Aprovada no Concurso IFSP
“Independente do seu método do estudo, o material do Estratégia é muito versátil e com certeza se encaixará nas suas necessidades. Ele é completo e contemplará seu edital, basta fazer a sua parte para chegar na prova, detonar e mudar de vida! Vale a pena!”.
Confira nossa entrevista com a Fabiana Gianelli, aprovada em 1º lugar no concurso do Instituto Federal de São Paulo para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Fabiana Gianelli: Sou formada em Ciências Contábeis pela USP. Tenho 27 anos e sou de São Caetano do Sul – SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabiana: Começou como incentivo familiar por parte dos meus pais e minha irmã, principalmente após meu pai ingressar no serviço público. Escolhi fazer Contabilidade já pensando em prestar concursos. Passei a faculdade amadurecendo essa ideia e quando trabalhei na iniciativa privada tive certeza de que queria seguir carreira pública.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Fabiana: Durante toda minha preparação eu trabalhava e estudava. É um grande desafio vencer o cansaço e organizar os horários. Eu me esforcei em fazer um pouco por dia, como se fosse um segundo trabalho mesmo, estudava entre 3h e 4h líquidas por dia e depois descansava. Aproveitava os finais de semana para estudar também.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Fabiana: Sou adepta do concurso escada. Comecei prestando concursos de nível médio para que eu pudesse me tornar servidora pública logo, e assim, ter mais segurança e tranquilidade em buscar novos objetivos. Fui aprovada nos concursos do Metrô – SP e no de técnico administrativo da Unifesp, também em alguns outros de nível médio no cadastro de reserva.
Já trabalhando na Unifesp, passei no concurso de Contador do IFSP em 1º lugar, cargo que ocupo atualmente.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Fabiana: Fiz a prova de Contador do IFSP com muita tranquilidade, pois tinha visto todo conteúdo específico do edital pelo Pacote do Estratégia e parece que o curso do Professor Gilmar Possati foi feito na medida para a prova, tudo o que estudei estava lá, foi uma prova muito boa de se fazer. Mesmo assim, não sabia se teria chances, pois havia apenas uma vaga!
Quando acordei, no dia em que saiu o resultado, meus pais estavam comemorando, pois já tinham visto que fiquei em primeiro lugar. Fiquei muito emocionada, nunca imaginei passar em um concurso de uma vaga. Logo em seguida, minha irmã e meu namorado ligaram para comemorar também, foi uma sensação muito gratificante.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Fabiana: Sou uma pessoa mais caseira no geral. Durante a preparação mantive meu estilo de vida: aos finais de semana saia com meu namorado, continuei indo ao cinema, encontrando meus amigos, passeando com minha família. Acredito que o lazer e convívio social ajudaram a aliviar a mente durante os estudos e trabalho.
Estratégia: Você mora com seus pais? Sua família sempre entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Fabiana: Sim, moro com meus pais. Todos sempre me apoiaram muito, inclusive minha irmã. Somos muito unidos e sempre tive o incentivo incondicional de todos para estudar para concursos, e trilhar meu caminho. Esse apoio vem desde criança com o estímulo à leitura, o apoio nos estudos, o encorajamento, além da compreensão e o carinho constante.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Fabiana: Acho que vale tanto a pena que escolhi esse caminho. É algo muito pessoal, pois depende da condição financeira, dos interesses e da forma de lidar com essa jornada dos concursos.
Eu sou muito feliz por ter seguido nessa direção, tive a tranquilidade em prosseguir nos estudos com menos pressão e maior segurança (financeira e psicológica). Comecei por um concurso de nível médio, agora um de nível superior na minha área de formação e pretendo, por fim, ser aprovada como auditora na área de controle.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Fabiana: Meu estudo para o concurso de Contador do IFSP foi no pós-edital e durou cerca de três meses.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Fabiana: Sim. Quando voltei a estudar para alcançar algo melhor, estudava as matérias básicas: Contabilidade Geral, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Português e Raciocínio Lógico. Poucas semanas após começar a estudar, saiu o edital do IFSP e direcionei meus estudos a ele. Com o edital foi mais fácil manter a motivação e a constância, já que haveria uma prova a ser feita em breve.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabiana: A primeira vez em que ouvi falar sobre o Estratégia foi em meados de 2013, quando meu pai comentou comigo que alguns colegas de trabalho ingressantes do concurso do ICMS-SP haviam estudado pelo Estratégia Concursos. Desde então, acompanhei o Estratégia e não tive dúvida em escolhê-lo para minha preparação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Fabiana: Estudei exclusivamente pelo Pacote do Estratégia para o pós-edital do concurso. Devido ao tempo que teria até a prova, estudei somente pelos PDFs, o que foi mais do que suficiente para adquirir bagagem para realizar a prova.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Fabiana: Para estudar todas as matérias até a prova, resolvi priorizar as específicas que possuíam peso 2, mas sem deixar de lado as de conhecimentos gerais. Foram 10 disciplinas abordadas pelo edital, sendo 5 de peso 1, e 5 de peso 2. Dentro da minha carga horária diária de estudos (3 a 4h líquidas) rodava as matérias a cada 1h, 1h30 para que os estudos fluíssem melhor.
Não fiz nenhum resumo, pois a prioridade era esgotar o máximo de conteúdo através da leitura dos PDFs, grifando-os para posterior revisão nas vésperas da prova. Acabei fazendo apenas os exercícios do PDF de cada aula, já que o foco maior foi na leitura e releitura da teoria.
Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Fabiana: Sempre gostei muito de exatas e números, então minha maior dificuldade era em Direito Constitucional e principalmente Direito Administrativo. Acredito que o fato de ingressar no serviço público e vivenciar tudo aquilo na prática teve grande peso na melhora da compreensão da matéria. A leitura do material do Estratégia também foi muito importante para melhorar a absorção.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Fabiana: Na semana que antecedeu a prova, eu fiz um “intensivão” e optei por revisar com muita atenção todos os conteúdos que tinham peso 2 (específicos), mantendo a mesma carga horária. Na véspera, priorizei a leitura de todos os grifos e fiz uma revisão geral, me senti mais segura dessa forma por achar que o conteúdo estaria mais “fresco” em minha mente na hora da prova e acabou funcionando.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Fabiana: Acredito que é fundamental construir uma base sólida em disciplinas que costumam cair em quase todos os concursos, talvez esse é o ponto em que devo melhorar até para os próximos concursos que demandam estudo de médio a longo prazo, ter paciência e persistir na construção desse conhecimento antes do edital.
Como acerto posso considerar a constância, o importante era fazer, mesmo que pouco por dia. Além da tranquilidade que tive em todo o processo, inclusive no momento da prova. Manter a calma ajudou muito a executar a prova com sucesso e colocar em prática todo o conteúdo aprendido através do material do Estratégia.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Fabiana: Mais difícil foi ter a coragem de me preparar e fazer a prova sabendo que havia apenas uma vaga para o cargo. Cheguei a pensar em nem prestar, diante da incerteza e insegurança em ser aprovada. O que me fez seguir foi justamente a vontade em melhorar de vida e o fato de já ter uma garantia. Fui com muita tranquilidade, pois, na pior das hipóteses, tudo aquilo serviria de bagagem para futuras provas e novas tentativas, pois persistiria até alcançar êxito.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Fabiana: Queria muito progredir, subir mais um degrau em minha carreira, ocupar um cargo em que pudesse trabalhar na minha área de formação dentro do serviço público e ter uma vida melhor.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabiana: Passar em concurso público traz inúmeros benefícios. Há a realização no aspecto profissional, pois é muito recompensador trabalhar com o que gosta e em prol da sociedade. Proporciona tranquilidade para continuar na jornada dos estudos para outras aprovações.
Há também a satisfação pessoal, posso dizer que é muito gratificante a sensação de que é capaz de ir além do que se imagina, faz bem para autoestima. Conheci meu namorado através dos concursos, tenho amigos muito queridos que ganhei nessa trajetória, conquistei alguns sonhos, superei barreiras, vivenciei e aprendi muita coisa nos cargos que ocupei, e ainda participei do Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos, onde comemorei muito, conheci pessoas maravilhosas da equipe e pude agradecer pessoalmente os professores que foram fundamentais para minha aprovação.
Independente do seu método do estudo, o material do Estratégia é muito versátil e com certeza se encaixará nas suas necessidades. Ele é completo e contemplará seu edital, basta fazer a sua parte para chegar na prova, detonar e mudar de vida! Vale a pena!