“Procurar se equilibrar mentalmente através de meditações, orações e, se possível, equilibrar-se com uma alimentação sem excessos e manter algum tipo de atividade física, ao menos, caminhadas ouvindo áudios de aulas. E acreditar em si mesmo e lançar mãos de material de estudos de qualidade baseados e atualizados de acordo com o edital.”
Confira nossa entrevista com Daniela Carvalho Mesquita, aprovada no concurso MAPA para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Daniela Carvalho Mesquita: Eu sou médica veterinária, tenho 44 anos e sou do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniela: Eu sempre sonhei em ser Auditora Fiscal Federal Agropecuária e já prestei o mesmo concurso para o mesmo cargo em anos anteriores, mas sem ter me preparado muito bem.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro(a), você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Daniela: Sou servidora estadual do Amazonas, ingressei em 2012. Em 2017, pude tirar a minha licença prêmio de 3 (três) meses para me preparar inteiramente para esse concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado (a)? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Daniela: Eu fui aprovada no concurso da Polícia Militar do Amazonas em 2011, para ser médica veterinária de carreira, fui aprovada em 2º lugar, porém não fui classificada por ser apenas 1 (uma) vaga na época. Fui aprovada para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário – Médico Veterinário da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas, ADAF, em 2011, em 16º lugar, em 2012, entrei em exercício no órgão público.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Daniela: Muita felicidade ao ser aprovada mesmo que essa aprovação tenha sido fora do número de vagas ofertadas inicialmente. O meu nome constava no cadastro de reserva e sempre tive muita esperança de que um dia seria convocada para o cargo pretendido. Uma vez que o déficit de auditores veterinários no órgão era enorme e que houveram muitas aposentadorias no cargo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Daniela: Eu ficava trancada no quarto estudando todo o tempo, já tinha dois filhos, um menino de 8 anos e uma menina de 1 ano. Tive o apoio de uma secretaria de confiança que trabalhava na minha casa e que ficava com os cuidados com minha filha na maior parte do tempo e também realizava os afazeres domésticos, o que me permitiu otimizar meus estudos. Meu esposo também me apoiou e mesmo aos finais de semana conseguia estudar, pois ele assumia os cuidados com as crianças. Nós evitávamos ao máximo saídas desnecessárias e quando saíamos era bem rapidamente.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Daniela: Sou casada e tenho dois filhos. Sempre me apoiaram e me incentivaram bastante de todas as formas possíveis. Meu filho Bruno, hoje com 10 anos, foi a principal pessoa que me inspirou a conquistar a vaga no concurso estadual que ocupo há 8 anos. E a minha outra filha Júlia, hoje com 4 anos, me inspirou e motivou a me esforçar a conquistar a vaga nesse concurso para me tornar Auditora Fiscal Federal Agropecuária no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Daniela: Não tenho interesse em prestar outros concursos que não estejam relacionados com a profissão de médico veterinário. E esse sempre foi o concurso almejado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Daniela: Como mencionei pude estudar por 3 (três) meses consecutivos devido uma licença prêmio remunerada, após 5 (cinco) anos de serviço público estadual.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Daniela: Não. Antes do edital do concurso sair, eu não tinha tempo para estudar e me dedicar.
Estratégia: Como conheceu a Estratégia Concursos?
Daniela: Conheci por sites de concurseiros e buscando na internet.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Daniela: Utilizava videoaulas e cursos em PDF. Todo o material e técnicas de estudo foram fundamentais para a minha aprovação.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Daniela: Eu não tive dificuldade. Graças a Deus, antes de iniciar, me preparava mentalmente, realizava uma oração e meditação rápida imaginando realizações de sonhos ao atingir a meta da nomeação no cargo pretendido. Para memorizar, assistia às aulas, fazia os resumos, as fichas técnicas, mapas mentais, esquemas e exercícios de revisões. Eu estudava alternando as matérias, iniciando pela parte das específicas. Focava na aula, leitura das instruções normativas, revisava o conteúdo por várias vezes e os mapas mentais coloridos me ajudaram bastante.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Daniela: Tive um pouco de dificuldade em informática; direito administrativo e constitucional. Pratiquei muitos exercícios de provas anteriores e leituras da legislação, assistia às aulas e revisava sempre o conteúdo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Daniela: Na reta final, otimizava o tempo com a prática de revisões e exercícios. Na véspera da prova, mantive a calma com pequenas revisões e meditações.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniela: Eu seguia a orientação e possíveis temas que os cursos nos sugeria para praticar e dava para um amigo corrigir.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houveram), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Daniela: O erro foi apenas de não ter me organizado mais de forma que fosse possível ter iniciado a um tempo um pouco maior do que três meses para estudar de forma determinada e intensiva. Pois esses três meses foram importantes, mas não foram suficientes para me classificar dentro do número de vagas previsto no edital. Graças a Deus, tiveram as chamadas posteriores possibilitando a minha convocação. Apesar da certeza de que tudo foi no exato tempo de Deus.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Daniela: A parte mais difícil, mas que por outro lado me motivava ainda mais, era o tempo que passava longe da convivência com os meus filhos e esposo. E esse mesmo motivo fez com que eu me determinasse para que valesse a pena e que conquistasse a minha vaga.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Daniela: Meus filhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou.
Daniela: O que eu diria para alguém que esteja iniciando nos estudos rumo a aprovação é para sempre buscar, antes de iniciar os estudos daquele dia, mergulhar um pouco no autoconhecimento e fazer perguntas a si mesmo sobre o porquê de estar ali estudando, os motivos que te impulsionam a estudar, o porquê de estar disposta a dedicar-se e abrir mão de convívio social, familiar e lazer. Procurar se equilibrar mentalmente através de meditações, orações e, se possível, equilibrar-se com uma alimentação sem excessos e manter algum tipo de atividade física, ao menos, caminhadas ouvindo áudios de aulas. E acreditar em si mesmo e lançar mãos de material de estudos de qualidade baseados e atualizados de acordo com o edital.