temas que abordava, sempre alternando entre uma matéria mais exata e outra mais de leitura e memorização. Estudava 4h líquidas quando trabalhava e quando entrei nas férias na reta final, estudava 8h líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Arthur: Fazia simulados, anotações de temas chaves para revisão e, principalmente, muitas questões da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Arthur: Fiz todas as questões antigas CESPE/CEBRASPE para a Petrobras. É uma das etapas mais importantes, pois é onde você aplica aquilo que tanto estudou e vê na prática como é cobrado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Arthur: Inglês e Álgebra linear. Para inglês eu fiz todas as questões antigas e de outras provas da banca CESPE/CEBRASPE. Em média fazia 1 prova de inglês por dia. Deu resultado, fiz uma boa prova de inglês. Já para álgebra linear, torci para que não caísse, haha. Revi a teoria e fiz algumas questões, mas sabia que se caísse seria difícil. Foi o que aconteceu, as questões desse tema vieram muito pesadas. Só acertou quem sabia muito do tema.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Arthur: Foi intensificada nos temas que tinha mais peso na prova, como português e inglês. Os tópicos que eu tinha muita dificuldade e que eu via que cairiam poucas questões, eu não dei tanto foco. Foquei nas de mais peso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Arthur: ERROS eu diria que foi comprar material de banca de jornal no início da minha trajetória de concurseiro. ACERTO foi persistir e aprender a estudar para a banca. Sempre focar na banca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Arthur: Jamais. Persistência sempre na conquista do objetivo, pois sabia que valeria a pena. Vale mesmo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Arthur: Diria que é a mensagem dos dois não. Não será fácil e não desista.
Grandes coisas demandam tempo. Uma estratégia que eu utilizei e que é válida, é fazer concurso escada.
Concurso escada é um concurso menos difícil de passar (não existe concurso fácil), com uma remuneração mais baixa, mas que já te dá tranquilidade para focar nos concursos mais visados e de maiores salários.