Aprovada no concurso ISS Cariacica
“Cheguei à conclusão de que tenho que tomar as rédeas da minha vida e correr atrás, ninguém fará isso por mim. Às vezes temos dificuldade de aceitar isso, vemos somente o palco das pessoas bem-sucedidas, mas nos esquecemos de conhecer seus bastidores (principalmente nessa era das redes sociais), aí acabamos nos frustrando quando descobrimos que nada é fácil nessa vida. Por esse motivo, você, que está começando agora, não olhe muito pro lado, tenha um método, confie nele, faça sua parte e a sua aprovação será somente questão de tempo”
Confira nossa entrevista com Suzana Gumiero, aprovada no concurso ISS Cariacica em 1º lugar no cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Suzana Gumiero: Sou formada em Engenharia Civil e no momento estou concluindo o curso de Administração. Tenho 24 anos e sou de Aracruz, cidade que fica interior do estado do Espírito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Suzana: Eu sempre tive vontade de passar em um concurso e me tornar funcionária pública pela estabilidade que isso poderia me dar, me possibilitando realizar inúmeros outros sonhos. Mas nunca tinha levado a sério esse objetivo: fiz várias provas durante a faculdade e não passei em nenhuma, ia sem estudar, achando que era “fácil”, além do mais não tinha foco, qualquer prova eu tentava, não entendia muito bem sobre as diversas áreas que existiam.
Então, quando terminei a faculdade, tomei a decisão de me dedicar a esse projeto. Eu já trabalhava na área de engenharia, mas decidi abrir mão do meu emprego naquele momento. Eu estava bastante desanimada com o mercado e vi isso como uma oportunidade de me dedicar integralmente aos estudos para concurso.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Suzana: Eu me dedicava integralmente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Suzana: Meu primeiro concurso da Área Fiscal foi o ISS Cariacica, no qual obtive a 1ª colocação dentre os aprovados.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Suzana: É indescritível, mas, sem dúvidas, vem o sentimento de que tudo valeu a pena! Um misto de gratidão e alegria!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Suzana: Eu tentei usar o bom senso, não deixava de sair ou estar com a família, namorado e amigos, mas tudo com moderação. Sempre fui muito consciente quanto a isso e sentia que precisava desses momentos também, para manter a saúde mental/emocional.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Suzana: Eu tenho namorado e moro com os meus pais e meu irmão. Todos super me apoiaram! A base que eles me deram foi fundamental. O principal apoio mesmo foi o emocional, minha mãe não trabalha fora, então ela estava o tempo todo comigo. Meu namorado era meu parceiro, sempre me levava nas provas e dava aquele suporte quando batia o desespero. E meu pai foi uma das pessoas que mais acreditou em mim. Enfim, só tenho a agradecer a eles!
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Suzana: Acredito que vale a pena sim! O principal aprendizado que tive nesse período de preparação foi que o conhecimento é construído aos poucos e a cada dia você vai subindo um degrau para chegar a sua aprovação. Talvez esse processo pode demorar tempo demais, até porque o edital não sai na hora que você quer, então acho muito válido fazer outras provas se você estiver na caminhada e surgir um edital afim. No meu caso, tenho como objetivo a SEFAZ-ES.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Suzana: Eu estudo pra área fiscal desde janeiro de 2019, mas, específico pro concurso de Cariacica, foi somente no pós-edital (2 meses, pois a prova foi em janeiro de 2020), claro que a bagagem que eu acumulei durante o ano foi fundamental.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Suzana: Sim, estudei de janeiro a novembro de 2019 sem edital. Eu tinha muito claro na mente que precisava passar por tudo aquilo pra chegar competitiva em qualquer prova, então me organizava e tentava cumprir meu planejamento. É claro que não era fácil, eu não podia ficar pensando muito, adiando… simplesmente fazia!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Suzana: Já acompanhava o Estratégia nas redes sociais. Quando decidi estudar pra concurso, meu primo me indicou vocês como referência em preparação para a área fiscal. Acatei o conselho!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Suzana: Na maior parte do tempo estudei pelos PDF’s, utilizava videoaulas somente quando tinha alguma dúvida pontual em determinada matéria. O PDF foi ideal, pois sentia que conseguia avançar mais com a matéria e fixar melhor o conteúdo, além de ter o material para revisar depois.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Suzana: Eu estudava por ciclo de estudos. No início eram só as matérias básicas, cerca de 6 (português, matemática, contabilidade, direito tributário, administrativo e constitucional). Minha carga horaria diária não passava de 6h líquidas, fazendo cerca de 1h casa matéria. E estudava de segunda a sexta. No início tive muita dificuldade pra manter a constância no estudo.
Com o passar do tempo fui terminando as matérias básicas e incluindo outras como auditoria, direito empresarial, direito civil e informática. Utilizava o método de revisão de 24h, 7d, 30d, 90d. Nas duas primeiras revisões relia os grifos e nas duas seguintes fazia questões, se fosse o caso eu voltava no material de revisão para ver o que estava errando. Após concluir praticamente todas as matérias focava somente na resolução de exercícios e na leitura da lei seca.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Suzana: Tive muita dificuldade com contabilidade, confesso que muitas coisas eu só fui entender no pós-edital. Para tentar superar eu fazia e refazia questões, anotava o que estava errando, repetia… tentando fazer com que meu cérebro de alguma forma aceitasse aquilo rsrs.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Suzana: No começo do pós-edital eu fazia 8h líquidas/dia, com descanso no domingo à tarde, mas não consegui manter por muito tempo essa rotina. Então fui desacelerando aos poucos e na semana da prova fazia no máximo 6h/dia. Na véspera eu dei uma última revisada em pontos de decoreba ou nos quais eu tinha mais dificuldade, mas nada exaustivo.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Suzana: Não acho que houve um erro que impactou de forma expressiva, até porque consegui ser aprovada, mas no caminho tive/tenho pequenas falhas que ainda tento corrigir, como por exemplo: excesso de distrações durante o estudo, negligência de atividade física, etc. Como tenho o dia todo livre, acabo procrastinando um pouco.
Um dos principais acertos considero o fato de ter procurado depoimentos de aprovados antes e durante a minha preparação, pois isso me ajudou muito a traçar meu método de estudos, pois fui adaptando o que dava certo pra mim.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Suzana: O mais difícil pra mim é a incerteza. Nessa caminhada de concurseiro nós não temos previsibilidade de nada. E eu sou ansiosa por natureza, então tive que aprender a lidar com isso. Não cheguei a pensar em desistir não, mas em muitos momentos desanimei, chorei, achei que minha hora nunca fosse chegar, parecia impossível!
A concorrência e o nível de preparação dos outros candidatos me assustavam muito. Quando percebi que se ficasse olhando pro lado ou pra trás eu perdia tempo, deixei de fazer comparações e de pensar “e se…” e passei a fazer a minha parte, deixando que Deus cuidasse do restante!
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Suzana: Saber que não era por acaso que eu estava nesse caminho e que foi escolha minha e de mais ninguém, ou seja, eu era a única responsável pela minha aprovação. Por isso decidi ir até o fim, pois algo muito melhor me aguardava! A confiança que minha família depositou em mim, os planos que eu tinha pra minha vida e o que eu queria construir a partir dessa oportunidade, me mantinham firmes no propósito de ser aprovada!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Suzana: Eu costumo dizer que a preparação para concurso público é uma maratona, só vencem os que passam por todo o processo. Eu posso dizer com certeza: a pessoa que eu sou hoje não é a mesma de quando eu comecei a estudar. Digo isso quanto a crescimento pessoal mesmo.
Cheguei à conclusão de que tenho que tomar as rédeas da minha vida e correr atrás, ninguém fará isso por mim. Às vezes temos dificuldade de aceitar isso, vemos somente o palco das pessoas bem-sucedidas, mas nos esquecemos de conhecer seus bastidores (principalmente nessa era das redes sociais), aí acabamos nos frustrando quando descobrimos que nada é fácil nessa vida. Por esse motivo, você, que está começando agora, não olhe muito pro lado, tenha um método, confie nele, faça sua parte e a sua aprovação será somente questão de tempo!
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação? Mande um e-mail para: [email protected]