Aprovada em 27° lugar para Técnico em Assuntos Educacionais no concurso IFBA
Concursos Públicos
“[…] Trabalhe sua autoestima para que você acredite que vai conseguir, mesmo com as dúvidas internas que naturalmente aparecem como uma sobra dentro de nós. Não deixe essa sombra crescer. E, por fim, cerque-se de pessoas que também creem no seu potencial.”
Confira nossa entrevista com Iraiza de Souza Pereira, aprovada em 27° lugar no concurso IFBA para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Iraiza de Souza Pereira: Tenho vinte e três anos. Sou formada em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Nasci no interior de São Paulo, mas vivo no sul da Bahia desde os dez anos de idade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Iraiza: Resolvi estudar para concursos no último ano da faculdade. Assim que terminei minha graduação, em 2022, senti bastante insegurança quanto ao meu futuro profissional. Vi no universo dos concursos públicos uma oportunidade para começar a minha vida adulta com estabilidade, autonomia e segurança, alicerces que são inegociáveis para mim. Minha mãe é professora universitária, funcionária pública, então minha inspiração também vem de dentro de casa. Tenho muitas amigas e amigos servidores também e sempre me admirou a possibilidade de poder ter, ao mesmo tempo, um trabalho bem remunerado e importante socialmente.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Iraiza: Em alguns momentos da minha preparação, trabalhei e estudei. Costumava fazer alguns trabalhos freelancers, dar algumas aulas de idioma e também fui recenseadora do último censo. No entanto, pouco antes das provas, percebi que seria mais estratégico abrir mão dessas atribuições para focar exclusivamente nas provas que viriam, uma vez que, por morar com minha mãe, não necessitava necessariamente dessas remunerações para sobreviver. Na época das provas, também participei da seleção de um programa de mestrado, que logrei passar em primeiro lugar, mas abri mão de cursar para continuar estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Iraiza: Felizmente fui aprovada nos dois únicos concursos que fiz, até então: o primeiro, realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, para o cargo de professora de Sociologia do ensino médio (3º lugar – concurso regionalizado, dentro das vagas) e o segundo para Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal da Bahia (27º lugar, fora das vagas imediatas). Também considero conquistas as aprovações nos processos seletivos de Regime Especial de Direito Administrativo para professora de sociologia (1º lugar) e para recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2º lugar), ainda que não tenham sido concursos públicos efetivamente. Para todas as aprovações, estudei pelos materiais do Estratégia Concursos. Depois de dois meses de descanso no final do ano passado e início desse ano, retomei os estudos. Estou 100% focada no concurso de Auditoria Fiscal do Trabalho (AFT). Tem sido bem desafiador dar esse novo passo para um concurso tão maior em conteúdo e nível de dificuldade, mas acredito no meu potencial e determinação. Tenho compartilhado a jornada de estudos para AFT na conta @eu__aft, no Instagram.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Iraiza: Como os conteúdos dos concursos em que fui aprovada faziam parte da minha formação em licenciatura, eu já possuía uma boa familiaridade. Isso me permitiu ser flexível, em alguma medida. Sempre fui muito dedicada, organizada e metódica, então jamais negligenciei os estudos. Assim, tive que restringir um pouco dos eventos sociais, mas nada muito expressivo. Conseguia descansar aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Iraiza: Sem dúvida, sempre tive o apoio incondicional dos familiares, do meu namorado e amigas/amigos. Em todo o processo, recebi muito incentivo, suporte emocional e também financeiro para que eu não tivesse que me preocupar com o custeio das necessidades básicas e fundamentais da existência, como moradia, alimentação etc.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Iraiza: Os dois concursos aconteceram entre dois a três meses depois da finalização da minha graduação, então esse foi o tempo que estudei de modo direcionado, tanto para a Secretaria de Educação, quando para o Instituto Federal da Bahia. O que me fez manter a disciplina foi a organização – sou bastante organizada e determinada, gosto de ter metas e cronograma bem estabelecidos – assim como a vontade visceral de ter minha autonomia financeira, material.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Iraiza: Minha preparação foi feita majoritariamente pelos cursos por PDF do Estratégia Concursos. Excepcionalmente, assistia a algumas videoaulas em matérias que sentia necessidade de aprofundamento. Retomei também, brevemente, alguns livros específicos da minha área, ciências sociais. A maior vantagem dos PDF’s, sem dúvida, é a economia de tempo. Contudo, quando existe dificuldade, não hesito em assistir às aulas em vídeo. Apesar de mais demoradas, elas são extremamente didáticas e podem ser aliadas, se usadas com parcimônia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Iraiza: Assim que decidi estudar para concursos, comecei a pesquisar muito na internet sobre referências de bons materiais e inevitavelmente conheci o Estratégia. Ao assistir às video conferências e video aulas gratuitas no Youtube, percebi que se tratava de um corpo docente e uma coordenação pedagógica séria e atualizada. Vi os índices de aprovação dos estudantes, conheci os benefícios da assinatura e a escolha pelo Estratégia não foi difícil.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Iraiza: Depois que me tornei aluna do Estratégia Concursos, pude ter mais noção de como os assuntos são abordados e do que é necessário dominar para conseguir a aprovação. As aulas em PDF são excepcionais. Lembro de ficar impressionada no primeiro contato que tive, devido à sensação de realmente ter uma professora ou professor conversando diretamente comigo, de modo tão pessoal que não parecia que aquela comunicação estava se dando por texto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Iraiza: Montei meu plano de estudos baseado nas cobranças do edital, levando em consideração tanto o tempo que eu tinha disponível, bem como o peso de cada matéria. Estudava em torno de cinco matérias ao mesmo tempo, por meio do ciclo de estudos. Fazia uma carga 2-3 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Iraiza: Como fiz um estudo no pós-edital, não tive tanto tempo para revisar. Mas quando o fazia, utilizava os resumos já prontos do Estratégia e fazia a leitura de pontos específicos dos meus grifos e marcações dos PDF’s teóricos, além da resolução de questões, que também funcionava como revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Iraiza: Resolver questões durante a preparação é crucial. Para sermos aprovadas e aprovados, no limite, não necessitamos ser experts nos assuntos, mas sim bons respondedores de questões. Resolvi questões desde o início dos estudos, desde os primeiros PDF’s lidos. Infelizmente, não as contabilizei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Iraiza: Lembro de ter tido dificuldade com informática. Assisti videoaulas e me esforcei para fazer pelo menos os mínimos na prova, para não ser eliminada. Funcionou.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Iraiza: Durante as semanas de prova, me dediquei a revisar os conteúdos. Sou do tipo de pessoa que estuda até a véspera da prova. Para os dois concursos, tive que viajar também. Então, tentei ao máximo descansar e me alimentar bem nas noites que antecederam as provas. Nessa reta final, sempre estive focada em me manter extremamente centrada, equilibrada. Utilizava a atividade física como aliada, bem como técnicas de respiração e afirmações positivas. No primeiro concurso, lembro de estar sentada na carteira meditando na sala, antes de receber a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Iraiza: Sinto que acabei negligenciando as discursivas. Tentei ter bastante atenção quanto ao tempo, tanto na preparação quanto na prova em si. Assisti videoaulas falando sobre dicas específicas para as bancas dos meus concursos, e também possíveis referências para utilizar nos textos. No entanto, no concurso da Secretaria de Educação, fiz apenas seis pontos acima do mínimo. Fiquei dentro das vagas porque acertei quase 90% da prova objetiva, mas foi arriscado. No concurso do IFBA também obtive uma nota mediana na discursiva, o que certamente contribuiu para que eu ficasse fora das vagas imediadtas. A partir da minha experiência, aconselho muito treino durante a preparação, aconselho a produção de muitos textos e a investigação do qual abordagem é cara para cada banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Iraiza: Meu principal acerto foi ter estudado previamente sobre como estudar para concursos de modo adequado. Isso me poupou muito tempo pois acabei não cometendo no início falhas que tendemos a cometer, como por exemplo estudar apenas uma matéria por dia exaustivamente, não fazer pausas adequadas ou perder tempo fazendo resumos. Como erro, apontaria a pouca atenção que dei às provas discursivas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Iraiza: Apesar da angústia, ansiedade e cansaço típicos dessa jornada, nunca pensei efetivamente em desistir. Tive como motivação o apoio muito importante dos meus familiares e do meu namorado. Também ressignifiquei a realidade de restrições em que vivia, fazendo dela própria uma motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Iraiza: Para alguém que está iniciando agora, deixo aqui quatro conselhos:
1º) Estude sobre como estudar para concursos. Isso vai te fazer ganhar tempo e ser mais efetiva/o.
2º) Se é isto o que você realmente almeja, estabeleça o estudo como prioridade. Quando surgir algum evento ou acontecimento para te tirar do foco, lembre-se do que é prioridade para ti.
3º) Esforce-se para ser uma pessoa organizada: isso diz respeito desde o seu cronograma de atividades diárias até o espaço onde você estuda.
4º) Acredite verdadeiramente em si. Trabalhe sua autoestima para que você acredite que vai conseguir, mesmo com as dúvidas internas que naturalmente aparecem como uma sobra dentro de nós. Não deixe essa sombra crescer. E, por fim, cerque-se de pessoas que também creem no seu potencial.