Aprovada em 3º lugar no concurso PC-RO para Agente de Polícia Civil
Concursos Públicos“Faça escolhas inteligentes, converse com que já passou pelo mesmo processo e conseguiu vencer, saiba dizer não, trabalhe em silêncio, caminhe com quem tenha as mesmas aspirações que você, tenha certeza de o que quer para sua vida e CONFIE no processo.”
Confira nossa entrevista com Michele Ferreira Bessa, aprovada em 3º lugar no concurso PC-RO para Agente de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Michele Ferreira Bessa: Meu nome é Michele Ferreira Bessa Lima, tenho 30 anos, sou formada em ciências contábeis e moro em Ji-Paraná, uma cidade do interior de Rondônia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Michele: A decisão de estudar para concurso veio quando percebi a necessidade de se ter uma estabilidade profissional e financeira, coisa que a iniciativa privada claramente não nos proporciona. A escolha da área policial veio por influência do meu esposo, que sempre trabalhou na segurança pública, além disso, a quantidade de concursos com um maior número de vagas foi outro fator relevante que analisei.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Michele: Quando decidi que uma vaga do concurso da PC-RO seria minha, com o apoio do meu esposo, pude parar de trabalhar e me dedicar com mais afinco aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Michele: Iniciei minha vida de concurseira em outubro de 2020, saindo do zero o meu alvo era o certame da PRF que estava iminente, foram sete meses intensos de estudos, mas infelizmente, por inexperiência em provas dessa grandeza, não consegui a aprovação, isso me desanimou, pois estava dominando o conteúdo e obtendo notas altíssimas nos simulados, mas treino é treino e jogo é jogo. Com os rumores de um possível concurso da PC-RO, senti que esse era o meu momento, retomei os estudos em janeiro de 2022, antes disso havia sido aprovada em outros concursos, mas de maneira empírica, sem estudar e sem expectativas de ser aprovada, alguns cheguei a assumir o cargo em outros desisti, foram eles:
CAERD-RO em 2013, não me lembro a colocação;
PM-RO em 2014; não tive condições físicas de realizar o TAF, então não tive colocação, mas lembro-me da nota 98 prova objetiva e 14,40 na redação;
TJ-RO em 2015, não me lembro a colocação;
AMT em 2021, colocação 35º;
Agente Comunitário de Saúde em 2021, colocação 1º;
PC-RO em 2022, colocação 3º agente para agente e 7º para datiloscopista.
Após essa conquista consciente, pretendo continuar me preparando para o cargo de PERITO da PF.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Michele: Vida social? O que é isso? Rsrsrsrs, brincadeira, mas no meu caso, de fato eu abri mão de estar com familiares e amigos para estudar. Quando estava estudando em ritmo de pré edital ainda me dava ao luxo de ir treinar, ir à igreja e a almoços em família, mas pós edital tudo foi diferente, só parava de estudar para dormir.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Michele: Sou casada há 10 anos e tenho uma filha de 4 anos. Graças a Deus minha família sabe da importância do apoio deles nessa caminhada, e digo que se não fosse eles a realização desse sonho iria demorar muito mais. Os papéis principais ficaram com meu esposo e minha mãe, meu esposo que me deu apoio financeiro para que eu não precisasse trabalhar, também forneceu o material que ele utilizou na sua época de concurseiro e deu inúmeras dicas valiosas de estudos, que foram essenciais para o rápido entendimento do conteúdo e absorção do conhecimento; minha mãe, além de ser o motivo do meu esforço para conquistar algo melhor em minha vida, também foi quem dedicou amor e cuidados a minha filha enquanto eu estava trancada dentro do quarto estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Michele: Para o concurso da PC-RO eu estudei durante 9 meses, foram nove intensos meses. Para manter a disciplina me apeguei ao fato de que meu resultado seria proporcional ao meu esforço, quanto mais eu me dedicasse, mais chances teria. O edital já estava iminente, então seria por um curto período, isso era o que eu precisava fazer, no pós-edital eu tinha um plano de estudos bem elaborado, então alcançar as metas pré-estabelecidas e ver que estava obtendo resultados satisfatórios me fazia querer estudar mais e me dedicar mais. O segredo é controlar a mente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Michele: O principal material que utilizei foi do Estratégia, os PDFs são perfeitos, são completos, bem direcionados, de fácil entendimento e alcançam estudantes em qualquer nível, as videoaulas eu usava para sanar eventuais dúvidas e para colocar no fone quando saía para treinar. Além disso, fiz um cursinho preparatório presencial, que foi muito bom, como vantagem digo que lá pude conhecer pessoas com os mesmos objetivos que eu; tive o prazer de fazer uma amiga que me inspirou no quesito disciplina, aconselhou-me, acreditou em mim e me fez entender que para conseguir algo, devo abrir mão de outros milhares; os professores que transmitem conhecimento e confiança, acreditam em nós mais que nós mesmos; como desvantagem cito o nível dos alunos, cada um está em um ritmo e as vezes isso pode atrapalhar quem já está mais avançado. Por fim, tive um plano de estudos pós-edital, elaborado por profissionais que foi importantíssimo para alcançar a aprovação, a cereja do bolo fica com o banco de questões e simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Michele: Conheci o Estratégia por intermédio do meu esposo, foi ele quem me apresentou os primeiros PDFs que li, atualmente ele é PRF e tanto ele quanto seus colegas usaram a plataforma do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Michele: Eu já comecei os estudos utilizando os materiais do Estratégia, no entanto, o diferencial do Estratégia é que ele é diversificado nos materiais, tem os PDFs completos e bem detalhados, os resumos, os mapas mentais, as videoaulas, enfim, tem material para todos os gostos, dessa forma o aluno iniciante consegue entender sem grandes dificuldades, e o aluno em nível mais avançado não é prejudicado pois é só ir direto ao assunto de seu interesse. O que mais gosto são as questões ao final do PDF, por vezes eu entendo o conteúdo apenas com a explicação que o professor coloca na resposta da questão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Michele: Tive dois planos de estudos, um pré-edital, elaborado por mim, e outro pós-edital, elaborado por profissionais, no entanto, ambos contemplavam o estudo de várias matérias por dia. O planejamento foi elaborado com base em “ciclo de estudos” e a minha meta era semanal. No ciclo estudava cada matéria por aproximadamente 01:30h, esse tempo era distribuído entre revisão, estudo e resolução de questões. Três matérias por dia era o mínimo que estudava, em horas líquidas de estudo minha média era 8 horas, além disso, fazia um cursinho presencial com duração de 3 horas, ou seja, respirava estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Michele: Estudei por ciclo de estudos, nele continha as revisões diárias e a semanal, já os simulados eu fazia aos domingos e tentava aproximar ao máximo da realidade do dia da prova. Elaborei o meu material de resumo em mapas mentais (utilizei o Power point para fazer), a revisão fica muito mais rápida com esse método.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Michele: A resolução de exercícios é de suma importância para testar o seu conhecimento, para fixar melhor o conteúdo, para aprender a falar a língua da banca, pois cada uma tem uma forma peculiar de cobrar o mesmo assunto, enfim, resolução de questões faz parte do tripé da aprovação. Nos bancos de questões tenho aproximadamente 15 mil questões resolvidas, além disso, tem as questões dos PDF´s que não estão na contagem, mas são inúmeras.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Michele: A disciplina que me aprisionava era língua portuguesa, pois normalmente são mais questões na prova, é uma imensidão de conteúdo e algumas interpretações são muito particulares da banca. Para estudar essa disciplina, resolvi inúmeras provas anteriores (somente as questões de português), identifiquei os assuntos mais cobrados pela banca examinadora e me dediquei mais a eles. A cada 6 baterias de questões que resolvia, analisava quais assuntos estava errando mais e ia estudá-lo até não errar mais.
Outra disciplina que tive dificuldades foi em raciocínio lógico. Para a prova da PC-RO eram apenas 5 questões, então selecionei apenas os conteúdos fáceis e médios para estudar, os demais eu iria gastar muito tempo para aprender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Michele: No último mês pré-prova a rotina de estudos foi insana, e na ultima semana eu parei de estudar assuntos novos e fiquei só nas revisões, simulados e muitas questões. Minha prova era à tarde, então no período da manhã fiz uma revisão da parte decorativa, estudei até o último instante antes de entrar para a sala de provas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Michele: Para a prova discursiva fiz e recomendo, treinem redação de duas formas: primeiro escolham e estudem o tema (temas atuais que tenha a possibilidade de vir na prova), depois façam a redação prezando pelo conhecimento acerca do assunto e pela estrutura do texto, sem preocupar-se com o tempo; outra forma e fazer a redação proposta nos simulados, aqui atente-se não apenas com a qualidade da redação, mas também com o tempo. Na primeira forma, ao estudar o tema você prepara argumentos sólidos e bem embasados para o possível tema de redação; já na segunda maneira, você aprenderá a lidar com o elemento surpresa, precisará escrever sobre o assunto mesmo que não tenha estudado. Outra ponto da minha preparação foi a estrutura do texto, aprendi uma estrutura (esqueleto) de redação com elementos de coesão que se amolda a qualquer formato de redação, bastando encaixar os tópicos solicitados.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Michele: Já faz um tempo que venho me preparando para testes físicos, desde quando decidi estudar para carreiras policiais comecei a cuidar da alimentação e a praticar atividades físicas, inclusive nesse período eliminei 30kg. É importante salientar que esses cuidados com saúde auxiliam no processo de aprendizado, “mens sana in corpore sano”. Agora, aproximando-se o dia do TAF, todos os exercícios que faço são específicos para esse fim. Também participo dos simulados do TAF PC-RO, é muito importante para se familiarizar com a adrenalina do dia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Michele: Meu principal erro foi iniciar sem de fato acreditar que seria capaz, fazer por fazer. Quando você acredita, quando você confia que dará certo, você passar a viver daquilo, já acorda pensando nas suas metas, e é isso que faz o “milagre” acontecer. Outro erro de principiante, esse na prática, foi querer me embriagar de leitura de PDFs e negligenciar as revisões e as questões, típico de quem quer bater logo o edital, mas sem nenhuma técnica de estudos.
Escolho como grande acerto, o saber ouvir as dicas de quem já trilhou esse caminho e adequá-las aos meus objetivos, ao meu plano de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Michele: Pensar em desistir não passou pela minha cabeça, mas inevitavelmente o cansaço bate, às vezes paira uma incerteza, esse é o momento que se deve voltar ao primeiro amor e relembrar o que te fez começar.
Sempre busquei trabalhar aliada aos planos de Deus, então quando isso acontecia comigo, era o momento em que parava para orar, chorar e conferir se estava no caminho certo.
Minha principal motivação era pensar em como seria se tudo desse certo, sonhar com o futuro e saber que pessoas que amo também sonham com esse futuro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Michele: Não desistam, vai dar certo!
Faça escolhas inteligentes, converse com que já passou pelo mesmo processo e conseguiu vencer, saiba dizer não, trabalhe em silêncio, caminhe com quem tenha as mesmas aspirações que você, tenha certeza de o que quer para sua vida e CONFIE no processo.