
“Eu aconselharia a não desistir de seus sonhos e objetivos. Por mais difícil que seja a caminhada rumo à aprovação, quando você vê seu nome no Diário Oficial tudo vale a pena, é uma sensação indescritível.”
Confira nossa entrevista com Erica Luppi Tofoli da Silva, aprovada em 5° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – São José do Rio Preto (SP):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Erica Luppi Tofoli da Silva: Sou formada em Matemática (Licenciatura) pela Unesp, tenho 33 anos e sou de Olímpia interior de São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Erica: Sempre tive apoio da minha família para prestar concursos e quando me formei já pensava em fazer provas na área da Educação que era minha formação. Porém, não me identifiquei como professora de ensino fundamental e médio e buscava alguma outra profissão. Foi quando uma conhecida, que prestava vários concursos, me falou que teria um concurso da Secretaria da Fazenda de São Paulo, fiz a inscrição e fui fazer a prova praticamente sem estudar. Claro que não passei nem perto mais consegui perceber que se eu estudasse e me dedicasse eu conseguiria a aprovação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Erica: No começo fiquei um tempo apenas estudando. Porém, na maior parte do tempo estudava e trabalhava. Para conciliar sempre foi um verdadeiro quebra-cabeça, sempre me lembrando que precisava de muito foco e determinação para atingir o objetivo principal e que não dispunha de muitas horas para me dedicar aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Erica: Já fui aprovada nos concursos:
2014 – Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário Novo – cadastro de reserva;
2014 – Empresa Pública Municipal – PRODEM – Telefonista/Recepcionista – 1ª lugar;
2014 – Prefeitura Municipal de Olímpia – Técnico em Administração – 2º lugar; (cargo que tomei posse em 2015);
2015 – TJ/SP – Escrevente Técnico Judiciário 8ª região – (não fiz a segunda fase);
2021 – TJ/SP – Escrevente Técnico Judiciário 8ª região – 65º lugar (cadastro de reserva);
2022 – INSS – Técnico do Seguro Social São José do Rio Preto – 5º lugar
Pretendo sim continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Erica: Nunca tive uma vida social muito agitada e quando comecei a estudar ficou ainda mais limitada. Saía apenas em momentos programados em minha semana de estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Erica: Minha família sempre apoiou a minha caminhada de concurseira, sempre confiantes. Meu marido entendeu que eu tinha minhas horas de estudo e sempre me incentivou a estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Erica: Após conseguir a aprovação no TJ/SP-2021, senti necessidade de continuar estudando e como falava-se sobre o concurso do INSS decidi focar nele, pois eu já havia estudado para o de 2016. Foram 11 meses de estudo direcionado. Para manter a disciplina eu seguia uma programação que ia desde estudo, atividade física até alimentação saudável.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Erica: Para o concurso do INSS utilizei a Mentoria INSS – Esquadrão de Elite (108 pontos) em que assistia as videoaulas e INSS Pacotaço do Estratégia em que utilizando a Trilha como base, fazia o estudo do material em PDF e exercícios do Sistema de Questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Erica: Conheci o Estratégia através de professores que eu já seguia nas redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Erica: Antes de conhecer o Estratégia já havia estudado por dois outros Cursos. No primeiro as videoaulas eram muito enroladas e o não havia um material em PDF. No segundo as videoaulas atendiam minha expectativa, porém o material em PDF não se compara ao do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Erica: Sim, foi uma diferença bem relevante na minha preparação. Eu tinha estudado por uns três anos com outros cursos e tinha conseguido algumas aprovações (cadastro de reserva e concursos municipais) e depois fiquei uns quatro anos praticamente sem estudar. Em 2021 decidi estudar para o TJ/SP no dia em que saiu o edital e escolhi o Estratégia. Em três meses de estudo fui aprovada em cadastro de reserva e mais onze meses em 5º lugar no INSS.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Erica: Eu seguia as orientações da Trilha Estratégica e estudava em média 3 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Erica: As revisões eu fazia lendo os resumos dos PDFs e nos finais de semana costumava fazer os Simulados e após analisava os meus erros.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Erica: Os exercícios são fundamentais, pois é a ferramenta para medir o nosso aprendizado. Não consigo contabilizar quantos exercícios realizei, mais foram muitos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Erica: A disciplina em que sempre tive mais dificuldades sempre foi Português. Para superar essa dificuldade eu complementava meus estudos com videoaulas e a aula da Hora da Verdade foi fundamental na última aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Erica: Terminei a trilha uma semana antes da prova e na última semana tirei licença prêmio no município e fiquei dedicada apenas aos estudos, lendo os resumos, com ênfase nos pontos que ainda tinha dificuldade e memorizando os pontos importantes. Assisti a Revisão de Véspera do Esquadrão, que ocorreu no meio da semana e acompanhava ainda as aulas da Hora da Verdade. No dia anterior à prova acompanhei a Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erica: O principal erro foi, no começo, estudar apenas com videoaulas. O principal acerto foi ter escolhido o melhor material de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Erica: Sim, pensei em desistir várias vezes. Porém eu pensava que já tinha ido tão longe e não podia parar e jogar tudo fora, precisava seguir, alcançar meu objetivo. E é claro que com o apoio do meu marido e da minha mãe eu conseguia sempre seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Erica: Eu aconselharia a não desistir de seus sonhos e objetivos. Por mais difícil que seja a caminhada rumo à aprovação, quando você vê seu nome no Diário Oficial tudo vale a pena, é uma sensação indescritível.