Aprovada no concurso MP RJ
“Minha maior motivação era um dia olhar para as pessoas que me apoiaram e dizer: eu consegui!”
Confira nossa entrevista com Érica Monteiro, aprovada em 3º lugar no concurso do Ministério Público do Rio de Janiero para o cargo de Analista / área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Érica Monteiro: Sou formada em Tecnologia em Processos Gerenciais e em Administração de Empresas, e pós graduada em Gestão de Recursos Humanos. Tenho 31 anos e moro em Cachoeiras de Macacu, interior do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Érica: Sempre tive vontade de estudar para concursos por causa da estabilidade que o serviço público oferece, da meritocracia, por causa da qualidade de vida, dos salários oferecidos, entre outras razões. Mas sempre foi uma vontade com poucas ações. Até fazia alguns concursos, mas nada com muito foco. Até que um dia, a unidade da empresa que eu trabalhava fechou e fiquei desempregada. Foi aí que tomei a decisão de que ia começar a estudar e me dedicar exclusivamente para os concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Érica: Não trabalhava. Tive a oportunidade de me dedicar inteiramente aos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Érica: Fui aprovada no concurso do TRE RJ para o cargo de AJAA – 46º lugar; no concurso TRT RJ para o cargo de TJAA – 142º lugar; no concurso TRT SP para o cargo de AJAA 81º lugar; no concurso do MPU para o cargo de Técnico – 131º lugar/RJ e agora, por último, fui aprovada no MP RJ para o cargo de Analista da área Administrativa, ficando em 3º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Érica: Nossa!! Não sei nem descrever a sensação (rs)! Quando eu vi que tinha saído a classificação, meu coração parecia que ia explodir (rs), estava tão nervosa que não conseguia achar meu nome. Quando finalmente achei e vi que tinha ficado em 3º lugar, fiquei meio em choque, parecia um sonho. Depois eu chorei e agradeci muito a Deus!!! É muito bom ver que tá valendo a pena cada segundo estudado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Érica: Vida social?! Não tinha (rs). Brincadeiras a parte, no começo eu abdiquei de muita coisa, tive que aprender a dizer não para amigos, para a família algumas vezes. Uma das poucas coisas que eu fazia, e que não abria mão, era visitar meus pais nos finais de semana, mas, mesmo assim, eu levava meu material para estudar na casa deles. Depois de um tempo, aprendi a balancear mais minha rotina e abria algumas outras exceções.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Érica: Sou casada e, graças a Deus, meu marido foi muito compreensivo. Sempre que possível me acompanhava nas provas. Em casa, também, sempre colaborou pra que conseguisse estudar.
Meus pais também me ajudaram muito, sem eles teria sido tudo muito mais difícil.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Érica: Acho que vale a pena fazer outros concursos, mas desde que tenha afinidade com a sua área de estudos. Não dá para sair atirando para todos os lados. Mas, principalmente no momento de escassez de provas, é bom abrir o leque de opções e dar uma analisada nas provas que estão para sair e que tem o edital parecido com o que você já estuda.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Érica: Especificamente para o concurso do MP RJ, estudei por 4 meses. Porém já estudava a quase 3 anos para a área de tribunais.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Érica: Sim. São muitas matérias e muito conteúdo, se a gente não começar nossa preparação com antecedência, não tem como dar conta de aprender tudo. Criei uma rotina, eu tinha hora para acordar, para começar a estudar, para almoçar, para quase tudo. Eu agia como se estivesse trabalhando.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Érica: Então, sempre estudei pelos PDF’s do Estratégia. Em alguns casos, quando tinha mais dificuldade em algum assunto, aí eu assistia videoaulas. Quando percebia que a banca cobrava muito um determinado autor, usava os livros dele.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Érica: Conheci o Estratégia através de uma amiga do meu irmão, que já havia passado em um concurso estudando pelo Estratégia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Érica: Montei um ciclo de estudos, geralmente estudava de 3 a 4 matérias por dia. Tentava equilibrar, colocando uma carga horária maior para as matérias maiores, mais cobradas e que eu tinha mais dificuldade e uma carga horária menor para as demais. Além disso, sempre deixava um tempo para as revisões. Com isso, estudava em média 8 horas líquidas por dia.
No começo, fazia resumos. Depois passei a imprimir os PDF’s e fazer anotações e grifos neles. Sempre lia o material teórico e depois fazia exercícios para fixação. Gostava de fazer mapas mentais de alguns tópicos também, para me ajudarem nas revisões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Érica: Tinha muita dificuldade em português. Nossa, era terrível! Só consegui melhorar fazendo muitos exercícios. Imprimia as provas e ia resolvendo e anotando o que a banca cobrava e o que eu mais errava, aí focava os estudos nesses pontos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Érica: Minha rotina na semana da prova foi bem pesada, uma corrida contra o tempo. Tinham alguns tópicos que ainda não tinha conseguido ver e precisava revisar outros também.
Na véspera da prova assisti as revisões do Estratégia e a noite continuei fazendo revisões. Na verdade, estudei até alguns minutos antes de entrar no local da prova (rs).
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Érica: Acho que meu maior erro foi no começo da preparação. Resumia quase tudo e isso tomava muito meu tempo, dificultado meu avanço nas matérias. Por outro lado, acho que os maiores acertos foram resolver muitas questões e ter um método de revisão.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Érica: Pensar em desistir mesmo, nunca pensei. Até por que, não tinha um plano B. Tinha que fazer dar certo. Mas por diversas vezes batia o desânimo, o medo, a incerteza de quando as coisas iam acontecer. As notícias ruins sobre os concursos às vezes também me colocavam para baixo. Mas, nesses momentos, orava e pedia a Deus para me dar forças para continuar. Minha fé foi – e está sendo – muito importante nesse processo de estudos.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Érica: Acho que minha maior motivação era um dia olhar para as pessoas que me apoiaram e dizer: eu consegui!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Érica: Faça um planejamento dos seus estudos e encontre um método que se encaixe para você. Saiba exatamente o porquê você está estudando, tenha foco e seja persistente na busca pelos seus objetivos. E, por último, mas tão importante quanto, tenha fé! Tenha fé que se você estiver fazendo a sua parte, uma hora as coisas vão acontecer!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]
Um abraço,
Thaís Mendes