Aprovado em 1° lugar no concurso IFBA para o cargo de Técnico em Enfermagem
Concursos Públicos
“[…] Para isso, busque se aperfeiçoar nos estudos, que uma hora consegue. O Concurso não é para quem é mais inteligente e sim para quem persevera e não desiste.”
Confira nossa entrevista com Victor Alves Serafim, aprovado em 1° lugar no concurso IFBA para o cargo de Técnico em Enfermagem:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Victor Alves Serafim: Sou Victor Alves Serafim, tenho 21 anos, fiz o ensino médio-técnico profissionalizante de técnico em enfermagem e estudei a maior parte da vida em escola pública. Nasci e vivo na cidade de Senhor do Bonfim, interior da Bahia. Venho de uma família de baixa renda, moro somente com a minha mãe, atualmente servidora pública municipal, mas graças ao trabalho dela sempre tivemos o que precisávamos. Além do mais, o próprio exemplo dela mostrou como valia a pena fazer concursos públicos. Depois de ter finalizado minha formação no meio de uma pandemia, ao mesmo tempo que passei em uma universidade pública, já possuía o ensejo de prestar concursos, pelas provas que tinha feito por experiência e estava consciente também da realidade do mundo de trabalho com vagas escassas e pouca estabilidade. Em 2022 mergulhei totalmente nos concursos, planejei a rotina de estudo e investi todo tempo, economias e energia, além de ter feito muitos sacrifícios.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Victor: Ter finalizado o ensino médio com um curso e iniciado à universidade, não trouxe-me garantia de ingresso ao mercado de trabalho. Então, uma das soluções foi recorrer aos concursos públicos. Eu estava desempregado e tinha começado a faculdade de enfermagem na cidade de Petrolina (PE), mas com o tempo se tornou inviável, por conta da minha situação financeira. Por isso, deixei o ensino superior e decidi de vez, dedicar-me totalmente a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Victor: Não trabalhei durante 1 ano, foquei apenas nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Victor: Eu já tinha me classificado para CBMBA em 2019 em 38°, guarda municipal de Jacobina em 55°, mas não passei para as etapas seguintes. Mais recentemente classificado na objetiva e discursiva, para CBMBA, ainda a espera do resultado final. Apesar de ter sido aprovado no IFBA e classificado no CBMBA, pretendo continuar a estudar, mesmo porque estou começando agora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Victor: Nesse período que foi muito difícil para mim, porque ainda não tinha nenhuma certeza do futuro, decidi eliminar as distrações e dar prioridade ao que era mais importante no momento, mas mesmo assim manter o equilíbrio foi essencial, sair às vezes com amigos ajudou a preservar a saúde mental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Victor: No começo houve um certo estranhamento, por ter deixado a faculdade e sem saber se aprovaria em algum concurso. Mas quando comecei a demonstrar alguns resultados, tive total apoio para continuar, por meio de incentivo de familiares.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Victor: Estudei por 6 meses com Estratégia Concursos solidário, para as matérias principais, antes de passar no IFBA. Para manter a disciplina montei um cronograma de estudos e uma rotina fixa, estudava de domingo a sexta, com descanso nos sábados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Victor: Utilizei os PDF’s do Estratégia, depois da leitura e estudo do material, assistia às vídeoaulas da plataforma(velocidade 2X) ao mesmo tempo que anotava os pontos principais. Esse rascunho servia para revisar o conteúdo mais tarde. Terminado de estudar a teoria, realizava uma pequena revisão com os resumos e resolvia as questões do material. Só vi vantagem com as aulas online por economizar tempo e ir direto ao ponto, os PDF abordam o assunto com eficiência e os professores são bem capacitados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Victor: Só foi depois de um tempo estudando com a constituição, apostilas e vídeos antigos de vários cursos, percebi que tinha que procurar um material de qualidade para melhorar a forma de preparação e que ao mesmo tempo estivesse ao meu alcance. Então, por meio de pesquisa na internet encontrei o Estratégia solidário e por indicação do amigo Geferson, (aprovado na Polícia Civil Bahia) que usou também o Estratégia. A partir de então, foi o que deu um melhor suporte.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Victor: Sim, o que incomodava era a superficialidade da abordagem, algumas apostilas, resumia e outras vezes não atingia o ponto mais importante ou que é mais cobrado em provas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Victor: Fiz bombeiro militar em 2019, classifiquei na objetiva. Uma das primeiras experiências.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Victor: A diferença foi grande, agora pude aprender realmente o conteúdo de forma clara e estratégica para as provas, com professores que conhecem a fundo os métodos para se dar bem. Todo material PDF, resumos, mapas mentais, aulas são de ótima qualidade. Aprendi de forma fluida, não foi apenas “decoreba”.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Victor: Numa planilha planejei o que iria estudar todos os dias na semana, o prazo para terminar cada tema e o edital. Estudei 4 matérias diferentes no mesmo dia, na qual alternavam a cada 1 dia. Estudava de 3 a 5 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Victor: Após o final do estudo, no final da semana e antes de resolver questões. Além de resolver muitas questões, faziam também simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Victor: É nos exercícios que você vai saber o que está errando e o que precisa revisar, mostra o seu domínio no assunto. Foram tantas questões que não me lembro de quantas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Victor: Tive um pouco de dificuldade em informática, por isso além de estudar o conteúdo, procurava testar a teoria com a prática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Victor: Busquei rever os tópicos que tinha mais dificuldade, e concentrei-me nas questões, mas não exagerei, tirei descanso dias antes da prova. Também no pré-prova, visei o cuidado emocional e mental, com meditação por exemplo. No entanto, que cheguei para fazer a prova tranquilo e confiante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Victor: Além de estudar português, praticar, eu comecei fazendo uma redação toda semana, logo estava escrevendo uma por dia. Como também corrigi-las. Ler bastante também ajuda a desenvolver o senso crítico e a escrita, principalmente livros de repertório, clássicos e entre outros, não somente à apostila.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Victor: Meus principais erros foi ter me acomodado às vezes, o que resultou em procrastinação, não ter atenção em algumas matérias que custou pontos. Acertos, foi buscar o desafio com intuito de melhorar sempre, ter focado nos objetivos e não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Victor: Não pensei em desistir, por estar no começo sabia que seria difícil e estava no caminho certo. Assim, talvez se não tivesse êxito até 2023, buscaria alternativas para eu me manter financeiramente e continuar a estudar até ter algum resultado. Mas graças a Jeová Deus, todos os esforços estão e serão recompensados.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Victor: Que não abandonem esse desejo, persistam mesmo com as muitas dificuldades, mesmo que estejam no começo -como eu- a aprovação pode estar à espreita, mesmo que demore vai chegar. Para isso, busquem se aperfeiçoar nos estudos, que uma hora consegue. O Concurso não é para quem é mais inteligente e sim para quem persevera e não desiste.