Aprovado em 3º lugar no concurso ISS Fortaleza para o cargo de Geografia
Concursos Públicos“A gente tem que insistir, é difícil todo mundo sabe, é quase nulo a chance de se passar em concurso público sem uma disciplina diária, mas também é fundamental um curso preparatório de qualidade […]”
Confira nossa entrevista com Charles Benedito Gemaque Souza, aprovado em 3º lugar no concurso ISS Fortaleza para o cargo de Geografia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Charles Benedito Gemaque Souza: Tenho 49 anos, Sou Geógrafo com especialização em Geoprocessamento e doutorando em Ciências ambientais UFPA, sou nascido na Guiana Francesa, mas com pais brasileiros, moro em Belém do Pará.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Charles: Busca de estabilidade financeira e reconhecimento profissional, moro numa cidade onde as oportunidades para bacharel em Geografia são escassas, então, tive que buscar o caminho dos estudos para ingressar no serviço público .
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Charles: Bom, passei por vários cursos, mas, de fato, minha experiência com a Estratégia Concursos me proporcionou um avanço considerável. Sempre ouvi as avaliações positivas de amigos e depoimentos na internet, então, resolvi me matricular e comprovei a qualidade e eficiência da metodologia e dos professores. Parabéns, realmente é diferenciado.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Charles: Minha rotina não era metódica. Buscava priorizar conteúdos que não dominava, sabia que, por meu histórico de provas da banca (CEBRASPE), deveria me atentar as matérias que tinha mais dificuldade para tentar responder o máximo de perguntas com o mínimo de segurança. Além disso, busquei nas aulas assistidas, sempre levar em consideração as dicas dos professores dos possíveis assuntos que poderiam cair na prova e, assim, conseguir um resultado positivo na prova da SEFIN de Fortaleza.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Charles: Sim, além disso, meu trabalho envolve constantes viagens de campo para monitoramento de desmatamento na área rural do Estado do Pará. Enfim, confesso que tive que potencializar meus estudos, daí a importância de contar com um curso de qualidade como o do Estratégia Concursos, já que não poderia disponibilizar de muito tempo para estudar durante os dias então precisava de uma abordagem de qualidade e alinhada com o conteúdo programático do concurso.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Charles: Sem dúvidas os vídeos e as gravações de áudio, costumava ouvir no carro, nas caminhadas diárias, na tentativa de assimilar o maior número de informações a cada oportunidade que tinha durante essas horas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Charles: Na verdade, venho de uma sequência de concursos públicos direcionados para minha área de atuação, então, sempre me mantive atuante. E, sempre que possível, utilizava as aulas principalmente voltadas para a Geografia e Analista ambiental, a disciplina vem em criar uma rotina nesse sentido de sempre estudar os temas comuns.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Charles: No caso da SEFIN de Fortaleza foi justamente a parte específica, como a Legislação Municipal, características históricas e geográficas do município de Fortaleza entre outros.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Charles: Responder questionários e simulados disponibilizados pelo curso, ver provas anteriores da banca organizadora no mesmo tema, enfim, nada de diferente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Charles: Bom, nesse caso, busquei a minha própria experiência em concurso, como já venho de vários concursos feitos, sempre busco pensar em possíveis temas e faço uma espécie de esboço geral com palavras-chave e tento simplificar a sintaxe das frases e orações para não me complicar na parte gramatical.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Charles: Sou casado e tenho uma filha de 15 anos. A família é fundamental, sempre tive o apoio e a compreensão nos momentos difíceis que envolvem essa luta para conseguir ser aprovado em concursos públicos.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Charles: Não esperava, até porque não conhecia essa iniciativa da Estratégia Concursos. Fico feliz, acho legal esse reconhecimento e estou ansioso. Pra mim, foi motivo de orgulho e de reconhecimento.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Charles: Não conhecia, tanto que a minha primeira reação foi de dúvida e de recusa, só depois pesquisei nas redes sociais e, por incentivo da minha família, achei que era de fato uma coisa super importante dentro da minha história de luta. Além disso, a atrações musicais me chamaram a atenção já que aqui em Belém não temos tantas oportunidades de assistir determinados artistas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Charles: Vou falar desse concurso específico: o grande detalhe pra mim foi ter tido a compreensão de que não adianta chutar questões. Que dentro da metodologia da banca, você acabava sendo eliminado, mesmo tendo um número de acertos, mas que eram eliminados por erros em outras questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Charles: Olha, de fato, tem momentos difíceis. Esse concurso pra mim foi um desafio pela logística, conteúdo e pela metodologia da Banca. Acredito em Deus e me apoiei nele e no meu esforço para manter fé. Passamos por decepções nessas jornadas, mas temos que nos manter fortes e buscar o apoio necessário e aprender com os nossos erros.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Charles: A gente tem que insistir. É difícil pra todo mundo. É quase nula a chance de se passar em concurso público sem uma disciplina diária, mas também é fundamental um curso preparatório de qualidade e, efetivamente, o Estratégia Concursos se destaca. Agradeço aos professores e parabenizo pelo suporte e “insights” valiosos. Boa sorte à todos!