Aprovada no concurso MP-CE
“Se é mesmo o que você quer, não desista! Procure um método de estudos que funcione para você e use bons materiais. Isso faz muita diferença. Leia histórias de quem passou. Todos tiveram dificuldades na caminhada, não desistiram e o resultado chegou. Inspire-se neles. Era o que eu sempre fazia. Tenha fé em Deus e paciência também. A aprovação chegará!”
Confira nossa entrevista com Elaine Moreira, aprovada em 1º lugar (cotas) no concurso MP-CE para o cargo de Técnico Ministerial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Elaine Moreira: Meu nome é Elaine, tenho 29 anos, sou formada em Direito. Moro em Candeias, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Elaine: Desde que entrei na faculdade eu já sabia que queria prestar concursos. Gostava da área jurídica, mas não me via advogando. Estagiei no MP daqui da Bahia e gostei muito. Foi aí que tive certeza de que queria o serviço público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Elaine: Fiz o TRF1 no penúltimo semestre da faculdade, aí tive que conciliar faculdade, TCC, estágio e o concurso. Foi uma loucura! Realmente muito difícil. Depois que me formei decidi focar só em estudar para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e colocação?
Elaine: Fui aprovada em 14° lugar para conciliador do TJ/BA, em 7° lugar no concurso da EBSERH para o cargo de Advogado. Para o cargo de Analista judiciário e de Técnico judiciário do Ministério Público do Ceará, não saiu o resultado final com a classificação, apenas as notas (por causa da pandemia o concurso foi suspenso), mas pelo que vi, estou em 1° lugar para o cargo de Técnico e 6° para o de Analista. MP/CE foi o último concurso que fui aprovada.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Elaine: Foi uma sensação de alegria e muita gratidão a Deus.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Elaine: Estudei a maior parte do tempo sem ter edital na praça. Durante esse período não adotei uma postura radical. Não sou muito de sair, mas se quisesse, eu saía e tentava compensar as horas de estudos daquele dia em outro. Quando o edital era publicado, eu focava mais e evitava saídas.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Elaine: Não sou casada e não tenho filhos. Também não estou namorando. Moro com meus pais. Aqui em casa sempre foi muito tranquilo. Minha mãe e minha irmã foram as minhas maiores incentivadoras. Meu pai sabia do meu objetivo e nunca me pressionou quando decidi não trabalhar e focar somente nos estudos. A cobrança sempre foi mais interna (vontade de passar logo).
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Elaine: Se as matérias do edital forem muito diferentes das matérias do concurso almejado, não acho que vale a pena. Estudar para concursos com matérias diferentes desvia o foco e as chances de diminuir o rendimento e de uma consequente reprovação são maiores. Acho arriscado. Mas se as matérias são parecidas, vale a pena sim. No momento, estou estudando para o concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Meu objetivo é o cargo de analista de tribunal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Elaine: Para o MP/CE eu comecei a estudar quando abriu o edital, em torno de dois meses e meio até a prova, mas já tinha uma base, pois estava estudando para outro concurso e as matérias eram bem parecidas.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Elaine: A maior parte do tempo estudei sem ter edital na praça. Comecei estudando para o concurso do TRT5, mas como foi suspenso, fiquei estudando para tribunais. Assisti a muitos vídeos de aprovados e li muitos depoimentos aqui no site. Via como eram os métodos de estudos e procurei um que eu me adaptasse, que funcionasse para mim. Mudei algumas vezes logo no início, mas encontrei um método que eu conseguia seguir. Isso me ajudou muito. Não sei dizer o que me manteve disciplinada, mas acho que a vontade de passar logo (risos).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Elaine: Eu já havia ouvido falar do Estratégia na faculdade. Quando se fala em concurso é sempre um nome muito comentado. Pesquisei na internet e muitos o recomendavam. Resolvi comprar o material para o TRF1 e achei excelente. Continuei com o Estratégia quando iniciei a vida de concurseira depois de formada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Elaine: Fiz 6 meses de cursinho presencial e em casa eu estudava pelo curso do Estratégia. O que mais funcionou para mim foi o curso em PDF. Lia, grifava e depois revisava. Resolvia todas as questões do final de cada assunto e prestava bastante atenção nos comentários da questão, principalmente nas que eu errava. Li muito a lei seca também. Não aconselho curso presencial.
Já as videoaulas eu uso apenas para Português e Raciocínio lógico. Acredito que tem muito a ver com o que o aluno prefere. Há quem se adapte melhor a videoaulas, mas eu sempre preferi PDF.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Elaine: A revisão e os exercícios me ajudam muito na memorização. São muitas matérias mesmo, no começo assusta. Dava uma sensação de que não ia fechar um edital nunca. Acho que por isso a importância de estudar mesmo sem ter edital na praça, porque é muito difícil estudar todas as matérias em dois ou três meses. Para o MP/CE eu estudei o edital quase todo. Ficou faltando apenas algumas aulas de Noções de Administração, que tentei compensar com o material do Passo Estratégico.
Eu estudava 4 matérias por dia, em torno de 4h a 6h líquidas. No começo dos meus estudos para concurso eu fazia resumos, mas vi que isso me fazia perder um tempo enorme. Eu demorava muito para terminar um PDF. Parei de fazer resumos. Grifava o PDF e lia os grifos como revisão. Funcionou melhor para mim. Também resolvi muitas questões de concursos anteriores. Quanto ao cronograma, usei um do professor Luis Eduardo que achei na internet e adaptei às matérias do meu edital. Como disse, eram quatro matérias por dia, de uma a uma hora e meia para cada.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Elaine: Português, pois não ia bem nas questões de gramática. Mudei o método de estudos de PDF para videoaula e treinei várias provas de português estilo Cespe (que era a banca do meu concurso). Imprimi somente a parte de português de várias provas de concursos anteriores e fiz o “30 dias com português” que vi no Instagram. Todos os dias, durante 30 dias, eu resolvia uma das provas, anotava o desempenho e estudava os assuntos das questões que errei e das que tive dúvida. Isso me ajudou bastante. Raciocínio lógico também tenho mais dificuldade, mas não caiu no concurso do MP/CE, então foi mais tranquilo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Elaine: Geralmente estudo até o último dia, mas no concurso do MP/CE tive alguns imprevistos e não estudei na última semana. Viajei para fazer a prova no sábado de manhã e cheguei direto para o aulão presencial do Estratégia. Como a viagem foi cansativa, não fiquei até o final das aulas e resolvi descansar o resto do dia.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Elaine: As aulas de redação foram fundamentais. Tentei não negligenciar a matéria, pois vi que com a concorrência tão alta, redação estava fazendo a diferença no resultado. Treinei bastante, segui ao máximo as orientações dos professores. Li muitas redações que tiveram nota máxima ou próximo disso. Fiz várias redações e cronometrava o meu tempo. Eu aconselho a treinar bastante e ler redações que tiveram nota alta.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Elaine: Acho que o maior erro foi a demora para me organizar e achar um método que funcionasse para mim. Perdi muito tempo no começo, quando ainda fazia resumos. Como acertos, acredito que a constância. Estudava todos os dias ou tentava compensar quando não conseguia estudar. Acho que a longo prazo fez diferença.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Elaine: O mais difícil é lidar com as incertezas, com as notícias sobre ter ou não o concurso. Além das dúvidas quanto ao tempo que iria demorar para chegar à aprovação, se estava me preparando corretamente ou se era o suficiente para passar.
Não pensei em desistir, mas pensei em conciliar com o trabalho. Deus foi sempre um refúgio para mim. Nas horas de incertezas eu orava e sei que Ele renovava as minhas forças. Conversava com minha mãe e irmã também e elas sempre me incentivavam.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Elaine: Estabilidade e independência financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Elaine: Se é mesmo o que você quer, não desista! Procure um método de estudos que funcione para você e use bons materiais. Isso faz muita diferença. Leia histórias de quem passou. Todos tiveram dificuldades na caminhada, não desistiram e o resultado chegou. Inspire-se neles. Era o que eu sempre fazia. Tenha fé em Deus e paciência também. A aprovação chegará!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]