Aprovado no concurso LIMPURB MT para o cargo de Técnico Administrativo
Concursos Públicos.
“Evitem a carga horária excessiva de estudos, priorizem os PDF’s e respondam muitas, muitas questões. Jamais desistam, pois seu sucesso é você quem faz!”
Confira nossa entrevista com Patrick Kennedy, aprovado no concurso LIMPURB MT para o cargo de Técnico Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Patrick Kennedy: Tenho 28 anos e sou natural de Colorado do Oeste – RO. Iniciei meus estudos na área de informática, mas sou formado em Biomedicina, desde 2016, e hoje sou especialista em Análises Clínicas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Patrick: Ao terminar minha faculdade (2016) eu não sabia realmente para onde seguir, não havia um norte, principalmente na região onde morava que tinha um mercado de trabalho muito limitado para minha área. Então decidi prestar concursos no estado vizinho (Mato Grosso), onde consegui minha primeira aprovação assim que terminei minha graduação. Desde então, me adaptei à ideia de ser funcionário público e até hoje estou na luta para o cargo que eu mais almejo, que é policial da PRF.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Patrick: No início de tudo eu trabalhava e estudava, era professor de Judô no período da tarde e estudava pela manhã e nos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Patrick: Desde o início dos meus estudos já logrei diversas aprovações. As principais eu acredito que seja 62º lugar na POLITEC-RO (Agente de Criminalística); 14º na LIMPURB/Cuiabá (Agente Administrativo); 2º Lugar na DPE/MT (Agente Administrativo Área Fim); 3º Lugar na UFMT (Técnico em Análises Clínicas), entre muitos outros concursos municipais que realizei para o cargo de Biomédico.
Com certeza seguirei firme na caminhada dos estudos, pois acredito que cada dia é uma evolução e só deixarei de estudar quando conseguir realizar meu sonho de vestir a farda da Polícia Rodoviária Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Patrick: Nunca deixei de viver minha vida social, mas por diversas vezes tive que escolher estudar a sair com minha, à época, noiva e amigos. Eu acredito que não é possível ter o mesmo rendimento nos estudos sem uma pausa para o descanso e um momento de lazer para fazer o que gosta. Nosso cérebro possui limitações e o descanso é crucial para continuar a caminhada do aprendizado.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Patrick: Sou casado e não tenho filhos. Minha esposa e minha família sempre deram todo o apoio que necessito para meus estudos em todos os aspectos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Patrick: Eu nunca tive um foco em apenas um concurso, sempre estudei matérias básicas como Português, Matemática e RLM, Direito (Administrativo, Constitucional, Penal, Processo Penal e Leis) e Administração.
Para manter a disciplina eu sempre procurei adequar meus horários de estudos à minha realidade, estudando poucas horas (no máximo 3 horas durante a semana e 5 horas nos fins de semana), porém o fazia todos os dias, sem falta.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Patrick: Utilizei os PDF’s e videoaulas do Estratégia de forma integral. Nunca utilizei e nem tentei nenhum tipo de fórmula mágica, eu fazia o básico, mas fazia bem feito. Assistia às aulas em vídeo, fazia leitura e revisava pelo PDF, e respondia as questões.. Aquilo que não ficava muito claro eu utilizava os comentários das questões que elucidavam praticamente todos os pontos da matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Patrick: Conheci a Estratégia através de uma videoaula gratuita de Direito Constitucional que assisti pelo Youtube. Era uma aula do Professor Ricardo Vale.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Patrick: Depois que conheci o Estratégia minha preparação deu um salto gigante. No início, todo o conhecimento que tinha era muito básico, os professores do Estratégia me guiaram de uma forma surpreendente, não apenas nos conteúdos, mas também na forma de responder as provas, ferramentas de revisão entre outros.
As principais ferramentas que me ajudaram com certeza foram os PDF’s. No início eu confesso que tinha muita preguiça de ler, mas quando vi que as apostilas eram tão amplas em seu conteúdo, eu nunca mais parei de acompanhar, mas nunca deixei de assistir as videoaulas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Patrick: Eu sempre estudei no máximo 2 matérias por dia e revisava tudo aquilo que tinha visto no dia anterior. Durante a semana eu estudava no máximo 3 horas por dia e nos fins de semana 5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Patrick: Minhas revisões eu fazia pelo próprio PDF, através das marcações, e as anotações que eu fazia no meu caderno. Costumava fazer simulados nos fins de semana, mas eu gostava mesmo de responder às questões do material (MUITAS QUESTÕES!!).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Patrick: As questões são fundamentais, eu diria que não é possível evoluir sem responder às questões. A cada tópico que eu concluía, eu respondia mais de 100 questões. Já fiz provas de concurso que tinham mais de 10 questões com o mesmo tema das que eu havia respondido na semana anterior, no material.
Não me lembro quantas questões resolvi na minha trajetória, mas foram muuuuuuuuuuuitas! (rsrs)
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Patrick: A minha dificuldade acredito que seja a mesmo da maioria, Língua Portuguesa. A minha estratégia foi fazer um caderno somente para Português. Acredito que a matéria se baseia em regras, por isso eu fazia um resumo de cada tópico e quando não tinha jeito, partia para a decoreba.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Patrick: Minha rotina continuava a mesma, tentava poupar nervosismos, mas continuava estudando e revisando sempre.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Patrick: Acredito que a prova discursiva requer uma gama de conhecimentos variados, mas o mais importante é treinar intensamente para aumentar o vocabulário e estar afiado nas regrinhas de português.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Patrick: O meu principal erro foi nunca ter foco em apenas um concurso, sempre quis ser PRF, mas nunca tinha foco nisso e estudava para todo edital que saía na minha região. Mas hoje estou libertado, graças ao Estratégia Concursos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Patrick: Por diversas vezes pensei em desistir e trabalhar na iniciativa privada, mas ao mesmo tempo pensava que não seria capaz de dar uma vida boa para a família que estou construindo, então isso me motivava e me fazia seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Patrick: Evitem a carga horária excessiva de estudos, priorizem os PDF’s e respondam muitas, muitas questões. Jamais desistam, pois seu sucesso é você quem faz!