Aprovada em 3° lugar no concurso da ISS Fortaleza para o cargo de Auditor do Tesouro Municipal
Concursos Públicos
“Mantenha a constância, o foco no propósito e procure dar o seu melhor nas condições de que dispõe. A qualidade com que você estuda é muito mais importante do que a quantidade de horas líquidas estudadas […]”
Confira nossa entrevista com Thais Portela Fontenele, aprovada em 3° lugar no concurso da ISS Fortaleza para o cargo de Auditor do Tesouro Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thais Portela Fontenele: Sou formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí, tenho 30 anos, minha cidade natal é Parnaíba-PI, mas moro em Teresina.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thais: Considero o concurso público o meio mais democrático para ingressar em uma carreira que pode proporcionar uma boa remuneração, estabilidade e qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thais: Sim, sempre trabalhei e estudei! Não é fácil conciliar trabalho e estudos, é preciso ter foco, disciplina e persistência. Procurava acordar mais cedo e estudar 1 hora antes do trabalho, porque considero meu rendimento melhor durante as manhãs, já que estava com a “mente descansada”. Quando voltava do trabalho, tirava um momento para descansar e depois estudava mais um pouco. Os finais de semana eram importantes para buscar compensar os atrasos e estudar mais tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thais: ISS-Fortaleza foi minha primeira aprovação nas vagas, no cargo que sempre sonhei (Auditor Fiscal). Mas, antes disso, prestei outros concursos e tive duas nomeações no meu estado. O primeiro concurso que prestei, foi para o cargo de Assistente em Administração da UFPI (22º lugar), onde passei 7 anos trabalhando. Em seguida, fui aprovada para Assistente de Administração do TCE-PI em 5º lugar (cargo que exerço atualmente). Mais recentemente fui classificada em três cargos no concurso do TJ-PI: Auditor (1º lugar), Contador (7º lugar) e Analista Administrativo (19º lugar). Na área fiscal, fiz também o concurso da SEFAZ-PE, alcançando neste a 155ª colocação. Pretendo diminuir o ritmo, mas continuar estudando para um futuro concurso da SEFAZ-PI.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thais: Era mais caseira e não tinha a vida social muito agitada, mas buscava manter um equilíbrio, comparecendo aos eventos familiares e a algumas saídas com amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thais: Sim, eles entenderam e me apoiaram nessa jornada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thais: Especificamente para o concurso do ISS Fortaleza, somente após sair o edital, mas já fazia uma preparação pré-edital focada na área fiscal. Para manter a disciplina, procurava fazer o que estava ao meu alcance da melhor maneira possível.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thais: Utilizei majoritariamente cursos em PDF. Acredito que a principal vantagem é a economia de tempo e flexibilidade proporcionada em relação às aulas presenciais ou videoaulas. Além disso, os cursos em PDF são bem completos, com boa didática e questões para praticar. Utilizei videoaulas para estudar a teoria de algumas disciplinas específicas, como Exatas, Contabilidade e Português. Nessas disciplinas, por sua própria natureza, considero mais fácil de entender e assimilar por meio de explicações em vídeo. Em outras disciplinas, utilizava vídeos apenas pontualmente, para esclarecer dúvidas ou fixar melhor determinados conteúdos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thais: Por indicação de amigos concurseiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thais: Sim, com certeza! O material é de excelente qualidade, com ótima didática e várias ferramentas para auxiliar na aprendizagem. Tanto os PDFs como as videoaulas me ajudaram bastante. Também gostava de conferir alguns vídeos de Reta Final e Hora da Verdade no Youtube, que eram focados na banca.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thais: Contei com o apoio de uma consultoria especializada, que montava meu planejamento de estudos, organizando as tarefas semanais. Buscava alternar as disciplinas e fazia em média 3 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thais: No início da minha preparação, tentei começar a fazer meus próprios resumos, porém, percebi que isso consumia muito meu tempo e alguns estavam ficando bastante extensos. Então, comecei a utilizar resumos/mapas mentais prontos e buscava personalizá-los de acordo com a minha necessidade, fazendo grifos e anotações complementares, inclusive como forma de tornar o estudo mais ativo. Procurava fazer minhas revisões por meio desses resumos e, principalmente, pela resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thais: As questões são uma excelente ferramenta de fixação de conteúdo e revisão, ajudam a entender a forma de abordagem do conteúdo pelas bancas examinadoras e possibilitam mensurar seu desempenho e identificar seus pontos fracos, aprimorando o processo de aprendizagem. Não lembro exatamente quantas questões fiz ao longo da trajetória.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thais: Economia (que não caiu nesse concurso em específico) e Tecnologia da Informação. Procurava fazer uma leitura bastante atenta das aulas, assistir a vídeos para esclarecer melhor e fazer questões (sempre atenta aos comentários, que ajudavam demais).
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thais: Na semana que antecedeu a prova, busquei focar em matérias e assuntos que considerava de maior relevância, por meio da resolução de questões, leitura de resumos e lei seca. No dia pré-prova, acordei de madrugada (sem querer) e revisei alguns assuntos, mas, ao longo do dia, aproveitei para conhecer mais da cidade e passear.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thais: Normalmente, uma preparação bem feita para a prova objetiva já auxilia bastante nas discursivas, na medida em que os conhecimentos e conteúdos exigidos são os mesmos, com o diferencial da escrita. No meu caso, já tinha facilidade com redação, então não demandei muitas horas na minha preparação para a discursiva. Basicamente, assisti a vídeos com algumas dicas técnicas, conferi alguns temas prováveis e elaborei duas discursivas para treinar. Aconselho que, caso a pessoa tenha dificuldade com escrita, faça um curso específico, treine bastante e elabore o máximo de discursivas que puder para pegar o ritmo e ganhar mais segurança.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thais: ERROS: Perfeccionismo exacerbado, que atrasou bastante minha preparação, pois inicialmente demorava muito para avançar na teoria e perdia bastante tempo com a confecção de resumos.
ACERTOS: Manter a consciência de que estudar para a área fiscal era um projeto de longo prazo, focar na qualidade do estudo e procurar apoio para auxiliar no planejamento e organização dos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thais: Havia momentos de maior desânimo, mas nunca pensei em desistir. Sempre tive fé e acreditei que, se me esforçasse e me dedicasse o suficiente, conseguiria alcançar meus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thais: Mantenha a constância, o foco no propósito e procure dar o seu melhor nas condições de que dispõe. A qualidade com que você estuda é muito mais importante do que a quantidade de horas líquidas estudadas. O estudo com qualidade, consistência e na direção certa é o que trará resultados!