Aprovado em 1° lugar para Engenheiro de Segurança do Trabalho no concurso IFBA
Concursos Públicos
“O conselho que eu posso dar é que antes de você começar a estudar tenha um planejamento de que tipo de concurso e cargo irá prestar, pois é o pontapé inicial para não sair “atirando” para tudo que é lado […]”
Confira nossa entrevista com Titto Soares Santos Brasil Sousa, aprovado em 1° lugar no concurso IFBA para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Titto Soares Santos Brasil Sousa: Tenho 37 anos, nasci em Salvador – BA, mas hoje resido em Aracaju – SE. Sou formado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe e tenho especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Salvador (UNIFACS).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Titto: Pela insegurança que eu tinha no meu antigo emprego. Trabalhava como Coordenador Censitário de Subárea pelo IBGE, na cidade de Cachoeira – BA, meu vínculo era por contrato temporário e estava buscando um vínculo efetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Titto: Depois do meu último contrato decidi que iria focar só em concursos. Eu não trabalhava, mas tenho uma filha de 2 anos e é mais cansativo que qualquer trabalho, rs. Minha filha estuda pela tarde e acorda normalmente às 8 da manhã. Eu acordava às 6:00 e 6:30 começava a estudar até ela acordar. Depois que ela acordava, dava uma pausa nos estudos e cuidava dela até ir para o colégio e retomava os estudos logo em seguida. Dava uma pausa às 16 horas para praticar corrida e no retorno ficava até umas 22:30, todos os dias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Titto: Para o cargo de Coordenador Censitário de Subárea – IBGE, fiquei em primeiro colocado na cidade de Cachoeira – BA;
Para o cargo de Engenharia de Segurança do Trabalho, fiquei em primeiro colocado no concurso do IFBA e em décimo quarto no TRT – BA, ambos já homologados no Diário Oficial da União.
Sim, pretendo continuar estudando, não pode parar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Titto: Eu só saia de casa realmente para levar minha filha para o colégio e praticar corrida. Dei uma segurada na saída com a família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Titto: Minha esposa sempre foi minha parceira e ela me dava todo o apoio, não deixava que nada tirasse minha concentração. Depois que minha filha voltava do colégio, ela ficava maior tempo possível com ela e me deixava tranquilo só para estudar. Sobre os amigos, contei poucos que estava estudando para concurso e eles também me apoiaram e só falavam comigo por rede social.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Titto: Levei cerca de 4 meses estudando. Para manter a disciplina eu tinha um plano de estudos estabelecido e metas a cumprir até o dia do certame. Quando o dia não saia como planejado aumentava as horas de estudo do outro dia para continuar no plano.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Titto: Olha, cerca de 95% do meu estudo foi em PDF, acredito que assimilo melhor o assunto. Só quando estava cansado de ler iria para as videoaulas.
Acredito que todas as ferramentas têm suas vantagens e desvantagens, para mim, que normalmente estudava por PDF, percebia que o assunto fluía com mais clareza. E a principal desvantagem é que eu gostava de imprimir as páginas para ler, pois me canso rapidamente lendo no computador e eu imprimi muito rsrs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Titto: Nos comerciais do Youtube e indicações de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Titto: Sim. Não sentia segurança no material em PDF, achava que faltava alguma coisa e não percebia preocupação com a atualização dos assuntos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Titto: Não cheguei a prestar concurso com outros materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Titto: Vejo que o material do Estratégia além de ser muito organizado é constantemente atualizado, principalmente na segurança do trabalho em que as normas regulamentadoras são invariavelmente modificadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Titto: Dividia meu dia em 3 matérias, mesclava entre teoria e exercícios. Quando terminava determinado assunto, tentava fazer logo os exercícios antes de passar para o próximo assunto. Não cheguei a fazer uma análise de horas líquidas, mas acredito que entre 4 e 5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Titto: Tentava tirar 30 minutos do dia para revisar o que estudei no dia anterior. Normalmente reviso os exercícios já realizados e as anotações feitas. Eu não sou muito de fazer simulados, mas resolvia as provas anteriores. Costumo fazer resumos no caderno e revejo sempre para continuamente atualizar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Titto: Para mim é o ponto chave de uma boa preparação. Eu só conseguia me medir fazendo muitos exercícios. Eu fiz simplesmente todos os exercícios de todos os PDFs, acrescentava em sites de questões e provas anteriores. Acredito, por alto, que eu fiz mais de 2000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Titto: As disciplinas que eu tenho mais dificuldade são: Português e Regimento Interno. Estudava Português basicamente por questões, olhava as questões comentadas e montava meu resumo. Já o Regimento Interno era muita leitura e exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Titto: Na semana que antecedeu a prova, eu revisava tudo de todas as matérias e no pré-prova, eu pegava os resumos onde tinham tabelas com dados de pura decoreba, olhava os mnemônicos realizados e pensamento positivo que eu fiz o meu melhor.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Titto: Como qualquer outra disciplina, tem de ler e exercitar bastante. Fazia entre uma e duas redações por semana. Aconselho primeiramente entender como a banca gosta de cobrar e os critérios para a correção da discursiva e depois é praticar, não tem jeito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Titto: É sempre um processo de construção, a forma que eu estou estudando tem me dado resultado, mas eu sei que posso melhorar e muito e o meu maior desafio é melhorar minha ansiedade, isso me atrapalha bastante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Titto: Sim, algumas vezes, principalmente quando achava que não iria conseguir vencer todos os assuntos do edital, porém o que me dava motivação para seguir é ver que o meu esforço poderia resultar em uma vida melhor para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Titto: O conselho que eu posso dar é que antes de você começar a estudar tenha um planejamento de que tipo de concurso e cargo irá prestar, pois é o pontapé inicial para não sair “atirando” para tudo que é lado. Depois tenha um ótimo material, pois é ele, junto com seu esforço, que irão fazer você chegar lá. Por fim, acredite em você, faça a sua parte, estude com afinco e disciplina e seja perseverante. Pense que é um processo de construção e que o resultado é fruto do seu treinamento e aproveitamento e seja grato todos dias.