Aprovado em 14° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Manutenção - Elétrica
Concursos Públicos
“Não desista, faça sua parte, e uma hora sua vez vai chegar. Fé e foco na sua jornada, siga em frente.”
Confira nossa entrevista com Adailton Jeronimo Rocha, aprovado em 14° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Manutenção – Elétrica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Adailton Jeronimo Rocha: Olá galera concurseira, meu nome é Adailton Rocha e sou formado em Bacharelado em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE onde também já tinha obtido a formação de Técnico em Eletrotécnica no ano de 2011, formação que me habilitou para a vaga no concurso da PETROBRAS/2023 na especialidade Ênfase 4 – Manutenção Elétrica. Tenho 35 anos e sou de Fortaleza-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Adailton: O que me levou a estudar para concursos foi a possibilidade de melhores condições de trabalho, melhores salários e benefícios, além da construção de uma grande carreira profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Adailton: Desde jovem sempre tive que trabalhar e estudar para me manter, pois meus pais não tinham condições financeiras para muitos gastos e, como busco realizar meus sonhos, faço acontecer. Para estudar para concurso não foi diferente. Atualmente trabalho e fora o emprego formal tenho outros afazeres, é hora de ser marido, pai, filho e etc, mas sempre que tinha um tempinho, era hora de estudar, resolver questões, assistir videoaula, enfim, não tem hora definida nem “tempo vago” mas foco sim, isso você não pode perde de vista.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Adailton: Este é meu primeiro concurso aprovado, pretendo continuar estudando e quando surgir uma outra oportunidade melhor com certeza estarei lá para fazer a prova, rs.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Adailton: Sobre vida social, depende de pessoa para pessoa. No meu caso, eu procuro ser família e estar junto de quem me dá incentivo nesta caminhada, assim, mesmo ficando um pouco distante para fazer um simulado ou tentar tirar o atraso vendo umas videoaulas, etc, buscava sair um pouco para brincar com meu filho e minha esposa ou reunir a família. Isso ajuda a relaxar a mente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Adailton: Sim, tive incentivo da esposa, mãe, e do meu irmão, que também é concursado e mostrava na prática que vale a pena os esforços de hoje para colher os frutos amanhã, além de alguns colegas de trabalho que também prestaram o concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Adailton: Para ser sincero para este concurso da PETROBRAS eu foquei uma semana, pois já vinha de outros concursos como INSS e TJ CE que serviram de base nas disciplinas de Português e Raciocínio Lógico, inclusive deixo meus agradecimentos aos professores (Adriana Figueiredo “setas salvam”, Felipe Luccas e Brunno Lima, Fala Brunão) e, além de toda equipe de professores (a lista é grande) a equipe técnica do Estratégia Concursos. Já para a área especifica tenho mais facilidade, pois trabalho a 11 anos na área Elétrica como Instrutor Educacional no ensino profissionalizante. A disciplina vem do desejo de mudar, acrescer, melhorar…
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Adailton: Como material de estudo, gosto de resolver muitas questões para fixar melhor os conteúdos ou relembra-los, pois quando você acerta ou erra uma questão é bom confirmar se acertou consciente ou aquilo que te levou ao errou deve ser estudado. Também gosto de videoaulas nos assuntos mais “enferrujados” ou que ainda não tenho domínio.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Adailton: Conheci o Estratégia Concursos pela internet, em várias plataformas, como no site, no canal do Youtube, que indico a todos que infelizmente ainda não tem condições de pagar por um cursinho preparatório, pois são disponibilizadas várias aulas e resoluções de exercícios gratuitamente, é uma ótima oportunidade.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Adailton: Já estudei com outros materiais de concorrentes sim, mas o que mais gostei na equipe do Estratégia e que me fez escolhe-los é a experiência dos professores na área de concursos, o cuidado nos detalhes, os chamados Bizus (que muitas vezes é o que as bancas cobram e derrubam tantos candidatos).
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Adailton: No meu caso, fiz o concurso do INSS, mas era tudo praticamente novidade pra mim, era uma área diferente da que eu estava acostumado (Direito Previdenciário, Direito Constitucional, Direito Administrativo, etc), mas ainda assim complementei com uma parte do Estratégia: a Revisão de Véspera, foi o dia todo assistindo aula de revisão para a prova, muito bom.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Adailton: Na verdade, como tenho um tempo escasso, tive várias opções de material para poder me adequar no momento e na disciplina que deveria estudar, como PDF (é mais completo, porém dependendo do cansaço se torna difícil ler), videoaulas (que facilita bastante pois o professor explica os assuntos de maneira mais simplificada, porém requer mais tempo disponível) e resolução de questões para monitorar seu nível de aprendizado e sentir o nível de cobrança da banca.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Adailton: Devido à falta de tempo, focava mais nas disciplinas que menos dominava e ainda escolhia determinados assuntos, realizando a estratégia de ciclos de estudos, horas estudadas por dia eram em média 3h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Adailton: Para as revisões, resolução de muitas questões estudando o que tinha errado na mesmas e a resolução de simulados juntamente com o acompanhamento da resolução pelos professores que também é de grande importância, pois muitas vezes você aprende mais uma forma de como resolver determinado problema, caso seja mais rápido ou mais simples isso ajuda muito na hora da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Adailton: Como já citado e defendido anteriormente é muito importante a resolução dos exercícios. Já sobre a quantidade, nem sei dizer… só sei que são muitas, rs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Adailton: Para o concurso da PETROBRAS minhas maiores dificuldades eram português (mas já tinha melhorado muito devido aos concursos anteriores) e matemática, pois alguns assuntos não são do nosso dia a dia e em provas de concursos, dependendo da banca, um assunto simples pode se tornar muito difícil.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Adailton: A estratégia empregada foi revisar alguns conteúdos que fazia tempo que não via e, no sábado que antecede a prova, assistir a Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Adailton: Na verdade, não considero como erro ou acerto mas um constante aprendizado, pois estas técnicas podem funcionar melhor para algumas pessoas e para outras não. No meu caso me adaptei/acostumei com as resoluções de provas, Chega um momento que passa a ser natural e fica “fácil”, mas isso é porque você já internalizou o conteúdo estudado, nos concursos em que os assuntos eram novidade acredito que fui bem também para o meu nível, porém não o suficiente para ser aprovado, já neste da PETROBRAS foi mais natural porque é o meu dia a dia profissional.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Adailton: Às vezes, nos sentimos cansados, desanimados, mas quando se tem um propósito um objetivo definido, além de uma vontade enorme de mudar, não se pensa em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Adailton: Se você tem um sonho, um propósito e quer ser aprovado em um concurso porque acredita que será melhor para você e sua família, ESTUDE. Não desista, faça sua parte, e uma hora sua vez vai chegar. Fé e foco na sua jornada, siga em frente.