Aprovado em 62° lugar para Assistente em Administração no concurso IFBA
Concursos Públicos
“Quer um conselho?! Adquira já o Estratégia Concursos! Estudando pelo Estratégia você vai mudar de vida! Pode até levar tempo, mas uma hora vai chegar, tenha certeza disso, não pare e acredite em você e em seus estudos!”
Confira nossa entrevista com Leandro Freire Albuquerque de Oliveira, aprovado em 62° lugar no concurso IFBA para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leandro Freire Albuquerque de Oliveira: Sou formado em Tecnólogo em Gestão de RH e Bacharel em Direito; tenho 32 anos e sou natural de Gararu-SE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leandro: Busca por um emprego, estabilidade e salario.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Leandro: Sim, sempre. Conciliar trabalho e estudos não é uma tarefa fácil, mas eu sempre procurava manter alguma leitura nos intervalos ou durante o percurso (trabalho/casa e vice-versa). Creio que aqueles 15 a 30 minutos de leitura são válidos para nosso conhecimento. E em todos os ambientes de trabalho por onde passei sempre fui incentivado a estudar, o ambiente ajudava de uma certa maneira, então nunca tive problemas quanto a conciliar o trabalho com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Leandro: Fui aprovado no atual emprego (Assistente Administrativo, 2º lugar, na Prefeitura Municipal de Nossa Senhora de Lourdes – Sergipe); e agora, neste último Concurso do IFBA no cargo de TAE, 62º. Sim, continuar estudando sempre!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leandro: Minha vida social posso afirmar que ainda é bem tranquila quanto a questão de preparação para concursos. Levo uma vida normal, saio com amigos, convivo com familiares, viajo, vou a festas, etc etc. Penso que com planejamento da para aproveitar tudo: estudos, família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Leandro: Para falar a verdade, foi uma decisão pessoal, a minha família nunca foi muito de incentivar os meus estudos para concurso, nem também de palpitar ou algo do tipo, mas eles entendem e hoje apoiam mais que antes. E quanto aos amigos, para mim não interessa muito o apoio ou não deles, estou buscando algo melhor para minha vida e dou o conselho pra fazerem o mesmo rsrs.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leandro: Para o último concurso estudei direcionado por uns 90 dias! A disciplina eu conseguia manter com muito planejamento e a busca sempre por um emprego melhor.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leandro: Utilizei os PDFs do Estratégia e um ou outro livro para complementar, pois por apresentar um material completo, com teoria e questões, os PDFs do Estratégia se tornam uma ferramenta prática para o estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Na internet mesmo, procurando sempre por material de qualidade e assim conheci o Estratégia!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Leandro: Já utilizei material de diversos cursos, desde PDFs, videoaulas, apostilas impressas, etc., e o que mais incomodava era o fato de sempre achar que algo estava faltando, seja em um PDF incompleto, ou uma didática de um professor da qual não gostava. Hoje, posso afirmar, não troco o Estratégia por nada, lá tem tudo o que o concurseiro precisa!
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Leandro: Sim, já fiz vários concursos com diversos matérias que não foram o Estratégia! Nunca fui aprovado, mas acredito que toda essa bagagem tenha ajudado e feito alguma diferença nessa última aprovação (como fez na minha aprovação no meu atual emprego)! O Estratégia veio para dar assim um aumento na qualidade do estudo, além das variedades de ferramentas que apresenta.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Leandro: Sim, senti uma diferença na preparação, principalmente quanto o estudo pelos PDFs, pois gosto da teoria apresentada como também as questões comentadas!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leandro: Para esse último concurso foi até um plano de estudos simples devido ser poucas disciplinas, conseguia estudar 3 matérias por dia, mas não mais que 5h líquidas de estudo, como também complementava com diversas questões (Caderno de Questões do Estratégia).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leandro: As revisões eram feitas sempre respondendo questões do conteúdo estudado. Na semana, separava um dia para somente resolver questões de determinado assunto que foi estudado, e assim fazia com todas disciplinas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Leandro: Exercícios é uma forma de treinar, revisar e testar o aluno! Não recordo quantas questões já resolvi, mas sei que todo dia eu respondo ao menos 20 questões pelo Caderno de Questões do Estratégia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Leandro: Para esse último concurso confesso que a maior dificuldade foi com a parte discursiva que a prova trouxe. Para superar, muita leitura de atualidades e muito treino!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leandro: Durante a semana muita revisão e questões da banca! No pré-prova e no dia da prova, descanso!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leandro: Na discursiva a preparação foi com muita leitura (de atualidades, pois foi o que exigiu a banca) e treino (redigindo duas redações ao menos por semana). Aconselho a ler bastante, mesmo que o candidato não pratique a discursiva durante seu cronograma de estudo, mas que inclua leitura (de atualidades) em seu dia a dia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leandro: Erros: 1º – não ter uma área específica para estudar para concursos, não podia ver um edital aberto que ficava louco querendo fazer e pelo pouco tempo não dava certo. Fazia de área policial, área de saúde, tribunal, prefeitura… faltou um foco específico!
2º – Em meio aos estudos de concurso, fiz uma faculdade, até um pouco conturbada pois em alguns momentos trancava o curso, aí voltava a estudar para concurso, depois voltava a faculdade, e assim não existia um foco central no que eu queria rsrs.
Mas, desses erros, acredito que também servem como acertos, não como principal, mas como algo complementar, afinal todo conhecimento é válido!!! E como principal acerto nessa trajetória foi ter aprendido que concurso público você estuda ATÉ passar! E com o Estratégia tudo ficou mais fácil…
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leandro: Jamais!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Quer um conselho?! Adquira já o Estratégia Concursos! Estudando pelo Estratégia você vai mudar de vida! Pode até levar tempo, mas uma hora vai chegar, tenha certeza disso, não pare e acredite em você e em seus estudos!