Aprovada o concurso PC-SP
“Estude bastante e não veja a trajetória dos estudos (só) como obrigação. Tente fazer ser prazeroso, que no final é sempre uma oportunidade de aprender algo novo…Quando você se conhece – e você só consegue chegar nisso testando e tendo experiências – você percebe o que é melhor e o estudo não fica pesado, fica mais leve, porque você percebe sua melhora e seus avanços“
Confira nossa entrevista com Barbara Salata Teixeira Roque, aprovada no concurso PC-SP no cargo de Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Barbara Salata Teixeira Roque: Tenho 25 anos, sou do interior de São Paulo e sou formada em Direito. Terminei a faculdade no final de 2018.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para
concursos? Por que a área Policial?
Barbara: Desde que eu iniciei a faculdade, eu já tinha em mente que queria seguir pelo caminho dos concursos, pelas carreiras que são abrangidas. A área policial, no caso o cargo de Escrivão, foi pelo fato de contar como atividade jurídica para outras carreiras. Como eu não cheguei a exercer advocacia, vi nesse cargo a oportunidade de suprir essa exigência de alguns outros concursos que pretendo me dedicar agora.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava
inteiramente aos estudos para concurso?
Barbara: Durante as duas primeiras etapas do concurso (objetiva e discursiva), eu estudava e trabalhava, dividia meus estudos entre o concurso, a OAB – que fui aprovada no último ano da faculdade, as matérias da faculdade e o TCC. Mas na terceira fase do concurso, a prova oral, eu já havia terminado a faculdade, assim apenas trabalhava e mantinha os estudos focados nesta fase.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos
aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Barbara: Foi muito gratificante ver os resultados daquilo que você se dedicou.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social? Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Barbara: Eu não abdiquei do convívio social. Não é saudável fazer isso. É necessário “respirar”, ter um tempo pra relaxar, isso melhora o rendimento. Tudo é equilíbrio e organização! Eu tenho namorado e moro com meu pai. Sempre tive apoio das pessoas próximas a mim, em aceitar e incentivar minhas escolhas.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Barbara: Acredito que valha, desde que seja estratégico. Por exemplo, no meu caso o concurso de Escrivão não era meu objetivo, porém através dele eu pretendo conseguir os anos de prática jurídica exigidos para outros cargos, como Delegado, Defensoria etc.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Barbara: Eu estudei assim que o edital foi lançado, mas grande parte das matérias eu já tinha conhecimento por outros concursos e também, no período, estava estudando Penal / Processo Penal para a segunda fase da OAB, então aproveitei essa matéria em comum, dava pra encaixar o edital com a rotina de estudos que eu levava na época.
Sobre a disciplina, eu montei um planejamento dentro da minha realidade e tentei segui-lo ao máximo, porém com flexibilidade. Eu aceitava e entendia que tinham dias que não daria pra ser à risca. Eu trabalhava o dia todo e estudava à noite, mas quando eu não conseguia fazer o proposto, eu corria atrás de alguma maneira.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Barbara: A minha preparação para cada fase foi diferente. Na primeira fase (prova objetiva), eu basicamente não vi nada de teoria, eu aprendi por questões, mas isso foi porque eu já tinha estudado as matérias do edital – a parte teórica – em outras oportunidades, então eu resolvi questões, muuuuuuuuuuuitas questões, cheguei a comprar uma apostila de questões direcionadas e também pegava bastante da internet. Na segunda fase (discursiva), eu aproveitei resumos que eu já tinha escrito e também vi algumas aulas de revisão de véspera do Estratégia disponíveis no Youtube, foi basicamente isso.
Já para a prova oral, eu comprei um curso do Estratégia que consistia em um funcionário que ia todos os dias na banca da prova oral assistir e enviava as questões que foram feitas naquele dia por PDF, assim eu estudava em cima daquilo que estavam cobrando. Resolvia TODAS as questões, todos os dias; além disso, eu resumi todo o edital em formato de pergunta/resposta. Tive bastante tempo para estudar pra essa fase, eu estava só trabalhando, tinha as noites livres, acho que essa combinação fez com que eu conseguisse uma nota boa nessa fase. Eu tirei 97,5 de 100.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais
específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Barbara: Eu estudava duas matérias por dia, normalmente, de segunda a sábado, aos domingos era raro, só se eu havia falhado em algum dia e precisava correr atrás. Eu montei meu plano de estudos colocando uma matéria que eu achava difícil junto com uma que eu considerava leve de estudar no mesmo dia, assim dava um ânimo e rendia mais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Qual? Como você fez para superar estas dificuldades?
Barbara: A minha maior dificuldade era informática, pois é muito “decoreba” e são questões que podem variar muito de algo prático pra algo muito técnico, não há muito critério na abrangência. Assim, eu fazia resumos em cima das questões. Por exemplo, eu resolvia uma questão de Excel e se errava, eu abria o Excel, fuçava, estudava na internet e escrevia um resumo sobre isso. Era meio que um “caderno de erros”.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Barbara: Na reta final para a última fase (prova oral), eu estudei absolutamente até a última noite anterior à data marcada para a minha banca. Mas isso é de pessoa, no meu caso, eu só ficaria tranquila se fizesse isso.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores
ACERTOS?
Barbara: Eu errei bastante usando métodos de estudo que eram bons para os outros, mas percebi que para mim não. Seja na hora de elaborar o horário, formas de revisão, material a ser usado etc. Posso dizer que esses meus erros levaram ao meu acerto. O método de estudo foi meu principal acerto, quando você se conhece – e você só consegue chegar nisso testando e tendo experiências – você percebe o que é melhor, você absorve maior conteúdo e o estudo não fica pesado, chato e monótono, fica mais leve, porque você percebe sua melhora e seus avanços.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente? Qual foi sua principal motivação?
Barbara: A minha maior motivação é ver que cada degrau do que eu planejei pra chegar onde eu quero está cada vez mais nítido e próximo de acontecer. Quando você tem um objetivo, mesmo que seja a longo prazo, isso te motiva a não desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Barbara: Estude bastante e não veja a trajetória dos estudos (só) como obrigação. Tente fazer ser prazeroso, que no final é sempre uma oportunidade de aprender algo novo. Equilíbrio também é fundamental, cuide de você e tenho certeza que a aprovação vem.