Aprovada no concurso ISS Rio Preto
“Nenhuma opção é fácil. Toda a trajetória tem percalços. Acreditar e persistir fazem a grande diferença. Vale a pena! Não desista! A gente sempre consegue mais um pouco… e o orgulho de atravessar a linha de chegada não tem preço!”
Confira nossa entrevista com Louise Bertoli, aprovada em 2º lugar no concurso ISS Rio Preto para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Louise Bertoli: Sou formada em Odontologia, tenho 34 anos e sou de Porto Alegre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Louise: Platô de carreira na minha área. Poucas perspectivas de crescimento.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Louise: Trabalho como dentista numa prefeitura da região metropolitana de Porto Alegre. São 20h de trabalho, sendo que, com deslocamento, dedico de 28 a 30h ao trabalho. Consigo condensar essa carga horária em 3 dias e, nesses, o estudo rende pouco. Acabo assistindo videoaulas ou fazendo revisões. Nos outros 4 dias da semana, o estudo é intenso e em tempo integral.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Louise: Dentro das vagas, apenas São José do Rio Preto. Fiquei em segundo lugar para o cargo de Auditor Fiscal Municipal.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Louise: Depois de 5 anos estudando e uma escassez de provas ampliada pela minha formação em odontologia, não acreditei. Até agora não parece muito verdade. Sigo estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Louise: Quase totalmente radical. Apenas alguns eventos imperdíveis me tiravam da rotina e, mesmo assim, sem abusar.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Louise: Sou casada e sem filhos. Tenho total apoio do meu marido, ele me ajuda em tudo no pós edital, entende meus “nãos” aos eventos de família e acredita muito em mim. Meu pai também aposta muito nas minhas conquistas. Isso é fundamental.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Louise: Dentro de uma mesma área, acho super válido. Já tenho emprego, então bancar os estudos não é um problema, mas para aqueles que só estudam, um concurso escada pode aliviar algumas tensões (desde que o dinheiro para prestar provas e comprar materiais seja um empecilho maior que o tempo de estudo). Rio Preto não é meu objetivo final e pretendo seguir estudando até o próximo da RFB. O ritmo será outro depois de assumir, em função da carga horária, mas todas as provas e pós editais que realizei foram fundamentais para a minha evolução.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionada ao concurso em que foi aprovada?
Louise: Focada no concurso de Rio Preto, só no pós edital. Porém, venho estudando para a área fiscal desde 2014, então após o edital, só aparei arestas.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Louise: Estudo desde 2014. Minha maior motivação é mudar de vida. Não está bom como está e não tenho outro meio de chegar onde quero. Hoje, agrego a isso o fato de já ter ido longe nessa meta e estar muito mais perto de alcançar meu objetivo final. Não é mais hora de desistir.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Louise: Redes sociais, comentários de concurseiros.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Louise: Por ser dentista, comecei, em 2014, fazendo um curso presencial. Depois li Alexandre Meirelles e comecei a aprender a estudar. Comprei um pacote do Estratégia da RFB e alguns livros pontuais. Funcionou melhor pra mim a leitura e resumos. Nas matérias de mais dificuldade, vídeos. Hoje, basicamente estudo por resumos e exercícios.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Louise: Comecei com as básicas. Fiz o coaching do Estratégia e aprendi a dividir a carga horária entre matérias durante a semana. Só introduzi matérias novas na época do ICMS GO e SC. Desde janeiro de 2019, tenho praticamente todas as matérias da área fiscal no meu planejamento (faço consultoria). Teoria, exercícios, revisões e tudo de novo. Como trabalho, minha carga de estudos semanal é em torno de 30h. No pós-edital, se consigo férias, chego a 50h+.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Louise: Tinha muita dificuldade em Contabilidade, Matemática Financeira, RLM. Superei com persistência. Foco total nessas disciplinas, maior carga de estudos dedicada a elas. Hoje sofro com Estatística, TI e Economia. Sigo persistindo nessas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Louise: Quanto mais perto, mais estudo. Na última semana tento fazer mais revisões e reforçar algumas “decorebas”. Não adianta querer aprender nada na véspera, mas também não consigo descansar. Faço um check list de itens principais para rever.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Louise: Tenho facilidade em escrever. Foquei apenas na matéria do estudo de caso e li algumas dicas específicas da banca, padrão de correção, etc. Organizar o raciocínio é fundamental. Penso que o hábito de fazer resumos, na rotina de estudos, ajuda bastante na hora de montar um rascunho de discursiva. Gosto de papel e caneta para estudar e acho que isso ajuda a escrever.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Louise: No ICMS SC estudei entre 10 e 13h nos 15 dias que antecederam a prova. Não vou dizer que não passei por isso, mas tenho certeza que atrapalhou. Qualidade é muito melhor que quantidade, assim como direcionar energia àquilo que é mais necessário (maiores dificuldades ou maior peso na prova). Esse processo de autoconhecimento leva algum tempo. Meu maior acerto foi começar uma consultoria. Hoje minhas energias são 100% dedicadas ao estudo. Não me preocupo com mais nada. Melhorei muito meu rendimento (qualidade de estudo).
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Louise: O mais difícil foram as poucas opções de prova. Por muito tempo eu não conseguia sequer medir se estava estudando do jeito certo. Depois de SC, como eu havia me dedicado muito, foi difícil retomar a rotina. Não sabia o que mais teria que fazer para conseguir. Ficar onde estou não era uma opção, então recomecei.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Louise: A motivação é o lugar em que quero estar. A trajetória, as pedras, fazem parte. Nunca ouvi um aprovado dizer que tenha se arrependido. Todos dizem que fariam tudo de novo e que vale a pena. Comigo não vai ser diferente! Eu sei onde quero chegar e já estou mais perto de conseguir do que quando comecei. Foco, disciplina, determinação e fé.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Louise: Não é fácil. São muitos “nãos”, muitas abdicações. Quilos a mais, dores nas costas, gastos. Muita gente não vai entender. O medo de decepcionar quem entende e confia na gente é grande. A autocobrança, maior ainda.
Sua vida vai bem? Salário, bem-estar, viagens, conforto da família? A minha não estava como eu queria e eu não tinha outro modo de mudar. Estudar ainda é a nossa maior riqueza.
Meu pai sempre me disse que conhecimento ninguém nos tira e que o tempo vai passar de qualquer maneira. Então resolvi buscar a vida que desejo da forma que estava ao meu alcance.
Nenhuma opção é fácil. Toda a trajetória tem percalços. Acreditar e persistir fazem a grande diferença. Vale a pena! Não desista! A gente sempre consegue mais um pouco… e o orgulho de atravessar a linha de chegada não tem preço!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]