Aprovado em 136° lugar no concurso MEC para o cargo de Técnico Assuntos Educacionais
Concursos Públicos
“Tudo é possível para quem crê. Não adianta apenas decidir estudar para concurso, você tem que acreditar que é possível ser servidor público […]”
Confira nossa entrevista com Ygor Dias Alves, aprovado em 136° lugar no concurso MEC para o cargo de Técnico Assuntos Educacionais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ygor Dias Alves: Sou Ygor Dias Alves, tenho 26 anos, nascido e criado em Brasília e formado em Gestão Pública.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ygor: Desde pequeno, vi na minha família várias pessoas mudando de vida por causa do serviço público, inclusive meus irmãos, que são uma grande inspiração para mim. Vendo a estabilidade e a condição de vida que o concurso público proporcionava para eles, levou-me a querer estudar também.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ygor: Sim. Como lá no meu trabalho temos o regime de teletrabalho, foi um pouco mais tranquilo de conciliar, haja vista que trabalho apenas 2 dias presenciais, o que favorece para não perder muito o ritmo de estudos. Nos dias em que trabalhava presencial, tentava estudar pelo menos uma hora ao chegar do serviço. Nos dias em que trabalhava em casa, estudava de 3 a 4 horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ygor: Fui aprovado no concurso simplificado do então ministério da economia, aprovado no Conselho Federal de Técnicos Industriais na 3ª colocação, aprovado também na Câmara Municipal da Prefeitura de Planaltina na 28 ª posição, aprovado no concurso da PPGG-DF na 31ª colocação e, agora, aprovado no concurso do MEC na 136ª posição. Ainda pretendo continuar estudando, haja vista que há vários editais saindo e com boas remunerações.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ygor: Em um primeiro momento, um me privei da minha vida social, abdicando muitas vezes até meu próprio bem-estar para me preparar para os concursos. Porém, não foi uma tática adequada, pois acabei me frustrando em diversos aspectos de minha vida. Contudo, ao decretarem situação de calamidade pública por conta da Pandemia, eu acabei caindo na real e vi que precisava me esforçar ainda mais e lembro até hoje de uma frase do Professor Rodrigo Francelino: “Aproveite, pois é Deus te dando uma nova oportunidade para ingressar no serviço público”. A pandemia, alinhada com minha vontade de querer ser servidor e essa frase motivacional do professor viraram combustível para estudar ferozmente em busca da minha aprovação. Depois que o mundo voltou a uma situação de normalidade e eu vi que estava no caminho certo da aprovação, comecei a aproveitar mais a minha família, os meus amigos e os bons momentos, alinhando minha vida social à minha vida de estudante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ygor: Eles não apenas me incentivaram, mas me deram condições para que eu pudesse focar exclusivamente nos meus estudos. De modo particular, minha família foi minha grande base, sempre me incentivando, orientando-me e apoiando-me em cada passo e escolha que eu fazia. Do mesmo modo, meus amigos sempre olhavam para mim com admiração, falando-me palavras que me motivavam a querer ainda mais ser servidor. Eu sou muito grato por cada pessoa que Deus colocou em minha vida! Sem o apoio deles, eu não teria forças para seguir em frente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ygor: Estudei por volta de 02 meses. Muitas vezes, não conseguia ter o rendimento que queria, porém, nunca desistia de estudar. A palavra-chave dessa aprovação é Resiliência. Para manter a minha disciplina, eu fiz uma programação que não fosse difícil de ser cumprida. Coloquei metas factíveis de serem atingidas, o que acabou não me deixando desmotivado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ygor: Como já tinha um conhecimento vindo de outros concursos, apenas optei pela revisão, resolução de questões e aprofundamento por PDF. A cada questão errada anotava o motivo do erro para não o repetir novamente e procurava no PDF o conteúdo referente ao meu erro para aprofundá-lo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ygor: Eu conheci o Estratégia por meio do comentário da galera que estuda para concurso público.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Ygor: O Diferencial do Estratégia sem dúvida é o PDF. Os PDFs são muito completos e interativos, o que acaba facilitando a internalização do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ygor: Eu montei meu plano de estudos com as matérias referentes ao concurso que estava focando, criando um ciclo de 2 semanas, com todas as matérias. Um ciclo era referente à revisão, outro ciclo era referente a exercícios e outro ciclo referente a aprofundamento dos conteúdos que havia errado nas questões. Por dia, estudava por volta de 3 a 4 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ygor: Eu fazia minhas revisões com base nos resumos das matérias e com base nas questões erradas. Com isso, eu aprofundava naquilo de que eu mais necessitava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ygor: Os exercícios ajudam a consolidar a matéria estudada. Acredito que tenha resolvido por volta de 20.000 questões ao longo da minha trajetória como estudante de concurso público.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ygor: Direito Constitucional, Português e legislação específica. Para superar cada matéria dessa, eu foquei no aprofundamento por PDF e videoaula e por resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ygor: Na semana que antecedeu a prova, eu foquei na revisão da legislação específica e tentei ser o mais light possível, sem exigir demais de mim. No dia pré-prova, eu foquei no meu bem-estar, indo ao parque, fazendo uma caminhada e aproveitando o dia com meus familiares.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ygor: Especificamente, o meu trabalho ajudou-me muito nessa parte, pois lá eu elaboro relatórios, o que me ajuda a ter uma boa escrita. Além disso, eu costumo ler bastante, principalmente, literatura clássica, o que acaba aumentando o meu vocabulário. Para mais, sou acostumado também a escrever em papel, o que me faz não perder o hábito da caligrafia. Portanto, eu recomendo sempre que as pessoas tenham o hábito da leitura e que elas não percam o hábito de escritura no papel.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ygor: O meu principal acerto foi ir bem tranquilo e sereno para a prova, sem internalizar toda aquela pressão que o ambiente de prova causa nas pessoas. O meu principal erro foi não ter aprofundado em algumas matérias específicas, o que me causou algumas perdas de posição.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ygor: Sim! A minha principal motivação foi olhar para o meu pai e minha mãe e ver o quanto eles tiveram de se abster dos seus sonhos para que eu pudesse viver o meu. Sempre que pensava nisso, eu criava uma força interior para seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ygor: Tudo é possível para quem crê. Não adianta apenas decidir estudar para concurso, você tem que acreditar que é possível ser servidor público. Muitas vezes você vai fraquejar, desanimar, desmotivar, mas se lembre de que você tem um Deus grandioso que olha por você e que escuta suas súplicas. Acredite, você é capaz!