Aprovada em 121° lugar no concurso da PC-SP para o cargo de Delegado
Concursos Públicos
“Pelo pouco que já vivi nesta vida de concursos, vejo que o sonho para ingressar nas carreiras policiais é algo único e especial. A rotina policial é diferente de todas as outras carreiras jurídicas, o que a torna tão almejada por muitos. Um conselho que eu deixaria é: se você tem um sonho, corra atrás dele […]”
Confira nossa entrevista com Caroline Baltes, aprovada em 121° lugar no concurso da PC-SP para o cargo de Delegado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Caroline Baltes: Meu nome é Caroline Baltes, tenho 27 anos, sou de São Paulo/Capital e me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2021.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Caroline: Estagiei no Tribunal de Justiça durante a faculdade e gostei muito do ambiente e da função. Além disso, uma das principais razões está relacionada a estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Caroline: Depois de formada e de passar na OAB enquanto estava no décimo semestre, comecei advogar por conta própria, trabalhando de casa, em parceria com outros advogados ou por indicação. Trabalhava uma ou vezes por semana e o restante estudava para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Caroline: Fui aprovada para o cargo de Delegada de Polícia/SP – 121ª posição e para o cargo de Investigadora de Polícia do Estado de São Paulo – colocação 40º. Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Caroline: Bem restrita, saia uma vez por mês com meus amigos e minha família visitava-os aos finais de semana.
Deixava todo mundo ciente que não iria responder o WhatsApp ou atender ligações com tanta frequência.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Caroline: Sim, me apoiaram respeitando meu espaço e meu “sumiço”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Caroline: Direcionado estudei por 2 meses. Foi meu primeiro concurso de Delegado de Polícia e estudei especificamente quando o edital saiu, mas já tinha uma base sobre as matérias mais comuns.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Caroline: Utilizei videoaulas e alguns cursos em PDF. No começo gostava bastante de ver videoaulas. Hoje em dia prefiro ler PDFS ou livros, acho mais rápido e eficiente.
Lia lei seca, grifando-a.
E fazia muitas questões no pós-edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Caroline: Conheci o Estratégia Concursos enquanto me preparava para o concurso de Escrevente Técnico Judiciário de São Paulo. Também utilizei o material do Estratégia para prova da OAB, a qual passei de primeira e obtive uma nota consideravelmente alta.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Caroline: Aprendi do zero as matérias que caíram no concurso de Investigador de Polícia com o Estratégia (como português, raciocínio lógico e informática). Para a OAB também achei que o material do Estratégia foi essencial. As aulas de peças práticas foram primordiais para minha aprovação no exame da ordem.
Quanto ao concurso de Delegado de Polícia, fazia todos os simulados gratuitos e ouvia as aulas disponibilizadas no Youtube. Aprendi muitas leis especiais no canal do Youtube do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Caroline: Estudava 3/4 matérias por dia, não gostava de estudar uma matéria só no dia pois acabava cansando do conteúdo. Estudava 5/6h líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Caroline: No começo, foquei em montar um caderno. Depois, construí mapas mentais escritos. Fazia minhas revisões lendo-os.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Caroline: Acredito que a resolução de questões é de suma importância durante a preparação. Porém, antes de fazer questões, via videoaulas ou lia sobre o assunto.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caroline: Tinha/tenho mais dificuldade em direito empresarial (que não cai no concurso de Delegado de Polícia/SP).
Além disso, Medicina Legal e Direitos Humanos.
Medicina Legal via videoaulas. Já direitos humanos estudei a fundo, vendo videoaulas, livros, questões etc. pois é uma matéria diferencial na prova de Delegado de Polícia de São Paulo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Caroline: Estudei todos os dias 5/6 líquidas por dia. Me mantive firme, com a cabeça no lugar sem deixar de lado as pausas e os exercícios físicos para equilibrar a rotina pesada de estudos. Acho que neste momento o mais difícil é ter equilíbrio para não chegar à exaustão antes da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Caroline: Não tive muito tempo para me preparar para a fase discursiva e acho que isso foi um dos meus erros. Fiz pouquíssimas questões discursivas. Foquei mais em ver o conteúdo da prova objetiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caroline: Acertos – ter feito muitas questões no pós-edital
Erros – não treinar para a fase discursiva
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Caroline: Constantemente. Minha motivação era de querer superar as dificuldades que enfrentava há anos, de literalmente “dar a volta por cima” e conseguir ter condições financeiras suficientes.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Caroline: Pelo pouco que já vivi nesta vida de concursos, vejo que o sonho para ingressar nas carreiras policiais é algo único e especial. A rotina policial é diferente de todas as outras carreiras jurídicas, o que a torna tão almejada por muitos. Um conselho que eu deixaria é: se você tem um sonho, corra atrás dele. O impossível NÃO existe. Qualquer desejo que temos nessa vida é só questão de planejar, executar e conseguir. Muito mais são as pessoas que desistem, do que aquelas que fracassam.
Não digo que será fácil ou confortável, porque não vai! Mas depois que seu nome aparecer no Diário Oficial, tudo vai valer a pena.