Aprovada em 1° lugar para Técnico de Edificações no concurso IFBA
Concursos Públicos
“Persistam nos seus sonhos, apenas vocês são capazes de alcançar seus objetivos, ninguém mais. É tão libertador saber que estou vivendo o fruto do meu processo, é um tempero a mais na vida. Abracem o processo, vai ser doloroso, mas muito gratificante.”
Confira nossa entrevista com Maria Cassandra da Silva Alencar, aprovada em 1° lugar no concurso IFBA para o cargo de Técnico de Laboratório/Edificações:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maria Cassandra da Silva Alencar: Tenho 19 anos, sou natural de Trindade-PE, mas recentemente estou morando em Salvador-BA, já que fui aprovada também em primeiro lugar na UFBA. Sou formada em técnico de edificações e curso arquitetura e urbanismo da FAUFBA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Maria Cassandra: Estava finalizando no final do ano passado o ensino médio junto com o curso técnico, e apareceu a oportunidade em agosto de 2022, através do grupo de zap dos representantes de sala, o edital do IFBA, analisei e como estava no meu último ano, era uma oportunidade de emprego muito boa e necessária para uma estudante que depende dos pais para pagar todos os meus gastos, se tornando muito pesado. tomei iniciativa e comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Maria Cassandra: Apenas estudava, mas fazia o ensino médio, estudava para o ENEM e o vestibular do pernambuco, queria muito a faculdade pública. E auxiliava a minha mãe e pai no seu trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Maria Cassandra: Esse foi o meu primeiro concurso, fui aprovada com sucesso, pretendo sim continuar estudando, mas com o foco na arquitetura e docência.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Maria Cassandra: Durante o meu processo de concurso os meus dias na semana eram bem corridos, frequentava apenas a minha igreja na quarta-feira à noite e estava presente em alguns final de semana com amigos e familiares, já que era o meu tempo de lazer depois de toda uma semana estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Maria Cassandra: Apoiaram sim, foi processo bem difícil, mas apoiaram com palavras de motivação e ajuda emocional, e em algum momento sabia que tudo valeria a pena.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Maria Cassandra: Não tenho um tempo específico de quantas horas, já que as matérias específicas para técnico, fiz uma revisão nas minhas anotações do curso técnico e ainda tinha aulas presenciais na escola, estudava mais por questão e dúvidas retirava com meus professores do curso. Além de estudar mais por questões e analisando questões de bancas anteriores. E seguia um cronograma feito por mim, do que seria mais urgente aprender e aquelas matérias que já tinha a compreensão.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Maria Cassandra: Aulas presenciais, PDF de questões e resumos que tinha de tais matérias. Minha principal vantagem foi que já estava desde o início do ano estudando para o ENEM, tinha uma base forte de português, redação e específica do técnico. Desvantagem era a matéria de legislação que tinha que iniciar do zero, assistindo vídeo aula e lendo material da constituição.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maria Cassandra: Através do instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Maria Cassandra: Sim, não incomodava nada, são mais questões de preço.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Maria Cassandra: Foi um período curto que passei com o estratégia, mas o que me ajudou foi os PDFs de conteúdos claros, já que queria algo mais direto e prático.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Maria Cassandra: Estudava uma matéria por dia e preparava questões sobre o conteúdo, em média uma a três hora por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Maria Cassandra: Simulados de bancas anteriores e análise de onde ocorreram erros comuns para o aperfeiçoamento. Caso tivesse muitos erros, voltava para resumos e conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Maria Cassandra: Não lembro quantas questões, mas muitas. Através dos meus erros e questões anteriores foi quando comecei a evoluir no número de acertos e desenvolvimento.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Maria Cassandra: Legislação e informática, através de simulados e questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maria Cassandra: Foi uma loucura, passei quatro final semana com prova atrás de prova, não tive como estudar durante essa semana, alguns projetos da escola, o que aprendi durante aqueles meses tinha que ser suficiente.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Maria Cassandra: Aconselho a fazer uma ou duas redação por semana e aperfeiçoando as redações, além de participar de cursinhos com estratégia de redação, ajudar muito no processo, ao longo do tempo você ver a sua evolução de notas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maria Cassandra: Foi aprender a desenvolver meu cronograma e meta de vida, a lidar com meus pensamentos, motivação e jornada de estudante. Errei muito na forma de estudar, como desenvolver, mas aprendi a lidar com os meus erros e a valorizar cada parte do processo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maria Cassandra: Pensamento em desistir sempre vem, mas o meu objetivo e força para continuar era muito maior que eu. Não existe nada melhor do que saber que meu sonho se tornou realidade, hoje vivo cada passo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maria Cassandra: Persistam nos seus sonhos, apenas vocês são capazes de alcançar seus objetivos, ninguém mais. É tão libertador saber que estou vivendo o fruto do meu processo, é um tempero a mais na vida. Abracem o processo, vai ser doloroso, mas muito gratificante.