Aprovado no concurso da Polícia Civil de São Paulo
“Aconselharia ter disciplina, ter paciência e ter esperança, pois a aprovação é motivo de muita alegria e satisfação”
Confira nossa entrevista com Davi Pavis Parro, aprovado no concurso da Polícia Civil de São Paulo no cargo de Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Davi Pavis Parro: Eu sou formado em Engenharia Mecânica. Tenho 30 anos e sou de Campinas, interior de SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Davi: Sobre concursos, a estabilidade e o fato de não ter conseguido boas oportunidades profissionais ao longo da faculdade.
Acerca da área policial, tenho parentes na polícia (meu pai e meu irmão), por isso tenho certa identificação.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Davi: No começo da minha preparação eu era bolsista de mestrado. Portanto, eu conciliava meus trabalhos no mestrado com o estudo. Após eu ter concluído o mestrado, passei a dedicar-me exclusivamente aos estudos para concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Davi: Até o momento, fui aprovado em 2 concursos:
– Agente administrativo da Prefeitura de Valinhos (15º lugar)
– Escrivão da Polícia Civil de SP (10º lugar), sendo este o último.
Ainda estou na lista de espera de outros.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados nas primeiras fases do certame?
Davi: Alegria, um bom alívio (não total, pois sabia que tinha que me dedicar para as fases seguintes). Além de confiança para as próximas etapas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Davi: Tive vida social, porém o maior tempo da minha rotina era dedicado ao estudo. Procurei ter bastante disciplina.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Davi: No momento estou namorando. Moro com meus pais. Minha família não só entendeu esse período como me apoiou muito. Foi fundamental para minha aprovação.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Davi: Acho sim. Além de funcionar como um treino para a prova alvo, é uma oportunidade que tranquiliza e ameniza a vida financeira.
Pretendo continuar estudando. Almejo entrar na PF ou PRF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Davi: Cerca de 1 ano e meio.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Davi: Sim, a partir do momento que soube que estava autorizado.
Procurava me ater ao edital anterior e pensar que, quanto mais antecipada minha preparação, mais confiante eu estaria na hora da prova.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Davi: Quando eu comecei a estudar para concursos policiais, eu tive um primeiro contato com as disciplinas em um curso telepresencial. Também cheguei a frequentar um curso presencial.
Hoje, depois da experiência, uso para mim mesmo e recomendo materiais em PDF. É o caminho mais eficiente na preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Davi: Conheci pela internet, ao pesquisar simulados para esse concurso.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Davi: Acho que é fundamental a resolução de exercícios. A melhor forma é a leitura da matéria, seguida de questões.
Eu faço resumos e mapas mentais apenas de assuntos que tenho muita dificuldade, pois são atividades que gastam tempo. Estudava entre 3h30 e 4h30 líquidas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Davi: Tinha dificuldade em Direito Administrativo, pois acho que é um volume de informação muito grande. Não tive outra solução senão dedicar mais tempo a essa disciplina e resolver questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Davi: Gosto de estudar bastante na reta final, assim vou para a prova com a consciência de que fiz meu melhor. Na véspera, compareci à revisão presencial de Estratégia em São Paulo.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Davi: No caso do concurso para escrivão da PC SP, continuei firme nos estudos dos conteúdos da primeira fase. Além disso, procurei treinar dissertar sobre os assuntos.
Aconselho, para essa etapa, o treino e a procura por um serviço de correção, para apontar o desempenho.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Davi: Erros:
- Negligenciar matérias que eu achei que tinha facilidade (RLM e Português) pois, na hora, errei por desatenção e falta de treino.
- Despender muito tempo com resumos e mapas mentais.
Acertos:
- Estudar mais tempo as matérias que tinha mais dificuldade (Direito Administrativo e Constitucional)
- Fazer bastantes questões
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Davi: Acho que o momento mais tenso foi um mês antes da prova. Ainda não tinha estudado boa parte da matéria e ainda tinha bastante dificuldade com direito. Mantive o foco e procurei não me desesperar. Foi difícil, mas consegui.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Davi: Estabilizar minha vida financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Davi: Aconselharia ter disciplina; estudar com antecedência, mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado; ter paciência, pois isso é fundamental para continuar estudando; e ter esperança, pois a aprovação é motivo de muita alegria e satisfação.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes