Aprovada em 2° lugar para Analista no concurso IPSEMG
Concursos Públicos“Pensar no motivo pelo qual almejamos a vaga no concurso é um dos principais pontos. Quando a gente tem um objetivo na vida, temos que correr atrás para conseguir alcançar […]”
Confira nossa entrevista com Bruna Da Silva Pinto Pinheiro Vieira, aprovada em 2° lugar no concurso da IPSEMG para o cargo de Analista – Fisioterapia Respiratória Intensiva – Pediatria:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Bruna Da Silva Pinto Pinheiro Vieira: Sou fisioterapeuta, tenho 36 anos, nascida em Belo Horizonte – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruna: Como minha jornada de trabalho não ocupa todo meu tempo (sou concursada no hospital das clínicas da UFMG/EBSERH), decidi focar o restante do meu dia nos estudos. Como não tinha nenhum concurso em mente, comecei a estudar português, disciplina exigida na maioria dos concursos públicos. Depois de um tempo estudando, vi o edital do concurso do IPSEMG e resolvi tentar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Bruna: Trabalhava e estudava. Trabalhava no período da manhã e organizava meus estudos a partir das 15 horas. Estudava em torno de 3 horas por dia. Tudo é uma questão de organização e foco. As aulas do Estratégia me ajudaram bastante, principalmente as videoaulas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Bruna: Concurso da EBSERH/UFMG, onde trabalho atualmente. Já fui aprovada no IPSEMG 2014 e Hospital Municipal Odilon Behrens 2018. Pretendo continuar estudando não só para concursos da minha área “Fisioterapeuta”, mas para qualquer outra que eu possa tentar, seja nível técnico ou nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Bruna: Minha vida social não mudou muito, mas tive que abrir mão de algumas coisas, como a academia. Fiquei sem malhar durante o período de estudo. Quando conseguia, fazia algumas caminhadas apenas. Continuei trabalhando normalmente nos finais de semana e encontrando com família e amigos. Meu foco maior era durante a semana. Quando conseguia, estudava no final do domingo também.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Bruna: Perdi a academia, mas mantive meus encontros com a família e os amigos nos finais de semana.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Bruna: Desde Abril de 2023, foram 4 meses. Chegava do trabalho, descansava um pouco e já organizava a mesa de estudo. Assistia as videoaulas selecionadas para o dia (selecionava poucas) e tentava cumprir com o programado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Bruna: Videoaulas e cursos em PDF. Quando tinha mais tempo, assistia as videoaulas, pois prefiro prestar atenção no professor e na aula do que ter que ler e aprender sozinha. Adorei as videoaulas, achei prático e rápido, funcionou bem para mim. Quando não tinha muito tempo, lia a matéria no PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruna: Um amigo que já estudava para concursos comentou sobre o “Estratégia Concursos”, sobre a formação dos professores e qualidade dos materiais. Quando pesquisei na internet, vi que era o melhor cursinho mesmo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Bruna: Estudei apenas português. Estudava em torno de 3 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Bruna: Sempre faço resumos e anoto a aula da professora.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Bruna: Fazia as questões propostas durante as videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bruna: Li todo o caderno na semana antes da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bruna: Acertos – Comprar o pacote de aula no Estratégia e organizar uma rotina de estudos.
Erros – Deixar o celular próximo na hora dos estudos. O melhor é deixa-lo em outro cômodo da casa e focar o máximo, sem distrações.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Bruna: Como penso no estudo a longo prazo, não pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: Pensar no motivo pelo qual almejamos a vaga no concurso é um dos principais pontos. Quando a gente tem um objetivo na vida, temos que correr atrás para conseguir alcançar. Pode demorar um pouco, mas organizando uma rotina de estudos e mantendo o foco, uma hora conseguimos atingir o nosso objetivo. Quando as pessoas falam assim, pode parecer muito distante da gente, mas não está. O básico “estudo, foco e disciplina” funciona muito bem.