Aprovado em 1° lugar no concurso Limpurb MT para o cargo de Analista de RH
Concursos Públicos.
“No começo tudo parece confuso, matérias que nunca vimos na escola, leis que o nosso senso comum nos impede de entender, mas abra a cabeça e tudo começará a se encaixar. Esteja pronto(a) para se comprometer consigo mesmo e embarcar em uma jornada que mudará a sua vida”
Confira nossa entrevista com Leonardo Mendes, aprovado em 1° lugar no concurso Limpurb MT para o cargo de Analista de RH:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Mendes: Olá! Tenho 28 anos e moro em Cuiabá – MT. Sou da cidade de Arenápolis, no interior do estado. Vim morar na capital aos 16 anos para fazer faculdade, mas acabei desistindo do curso pois precisava trabalhar e não consegui conciliar. Depois de algumas frustações nos empregos que tive, percebi que precisava ter formação superior para poder crescer e aprendi a adaptar a minha rotina. Hoje sou formado em Gestão de RH e faço pós-graduação em Psicologia Organizacional.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Primeiramente o salário e a estabilidade. Eu queria muito mudar de vida, pois não gostaria de terminar como muitas pessoas que trabalham a vida toda sem um propósito. Mas com o tempo percebi que atuando próximo ao governo posso fazer a diferença na minha comunidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leonardo: Sim. Eu já tinha uma rotina adaptada, pois a minha formação superior é recente e estava fazendo a pós-graduação, ambas em formato EAD. Mas para o concurso abandonei todos os outros estudos, aumentei as horas e foquei 100% na aprovação. Ainda aproveitava os momentos ociosos no trabalho para assistir algumas aulas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leonardo: Esta é a minha primeira aprovação. Antes dessa, a minha melhor colocação foi em 2020 para um cargo de assistente administrativo, onde fiquei em 33º de 4 vagas imediatas mais 20 de cadastro reserva, entre 5.000 candidatos. Foi aí que eu percebi que tinha chances. Pretendo continuar estudando para tentar um concurso federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leonardo: Eu sempre fui muito caseiro, então a minha vida social não mudou muito. Quando fazia faculdade eu procurava deixar os fins de semana livres para descansar, mas como sabia que precisava me dedicar 100% ao concurso, passei a estudar inclusive nesses dias. Só fazia algumas pausas para comer e para assistir a novela Pantanal (risos).
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leonardo: Eu sou solteiro e moro sozinho, considero isso vantagens enormes. Não comentei com ninguém sobre o que estava fazendo para não gerar expectativas alheias (e nem torcida contra). No mais, a maior dificuldade foi ter que lidar com toda a carga de também não criar muitas expectativas e cuidar de coisas práticas da vida sem deixar o cansaço me abalar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leonardo: Eu estudei por quatro meses, de 4 a 6 horas por dia, todos os dias. Eu estava de férias durante o mês de maio de 2022 e descansei muito. No dia 01 de junho foi anunciado o concurso e eu sabia que tinha que tentar de novo, pois havia vagas na minha área. Então eu pensei “Já descansei, agora é hora de colocar todas as minhas forças nesse projeto”. E foi o que eu fiz. Em alguns momentos eu pensei em parar. Nesses dias eu me deixava levar e me dava um descanso, pois estava realmente esgotado e mente esgotada não retém nada. No outro dia voltava ao foco e seguia em frente. Celular ficava de lado. Eu estava bem empolgado com o projeto e acreditando em mim, então a disciplina veio naturalmente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Leonardo: No começo eu tentei usar o material de um curso barato concorrente do Estratégia, mas como eu já tinha visto algumas aulas do Estratégia no YouTube percebi que faltava muita coisa nesse material. Então resolvi investir para ter uma chance maior. Usei as videoaulas e os PDFs, principalmente. Também usei livros da faculdade e o Sistema de Questões.
Todo o material do Estratégia é muito superior a qualquer curso que já fiz. Não tenho o que falar do material em si, o conteúdo é bem completo e bem explicado. Só tenho observações sobre formato de cada um: as videoaulas são boas para sair do zero no conhecimento, mas elas não são o suficiente para passar; se você quiser ter chances de ser aprovado, você tem que ler os PDFs para complementar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Quando fiz o meu primeiro concurso, em 2015, eu conheci o Estratégia pesquisando opções na internet, mas optei por um curso mais barato. Nas outras vezes que tentei também optei por cursos mais baratos, até que nesse eu pensei que não tinha outra escolha, teria que fazer um investimento.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leonardo: Sim. As videoaulas e PDFs deles são muito desatualizadas. Cheguei a assistir aula gravada em 2017. Os professores nem sempre são concurseiros e não conhecem a nossa realidade, e dão aulas entediantes que não prendem a atenção.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leonardo: Sim, mas eu reforçava os conteúdos com as aulas gratuitas do Estratégia no Youtube. Não cheguei a ser aprovado. Minha melhor colocação foi o 33º lugar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leonardo: Sim. Os professores do Estratégia terem sido concurseiros como nós faz toda a diferença, pois eles entendem o que estamos passando e têm os melhores métodos e dicas para nos ajudar. Eu gosto como as leis vêm explicadas nos PDFs, não vem somente a lei “crua”. Isso ajuda muito quem não tem formação específica. O Sistema de Questões também é excelente, pois nos ajuda a treinar questões de bancas variadas (e inéditas do Estratégia), e da banca específica do concurso para conhecer o que ela cobra.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Leonardo: Não, eu estudei uma matéria por vez. Como eu já tinha base de algumas matérias, foquei nas que eu ainda não conhecia. Eu assisti e reassisti várias vezes as videoaulas, era a minha Netflix. Depois parti para os PDFs para aprofundar cada uma, e resolução de exercícios. Eu estudava de 4 a 6 horas por dia, todos os dias.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Leonardo: Usei muito o Sistema de Questões. Minhas revisões eram mesmo revendo as videoaulas e relendo os PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: Enquanto estudava para esse concurso eu resolvi cerca de 1500 questões. Acredito que seja importante para acompanhar o seu desenvolvimento, além de conhecer a banca e saber na prática o que ela mais cobra. No começo eu tinha uma média de 75% de acertos e com o tempo alcancei 80% e tive dificuldades para sair desse número. Eu entendia que não era o suficiente para passar e tinha o objetivo de acertar no mínimo 90% das questões na minha prova. Foi um sufoco, mas consegui. O uso da ferramenta do Sistema de Questões ajuda a entender os assuntos mais cobrados pela banca do concurso e isso direciona melhor os seus estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leonardo: Lei de Responsabilidade Fiscal, pois já tinha tentado estudar com outro professor de outro curso e foi uma experiência horrível. Não entrava na minha cabeça de jeito nenhum. Para minha sorte a professora do Estratégia soube apresentar o assunto e deixá-lo atraente. Porém somente com as videoaulas ainda fiquei perdido, então mergulhei nos PDFs, li todas as linhas, fiz todos os exercícios. Me concentrei muito e consegui absorver o que precisava.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Não vou mentir, eu sou um cara focado, mas também muito desapegado. Na última semana eu não aguentava mais olhar para o tablet. Fiz muitos exercícios, mas as matérias mesmo eu só peguei os PDFs e li os resumos e mapas mentais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: Meu principal erro foi ser o “aluno Netflix” no começo dos estudos. Eu não conhecia os conteúdos dos PDFs e acreditava que não seriam necessários. Só abri os olhos quando tive que estudar uma matéria somente em PDF. Ali eu entendi o que eu precisava acrescentar para alcançar o resultado desejado.
O meu maior acerto foi delimitar as horas para poder descansar e aproveitar os momentos de ócio no trabalho para estudar. Tenho certeza de que foram cruciais na minha aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Várias vezes. Primeiro eu lembrava que já tinha pagado as duas inscrições (risos), depois que aquela poderia ser a chance da minha vida. Eu já tinha planos para sair do trabalho que tenho hoje, mas seria para outros cargos onde receberia metade do salário do concurso. E sempre pensava que isso estava no meu destino. Voltando de férias descansado e com uma oportunidade dessas batendo a porta, tudo aconteceu no momento certo e eu não poderia deixar escapar. Iria me arrepender muito se não tivesse ao menos tentado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Primeiramente, esteja ciente de que a aprovação provavelmente não virá de primeira, mas não significa que ela não virá. No começo tudo parece confuso, matérias que nunca vimos na escola, leis que o nosso senso comum nos impede de entender, mas abra a cabeça e tudo começará a se encaixar. Esteja pronto(a) para se comprometer consigo mesmo e embarcar em uma jornada que mudará a sua vida. Se você tiver dúvidas no meio, não tenha medo de parar e reavaliar o seu caminho. Muitas oportunidades virão e a sua chegará na hora certa.