Aprovado em 1° lugar no concurso da MPRO para o cargo de Analista em Estatística
Concursos Públicos“Se o seu sonho realmente é seguir a carreira de funcionário público, tenha perseverança nos estudos e não desanime quando ocorrerem reprovações. Estabeleça seu objetivo e faça seu melhor, que um dia, no momento certo, Deus vai realizar seu sonho”
Confira nossa entrevista com Pablo Dias Vieira, aprovado em 1° lugar no concurso da MPRO para o cargo de Analista em Estatística:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pablo Dias Vieira: Sou o Páblo, tenho 26 anos, nascido e criado no Município de Mirante da Serra, Rondônia. Sou formado em Estatística pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente moro em Manaus e já sou servidor do estado do Amazonas, como Estatístico da ADAF-AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pablo: Comecei a estudar para concurso pela democracia no acesso aos cargos públicos. Tive influência na minha família também, minha mãe foi professora do ensino fundamental e minha irmã é agente de saúde.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Pablo: Para o concurso do MPRO estava trabalhando das 8h às 17h. Para estudar tinha que utilizar a noite. Geralmente começava às 19h e parava às 22h. Mas esse tempo variava bastante.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Pablo: Já fui aprovado como estatístico em 1º lugar no (a): MPRO 2023; ADAF-AM 2018; SESAU-RO 2017. Em 2º lugar no (a): SEMSA-Manaus 2022; e em 4º no TJ-AM. Fui aprovado em 1º também como Professor Substituto na UNIR em 2017, e como Agente Administrativo da Prefeitura de Mirante da Serra – RO, em 2014.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Pablo: Geralmente tinha que me privar de momentos de lazer. Não saía muito e o tempo livre geralmente era estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Pablo: Sempre tive apoio da esposa e dos pais. Todos entendiam que alguns momentos de lazer eu não poderia participar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Pablo: Para o concurso MPRO, estudei focado por 8 meses, sendo que nos 2 meses seguintes ao lançamento do edital foi dedicação total.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pablo: Utilizei para a parte básica alguns cursos em PDF e algumas videoaulas. Para a parte específica da minha área eu já tinha meu material próprio de estudo, com resumos e complementei com questões. Acho que a vantagem principal destes métodos é a facilidade de acesso que tive.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pablo: Conheci o Estratégia pelo Youtube no ano de 2017 aproximadamente, quando iniciei de fato a estudar para concursos. E, no ano seguinte, adquiri um curso do Estratégia para o STM.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Pablo: Apenas algumas apostilas físicas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Pablo: Sim. Foi aprovado em 1 concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Pablo: Eu digo que a minha jornada de concurseiro se divide em antes e depois do Estratégia. Antes eu não tinha nenhum material organizado e didático sobre, principalmente, aquelas matérias mais comuns dos concursos. Cheguei a passar em concurso, antes do Estratégia, com minhas próprias capacidades e um pouquinho de sorte, mas em contrapartida reprovei 5 vezes mais.
Após o curso do Estratégia, houve uma virada de chave gigante no meu desempenho, comecei a compreender as matérias com facilidade e acertar muito mais questões, e o principal: passar em mais concursos.
O diferencial do Estratégia foi a organização dos materiais escritos e as vIdeoaulas e a didática dos professores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pablo: Para o concurso do MPRO montei um plano de estudos com matérias que poderiam cair, assim que saíram as primeiras notícias sobre o concurso. Comecei revisando e estudando assuntos que eu ainda não havia estudado por completo e os que eu havia esquecido, já que fiquei 2020 e 2021 sem estudar.
No pré edital, estudava de 2 a 4 horas os assuntos novos, e com no máximo três matérias por dia até encerrar o ciclo. E no pós edital, metade desse tempo eu revisava e a outra metade resolvia questões. Acredito que líquido, considerando as questões, eram 3 horas de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pablo: As revisões eram principalmente por demanda. Começava fazendo questões e quando eu sentia dificuldade no assunto, revisava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Pablo: A resolução de questões é o principal componente da preparação. Conhecer os conceitos lendo o material ou vendo as aulas é importante, mas a resolução de questões fixa o conteúdo na mente.
Eu resolvi mais de 7 mil questões desde 2022, quando voltei a estudar para concurso. E cerca de 2 mil foram focadas no MPRO.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Pablo: Direito constitucional e Administrativo sempre foram meus gargalos. Mas com a resolução de questões e as revisões aumentei meu desempenho de 56% para 80% na média. Agora, Língua Portuguesa ainda estou trabalhando para melhorar, pois continua sendo um gargalo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pablo: Na semana anterior a prova estava focado em resolver o máximo de questões possíveis e fazer revisões rápidas.
Já no dia anterior à prova eu estava na praia (rsrsrs), e não é brincadeira! Minhas férias coincidiram com a data da prova e eu estava em Recife. No dia anterior fui à praia de manhã e à tarde peguei o avião para Rondônia. No avião que fiz revisões dos meus resumos das matérias específicas e algumas questões da parte básica.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pablo: O principal erro foi ter parado de estudar e não ter colocado os estudos em pelo menos 1h por dia.
O principal acerto foi ter acrescentado muitas questões na minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pablo: Não pensei em desistir, estava focado em fazer o meu melhor para conseguir passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pablo: Meu conselho para alguém que está começando é ter um material organizado e fazer muitas questões.
Se o seu sonho realmente é seguir a carreira de funcionário público, tenha perseverança nos estudos e não desanime quando ocorrerem reprovações. Estabeleça seu objetivo e faça seu melhor, que um dia, no momento certo, Deus vai realizar seu sonho.