Aprovado em 1° lugar no concurso Limpurb MT no cargo de Engenheiro Sanitarista
Concursos Públicos.
“Concurso público é uma competição em que temos três adversários: a banca, os outros candidatos que estão se dedicando e nós mesmos. Somos os nossos maiores adversários e se queremos entrar nessa competição, temos que entrar com sangue, caso contrário estaremos apenas perdendo tempo”
Confira nossa entrevista com Leonardo Pereira de Souza, aprovado em 1° lugar no concurso Limpurb MT no cargo de Engenheiro Sanitarista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Pereira de Souza: Tenho 25 anos, sou natural de Cuiabá-MT e sou formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: Pela possibilidade de escolher uma profissão que eu goste e poder alcançá-la por meio do concurso público. Além do fato de poder estar ajudando, de alguma forma, a sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leonardo: Sim, eu trabalhava e estudava. Para conciliar eu estudava quando eu estava no período noturno e um pouco pela manhã, antes de sair para o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leonardo: Já fui aprovado no concurso da PM MT, IBGE e LIMPURB. Pretendo sim continuar estudando, caso eu não me adapte ao cargo, quero estar pronto para disputar outro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leonardo: Saía sim, mas com pouca frequência nos meses antecessores a prova do concurso.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leonardo: Sou casado há 4 meses e minha esposa foi peça fundamental nos meus estudos. Ela me incentivava e fazia o possível para que eu não precisasse me preocupar com coisas do dia a dia que me tomariam tempo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leonardo: Estudei por 4 meses e para manter a disciplina não foi fácil. Primeiro que eu não tinha tanta então eu tive que passar por essa adaptação para conseguir passar 4 horas sentado e estudando, todos os dias.
Acho que o importante para conseguir os objetivos é tentar, sendo assim, nem que nos primeiros dias eu não estudasse 4 horas no período noturno, eu tinha que estar ali tentando manter a disciplina e ela veio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Leonardo: Estudei mais por PDFs. Essa foi a melhor forma que me adaptei e que consegui perceber melhores resultados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Por indicação da minha namorada.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Leonardo: Sim, cheguei a estudar por outra plataforma famosa e o que mais me incomodava era a falta de conteúdos complementares, como mapas mentais, resumo, PDFs bons e questões comentadas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leonardo: Fiz e não obtive a aprovação. Mas nesse caso específico não dá para culpar o curso, porque na época eu não era disciplinado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leonardo: Senti uma grande diferença na minha preparação. No primeiro mês eu percebi que no mesmo tempo de dedicação eu consegui absorver mais conteúdo e ao resolver questões, meu índice de acertos aumentou. Acredito que as ferramentas que mais me ajudaram para este aumento de desempenho foram os PDFs e os mapas mentais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Leonardo: A meu plano de estudo sempre vem acompanhado de uma planilha de horários, acho uma peça fundamental. Eu monto a planilha com uma hora de estudo de cada matéria (onde estudo 50 minutos e descanso 10 minutos antes de iniciar a próxima matéria) e a frequência que as matérias vão aparecer nos dias da semana eu atribuí de acordo com peso da matéria. A matéria que tem um maior peso na pontuação do concurso será mais frequente na grade da planilha.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Leonardo: Não fazia resumos, o máximo era anotar alguma coisa que era difícil de lembrar e para ter acesso rápido. Eu realizava uma leitura do PDF e então revisava com questões ou com uma releitura das partes que achava mais importantes ou que eu tive dificuldade de entender.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: Acho fundamental. É uma maneira de treinar a resolução de questões, revisar o conteúdo e de acompanhar sua progressão nos estudos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leonardo: Acredito que hoje é português. Acho uma disciplina bem complexa com muitas regras e até hoje não superei (kkkk). Continuo estudando e a cada estudo eu aprendo mais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Estudo intensificado. Na última semana foi a semana que mais estudei e no dia do pré-prova também.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: Acredito que meu principal acerto foi ser decidido e manter o foco na aprovação no concurso. Se eu escolhi que queria passar, eu teria que me dedicar. E seguir com essa decisão me fez ser aprovado.
Já o meu erro acredito que foi a demora para dominar a disciplina de sentar e estudar sem me distrair.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Teve um momento que pensei, mas foi momentâneo. Eu estava com a intenção de abrir uma empresa e tentar focar nela. Mas quando saiu o edital da LIMPURB eu decidi que queria estudar para esse concurso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: A aqueles que estão começando seus estudos para concursos, quero aconselhar que escolham bons materiais e mantenham foco, dedicam-se. Concurso público é uma competição em que temos três adversários: a banca, os outros candidatos que estão se dedicando e nós mesmos. Somos os nossos maiores adversários e se queremos entrar nessa competição, temos que entrar com sangue, caso contrário estaremos apenas perdendo tempo.