Aprovado em 24° lugar no concurso ISS-RJ para o cargo de Fiscal de Rendas
Concursos Públicos
“[…] Confie no processo e, principalmente, confie em você mesmo, a aprovação só depende de você!”
Confira nossa entrevista com Lucas Emerique Giffoni, aprovado em 24° lugar no concurso ISS-RJ para o cargo de Fiscal de Rendas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Emerique Giffoni: Sou formado em ciências navais pela Escola Naval, tenho 26 anos e sou natural de Volta Redonda- RJ
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Apesar de já estar no serviço público como oficial da Marinha, eu sentia que poderia alcançar algo melhor, tanto financeiramente, quanto em qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Sim. Foi bem difícil conciliar trabalho, estudos e lazer, mas a estratégia que eu segui foi quase abdicar da minha vida pessoal e, quando era o tempo reservado para estudo, eu entregava meu máximo, de modo que compensasse o período em que eu estava trabalhando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Além da prova do Colégio Naval em 2012, fui aprovado para Analista Tributário da RFB em 189º e para Fiscal de Rendas do ISS- RJ em 24º.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: Dificilmente. Como eu disse, a minha estratégia foi dar o meu máximo nos estudos em um período relativamente curto (18 meses).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Sim. Minha família foi fundamental para a minha aprovação, pois entenderam o período em que eu estava passando e deram forças para persistir nos meus objetivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: No total, estudei para concursos da área fiscal por 18 meses. Especificamente para o ISS RJ durante 6 meses. Adotei métodos um pouco radicais, mas que pra mim funcionaram, como: parar de utilizar redes sociais, permanecer sozinho na minha casa, em vez de ir para a casa dos meus pais ou namorada…
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Cursos em pdf e videoaulas. Sempre preferi os pdfs, pois utilizando-os, você é quem dita o ritmo de leitura. Dessa forma, otimiza-se o tempo. Videaulas foram importantes para mim nas matérias de contabilidade, devido à complexidade, e português, principalmente pelas dicas da Professora Adriana Figueiredo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Por indicação de um amigo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Os materiais do Estratégia são bem didáticos e te indicam os pontos mais importantes das matérias, de forma que resumem leis extensas e complexas em materiais de fácil compreensão. Isso propicia grande economia de tempo, que, para mim, foi o diferencial do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Meu plano de estudos foi gradual, começando com 4-5 matérias até atingir a totalidade (11-12 matérias). Estudava por volta de 30-35 horas semanais no pré-edital e 35-40 horas semanais no pós.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Relia meus resumos e marcações no pdf e, principalmente, fazia muitos exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: São cruciais na preparação. Você consegue ter uma ideia de como será exigido no dia da prova, além de saber quais são os pontos mais cobrados nas provas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Contabilidade. Realizei muitos exercícios e disponibilizava um maior tempo de estudo para essa matéria
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Descanso quase que na totalidade da semana, apenas realizei revisões pontuais. Acredito que é mais válido descansar o corpo e a mente do que se esforçar demasiadamente na véspera, pois todo o seu esforço na preparação já foi empregado nas semanas e meses anteriores.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Na prova da RFB, houve discursiva. Meu foco foi a prática, pois fiz diversas questões discursivas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Meu principal erro foi não realizar tantos exercícios desde o início da preparação, pois só fui descobrir realmente o nível de cobrança de um concurso desse nível no pos edital da RFB. Meu principal acerto foi reunir todos os meus esforços em prol do objetivo de ser aprovado. É necessário fazer sacrifícios para alcançar a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Não cheguei a pensar em desistir, mas a minha principal motivação foi dar uma qualidade de vida melhor para a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Inicialmente, é importante falar que não é fácil passar em concurso. Partindo desse pressuposto, é necessário fazer sacrifícios e despender esforços para alcançar esse objetivo, mas tenha certeza que o seu esforço será gratificado um dia. Confie no processo e, principalmente, confie em você mesmo, a aprovação só depende de você!