
“Nesse caminho dos concursos públicos, minha mensagem é só um reforço: Agarre-se aos estudos, de forma planejada, determinada. Use as dificuldades como motivação maior […]”
Confira nossa entrevista com Maíse Sousa do Nascimento, aprovada em 2° lugar no concurso do Ministério Público do Pará-MPPA para o cargo de Sociólogo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maíse Sousa do Nascimento: Sou Maíse Sousa, 33 anos, sou graduada em Ciências Sociais – Ênfase em Sociologia pela UFPA, sou de Peixe-Boi, interior do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Maíse: Estudar pra concurso era o caminho para mudar de vida, ter independência financeira e estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Maíse: De 2017 a 2019 conciliei trabalho de casa e cuidados do meu filho ainda bebê com os estudos que normalmente eram a noite ou de madrugada, sem rede de apoio. Final de 2018 fui aprovada nos concursos do DETRAN/PA e UFPA, abandonei as etapas do concurso do Detran assim que fui nomeada na UFPA, e passei a conciliar trabalho na instituição, trabalho de casa, cuidados com o filho e estudo de domingo a domingo. Nas férias, feriados e finais de semana intensifica o ritmo de estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Maíse: Desde de 2017, meu foco era a PRF, precisamente, fiz poucos concursos: MPF, DETRAN/PA, UFPA, IBAMA e MPPA. Minhas notas na PRF, sempre ficavam a um ponto ou dois abaixo da nota de corte e a questão não era a base de estudo e a dedicação, era o meu emocional que não contribuía nestas provas. Nos outros concursos me dediquei como teste ou concurso trampolim. Sem a expectativa concurso da PRF, decidi focar no MPPA, com edital aberto em maio de 2022, primeiro concurso que fiz para minha área de formação. No momento, ainda em dúvida se vou continuar a vida de concurseira.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Maíse: Com iminência de edital e edital aberto, abdicava de saídas, exceto no domingo se eu tivesse completado as metas de estudo da semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Maíse: A princípio a família não entendia tamanha dedicação nos estudos, mas depois passou a respeitar e me dar a força nos estudos facilitando mais tempo para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Maíse: Estudei durante 3 meses com foco no MPPA, aproveitei todo e qualquer momento para ler as leis específicas, assistir aos vídeos de reta final do Estratégia e fazer questões como revisão do conteúdo de conhecimentos gerais do qual já tinha base.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Maíse: Usei os PDF´s versões simplificas ou com as marcações dos aprovados, videosaulas e resolução de questões.
Eu aprendo escrevendo, transcrevendo e isso é uma desvantagem pois perde-se muito tempo e em reta final de prova não é bom. Inclusive foi meu obstáculo no IBAMA, e precisava fazer diferente no MPPA. As vídeos aulas, assistia quando precisava entender melhor o conteúdo lido nos PDF’s, sempre na velocidade 2.0.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maíse: Conheci na internet e em conversas com outros concurseiros.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Maíse: Estudei presencial em um cursinho em Porto-Velho-Rondônia em 2017, foi por lá que iniciei a vida de concurseira. Já estudei com material de outros concorrentes e me incomodava a superficialidade das aulas ou dos PDF’s.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Maíse: Os PDF’s e o corpo docente são maravilhosos, logo é um diferencial na preparação pra concursos. Tanto, que mesmo se eu tivesse acesso a outros materiais para complementar um assunto específico, ainda assim, a base do meu estudo era com o material do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Maíse: Estudava 4 matérias por dia, no máximo seis. Se fosse revisão por questão, neste caso deixava 35 min pra cada. A parte especifica estudava à noite, deixava reservado 1h pra cada matéria. Português a meta era todo dia fazer questões da banca. Todo estudo era cronometrado. No mínimo 3 horas líquidas durante a semana, e aos finais de semana de 6 a 7 horas líquidas de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Maíse: Sem edital aberto, faço resumos e reviso com leituras e questões a cada 24h, 7 dias e 15 dias, faço uma tabela com as observações sobre cada bloco de assuntos de matéria.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Maíse: Não faço ideia quantas questões já fiz, mas foram muiiitas. Porém, sempre depois de um certo tempo apagava todo o histórico de questões e reiniciava.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Maíse: Português. Depois de muita revisão de material, passei a estudar por questões da banca. Tanto que na prova do MPPA fechei a prova de português.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maíse: Véspera de prova assisto as revisões do cursinho, releio lei seca, leio alguns assuntos possíveis de tema de redação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Maíse: É um ponto que precisa de muita atenção e treino, confesso que eu deixei pra cima da hora, começava a treinar aos finais de semana um mês antes da prova, e isso não é bom pra quem tem ansiedade como eu. Paguei correção de 4 redações. Véspera de prova dei uma olhada no esqueleto, no MPPA alcancei a nota de 16,5 de 20 apenas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maíse: Nessa trajetória de estudo, um dos erros é não ter dado a devida importância à redação, outro, é insistir na escrita durante as revisões de conteúdos bem absorvidos. Acertos, na cronometragem do tempo, estabelecimento de metas diárias e semanais, isso contribui para a criação da rotina de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maíse: O cansaço da rotina de estudo conciliado com outras demandas da vida, e em especial o tempo reduzido com a família, gerava uma vontade de desistir, porém ao mesmo tempo, entendi que tudo isso era provisório e era uma questão de tempo para eu passar em um bom concurso que me garantisse, boa remuneração, tempo e qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maíse: Sonhar deveria ser um direito de todos e o primeiro passo para uma vida melhor. Porém, nem todos podem se quer sonhar. Então, se você tem sonho já és um privilegiado. Nesse caminho dos concursos públicos, minha mensagem é só um reforço: Agarre-se aos estudos, de forma planejada, determinada. Use as dificuldades como motivação maior. Seja paciente, sempre reviva seus sonhos se colocando no lugar almejado. Estudar é um processo, conhecimento é um acúmulo. Acredite que vai dar certo e continue.
Um dia sonhei ver meu nome na lista dos aprovados de um concurso público, e realizei! Agora, é contribuir com a sociedade através do meu trabalho em uma instituição pública.