Aprovada no Concurso MP-CE
“Tenha foco, descubra qual área você quer trabalhar e se dedique a ela (…) Mas claro, se você tiver a oportunidade de fazer outro concurso, sem deixar de focar naquele que é o seu sonho, faça! Muitas vezes a bagagem que você tem te ajuda a passar, então você respira um pouco para seguir rumo ao seu objetivo, pois a pressão é grande, tem sempre alguém perguntando se você já passou.”
Confira nossa entrevista com Aline Rodrigues, 1º lugar no concurso MP-CE para o cargo de Analista ministerial – Biblioteconomia:
Estratégia Concursos: Olá! Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Aline Rodrigues: Sou Bibliotecária, formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, tenho 37 anos e sou de Fortaleza, Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aline: Minha trajetória nos concursos já é bem longa, tem início em 2007, após me formar e trabalhar na área recebendo bem pouco, resolvi estudar para concursos, foi uma ótima época nos concursos, passei em dois. Dei uma parada, fiz duas especializações e mestrado, voltei em 2016 com o foco em Tribunais e MP, fiz muitas provas, algumas bati bem na trave. Sofri com muita ansiedade e autocobrança, mas estou sempre procurando um equilíbrio para me manter focada no estudo.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Aline: Eu trabalhava 44 horas semanais e não estava feliz. Estudava à noite depois de uma longa jornada de trabalho, e enfrentava ônibus lotado, tanto para ir, como para voltar.
Hoje eu trabalho na Universidade Federal do Ceará, sou bibliotecária e minha carga horária é 40 horas semanais. Meu horário é de 11h às 20h e estudo pela manhã e à noite quando volto; no período de férias letivas, eu trabalho de 8h às 17h, então, estudo à noite. A família não entende o porquê de eu estudar tanto, uma vez que já sou concursada.
Estratégia: Você já foi aprovada em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Aline: Em 2007 fui aprovada em 1º lugar para bibliotecário de uma prefeitura aqui do Ceará.
No final de 2008 fui aprovada para bibliotecário do IFCE, fiquei em 3º para o campus que eu que tinha optado, e na classificação geral, fiquei em 8º lugar.
E agora, 1º para Bibliotecário do MPCE nas cotas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Aline: Eu abri mão de muita coisa e muitas vezes as pessoas não entendem. Tentava conciliar saídas, academia e receber familiares de vez em quando.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Aline: Sou separada. Ano passado (2019) encarei uma separação e uma traição, depois de 13 anos casada. Nessa época eu tinha voltado a estudar para o TJCE. Foi difícil, mas continuei estudando com muita dificuldade em meio à consultas médicas e terapias… Fiquei completamente abalada.
A prova do TJCE foi em 15 de setembro de 2019, no dia 14 fui para o aulão do Estratégia que sempre me deu muito ânimo, e as dicas de última hora são fundamentais para mim, os professores são maravilhosos!
Fiz as duas provas: técnico e analista, mas só consegui 40 pontos em cada uma, fiquei completamente arrasada e não conseguia mais estudar.
Em janeiro de 2020 eu voltei a estudar para o MPCE.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Aline: Vale sim, no meu caso, na época saiam muitos concursos para universidades e institutos federais, então eu estudava para eles. Assim que fui aprovada, continuei estudando para a área que almejo: Tribunais e MP.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Aline: Para o MPCE, comecei a estudar sem edital em janeiro de 2019, parei e voltei aproveitando o estudo para o TJCE, que o edital saiu antes.
Em janeiro de 2020 voltei a focar no MPCE já com edital (havia sido publicado em dezembro de 2019). Eu já tinha uma bagagem de estudo para outros tribunais, em 2018 fiquei em 30º lugar geral para bibliotecário no TRT 2-SP, mas minha redação não foi corrigida, eles só corrigiram 20 redações.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Aline: Estudei sem edital para o MPCE em janeiro de 2019, o edital só saiu em dezembro. Estudei pelo edital passado e tentava manter o foco e pensar que a prova estava perto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aline: Por meio de amigos que já eram servidores como eu e continuavam estudando para concursos, acredito que por volta de 2014.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Aline: Eu estudo muito por videoaulas.
Na minha área, Biblioteconomia, estudo por videoaula e PDF. Os materiais das professoras Janaína Costa, Priscyla Patrício e Ana Patrícia são excelentes.
Atualidades para as discursivas com o professor Rodolfo Gracioli, ele arrasa!
Os professores, as aulas e os materiais do Estratégia são excelentes!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Aline: Coloco as matérias do edital em ciclos, tentando intercalar entre as que tenho mais facilidade e mais dificuldade. Geralmente, estudo 4 horas pela manhã e no final de semana consigo estudar mais horas.
O método que utilizo são esquemas por tópicos, estou aprendendo a fazer e estudar por mapas mentais e resolver exercícios. Quando erro, volto para a teoria.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Aline: Raciocínio lógico, Informática e AFO são as que tenho muita dificuldade, eu tento superar resolvendo muitos exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Aline: Quando não estava no trabalho eu estava estudando, até na 1 hora do almoço eu comia bem rápido e resolvia questões no tablet.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Aline: O professor do Estratégia Rodolfo Gracioli é sensacional!!! Eu treinava os temas que ele abordava nas aulas de Atualidades. E na prova do MPCE caiu um tema que ele abordou em uma aula: “Remissão de pena dos detentos por meio da leitura”. Consegui fazer a redação lembrando da voz dele (rsrsrs).
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Aline: O meu maior erro é ter preguiça de resolver questão, estou conseguindo mudar isso e vi que já me deu esse resultado positivo.
Meu acerto é ter rotina de estudo, estudar todo dia, mesmo que tenha pouco tempo, sempre dou um jeito de estudar nem que seja um pouco.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, o que te motivava a seguir em frente??
Aline: Pensei muitas vezes em desistir e me acomodar, pois é difícil conciliar a vida de trabalho, cuidar da casa, vida saudável e social e uma rotina de estudo. Mas aí eu lembro no meu sonho de trabalhar em Tribunal ou MP e sigo.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome nas primeiras colocações?
Aline: Foi maravilhosa, pois veio em uma hora bem difícil e eu tive a certeza de que é possível.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aline: Tenha foco, descubra qual área você quer trabalhar e se dedique a ela, e tenha em mente que você vai servir às pessoas! Mas claro, se você tiver a oportunidade de fazer outro concurso, sem deixar de focar naquele que é o seu sonho, faça! Muitas vezes a bagagem que você tem te ajuda a passar, então você respira um pouco para seguir rumo ao seu objetivo, pois a pressão é grande, tem sempre alguém perguntando se você já passou.
Ah, e estude todo dia! Esse hábito te ajudará nos momentos difíceis.
Confira outras entrevistas em:
Até a próxima!
Jéssica Vasconcelos