Aprovada em 14° lugar no concurso MMA para Analista Ambiental
Concursos Públicos
“[…] da forma que for possível, comece. Mesmo que você só tenha 1 hora por dia disponível, mesmo que você só consiga estudar nos finais de semana, mesmo que seja para uma prova que ainda não foi anunciada ou que você acha que é muito difícil, comece a estudar, se planeje, seja persistente e resiliente que sua aprovação também vai chegar.”
Confira nossa entrevista com Thaynara Kessia Espindola Pereira, aprovada em 14° lugar no concurso MMA para Analista Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thaynara Kessia Espindola Pereira: Meu nome é Thaynara, sou graduada em engenharia de energia e doutoranda em bioenergia, tenho 26 anos e sou de Brasília/DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thaynara: Desde o início da minha carreira eu sempre ponderei sobre trabalhar para a iniciativa privada ou para o setor público. Tive algumas oportunidades na iniciativa privada mas no último ano decidi que gostaria de explorar as oportunidades no serviço público, foi quando tomei a decisão e iniciei os estudos para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thaynara: Sim, eu trabalhava e estudava, mas na época da preparação estava trabalhando de forma autônoma por projetos, então pude diminuir um pouco o ritmo de trabalho para intensificar os estudos. Consegui conciliar seguindo um planejamento que dividisse as horas dedicadas a cada atividade e me mantendo firme nesse planejamento, mesmo nos dias mais desafiadores.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thaynara: Fui aprovada no concurso do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, na 14ª colocação. No momento pretendo assumir o cargo e me concentrar no trabalho e depois definir os próximos passos com relação a continuar estudando ou encarar novos desafios.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thaynara: Foi uma preparação intensa, então reduzi a frequência de algumas atividades sociais. Mas não deixei de sair com amigos e família em momentos importantes, o que foi essencial para manter a saúde mental e recarregar as energias nos momentos de cansaço.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thaynara: Sim, recebi muito apoio da minha família e dos amigos, principalmente com incentivos, conversas, momentos de descontração e suporte nessa fase.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thaynara: Estudei por aproximadamente 4 meses. Para manter a disciplina tentei manter uma rotina organizada de estudos, com metas de progresso e também equilibrando entre o nível de aprofundamento nos conteúdos e o tempo de estudos disponível até a prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thaynara: Utilizei, principalmente, os materiais em PDF e as aulas de revisão. As vantagens foram que com o material em PDF consegui um aprofundamento nos temas, que aproveitei para fixar resolvendo muitas questões. Já as videoaulas da Hora da verdade e reta final foram importantes para estudar os conteúdos que não consegui cobrir e revisar os que consegui estudar anteriormente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thaynara: Conheci o Estratégia quando decidi iniciar a preparação para concursos. Analisei os cursinhos que eram focados na área ambiental e acabei optando pelo Estratégia após ver algumas aulas que estavam disponíveis no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thaynara: Senti, acredito que o material do Estratégia ajudou no direcionamento dos conteúdos. Quando comecei a estudar, por materiais avulsos, tinha o trabalho adicional de selecionar o que poderia ser objeto de avaliação, com o material específico pude me concentrar nos tópicos mais relevantes e isso fez muita diferença para conseguir estudar mais conteúdos no tempo disponível até a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thaynara: Eu procurei estudar os conteúdos alternadamente para absorver melhor. Estudava em média 2 conteúdos diferentes de conhecimentos específicos, 1 de conhecimentos gerais e 1 bloco de resolução de questões por dia. As horas líquidas variam muito com as demandas de trabalho, mas em média estudava entre 4 e 7 horas líquidas, tentando equilibrar e compensar os dias que tive menos horas disponíveis.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thaynara: No início fazia resumos manuscritos ao final das aulas, pois essa é a melhor forma de fixação de conteúdo para mim. Porém, vi que essa não era uma estratégia viável para o tempo que tinha disponível, então passei a anotar os principais pontos, como prazos, valores, penas e conteúdos mais relevantes em resumos digitados, que utilizei para memorização até a véspera da prova e também aproveitei alguns resumos que alguns professores disponibilizavam nas aulas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thaynara: A resolução de exercícios foi fundamental para fixar os conteúdos e também para entender como a banca abordava os assuntos. Se tivesse que chutar, falaria que fiz por volta de 5.000 questões, mas é difícil estimar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thaynara: Eu tive mais dificuldade nas disciplinas de conhecimentos básicos, principalmente nas de direito, pois era algo que nunca tinha estudado antes.
Para superar estudei com mais detalhes os conteúdos, assistindo as videoaulas quando tinha dúvidas ou quando não tinha assimilado completamente o conteúdo dos PDFs, além de resolver muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thaynara: Na semana anterior tentei diminuir o ritmo para não gerar ansiedade, foquei em revisar os conteúdos, fazer questões para relembrar e assistir as aulas de revisão, principalmente dos conteúdos que não consegui estudar para fechar o edital.
No dia pré-prova procurei descansar e apenas dar uma olhada nos resumos de memorização, assisti algumas das revisões de véspera e foquei em meditar e descansar para chegar bem na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thaynara: Para a prova discursiva estudei alguns conteúdos de estrutura textual e treinei bastante os temas que o edital trouxe como possíveis objetos de avaliação, então consegui trazer para a prova discursiva algumas reflexões que já havia feito em outro momentos, o que foi muito bom para concatenar as ideias na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thaynara: Meus principais erros foram com relação ao planejamento inicial, a falta de experiência em preparação para concursos talvez tenha impactado em um pouco de “perda de tempo” nos primeiros meses.
Os principais acertos acredito que foram priorizar estudar toda a parte de conhecimentos específicos do edital e resolver muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thaynara: Cheguei a pensar em desistir nos momentos de cansaço ou de insegurança, quando pensava se valia a pena realmente focar exclusivamente nisso ou se a aprovação era possível. A principal motivação para seguir foi olhar para o objetivo final, pensar que com esse cargo poderia realizar sonhos que eu tinha desde criança, como contribuir para a preservação do meio ambiente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thaynara: Meu principal conselho é acreditar que é possível. A educação é uma importante ferramenta de transformação social e os concursos públicos são uma das portas que podem se abrir a partir dos estudos. Então, da forma que for possível, comece. Mesmo que você só tenha 1 hora por dia disponível, mesmo que você só consiga estudar nos finais de semana, mesmo que seja para uma prova que ainda não foi anunciada ou que você acha que é muito difícil, comece a estudar, se planeje, seja persistente e resiliente que sua aprovação também vai chegar.