Aprovada em 7° lugar no concurso IFBA para o cargo de Assistente em Administração
Concursos Públicos“[…] Estude, dedique-se, não importa quanto tempo irá demorar, uma hora você irá passar. Saiba quem é você, como aprende, organize-se, persista! […]”
Confira nossa entrevista com Hérica Henrique do Nascimento, aprovada em 7° lugar no concurso IFBA para o cargo de Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hérica Henrique do Nascimento: Eu sou administradora pela UFBA, bailarina e professora de dança do ventre. Tenho 28 anos, minha cidade natal é o Rio de Janeiro, mas já moro em Salvador há muitos anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hérica: Estabilidade e a possibilidade de ter uma carreira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hérica: Durante este período tentei conciliar a minha carreira de professora e bailarina de dança do ventre, a rotina das atividades da casa, a carreira de administração, o relacionamento e a família. Então eu sempre tinha o período da tarde livre para estudar e tive que deixar de lado as apresentações na área de dança.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Hérica: Fui aprovada em três concursos públicos:
Assistente Administrativo – Prefeitura de Barreiras (11º lugar nas cotas);
Agente Administrativo – EMBASA – Ipiaú- ( 1 vaga nas cotas e conquistei a vaga e fiquei em 2º lugar na ampla concorrência.);
TAE- Assistente Administrativo – IFBA ( 7º lugar na ampla concorrência e 2º lugar nas cotas).
Com certeza pretendo continuar estudando e para cargos de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Hérica: Durante o período que estudei para concursos, não saía com os amigos, apenas com a família e o meu namorado aos domingos, às vezes sábado ou sexta à noite.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Hérica: Não sou casada e não tenho filhos por opção mesmo, mas namoro e moro com os meus pais. Minha família me apoiou bastante nos estudos, nas vezes em que pensei em desistir, eles me reergueram. Meu pai foi concurseiro, meu irmão também, são militares. Minha mãe e irmã sempre acreditaram e oravam a Deus por mim. Então me ajudaram bastante.
Meus amigos não entenderam, não me apoiaram. Mas durante a trajetória fiz muitos amigos e entrei em grupos de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Hérica: Em todos que passei estudei no pós-edital, ou seja, faltando uns 3 meses para as provas, pois eu já tinha uma bagagem do concurso da ESFCEX do Exército em que fiquei em 4º lugar (majorada) em 2019 e 2021.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hérica: Eu prefiro ler e resumir os assuntos, então fiz uso dos PDFs, maratonei. Assistia às videoaulas de assuntos que não sabia ou como revisão, caso eu ficasse muito cansada.
A vantagem é que você tem um material super completo, com PDFs, videoaulas, resumos e mapas mentais. A desvantagem é o tempo, as videoaulas do assunto às vezes têm 4h de duração ou mais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hérica: Conheci o Estratégia Concursos logo no início dos meus estudos para concurso, no fim de 2017, através do Youtube, na entrevista de uma aprovada no TRF1, se não me engano.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Hérica: Sim, fui por anos aluna de dois cursinhos preparatórios militares. A desvantagem era a prova que começou a mudar de banca sempre e, consequentemente, o estilo de prova também mudava. Os cursinhos muitas vezes não acompanhavam essa mudança repentina.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Hérica: Fiz, não entrei nas vagas imediatas, mas fiquei em 4º lugar majorada (CR) em 2019 e 2021 para o concurso da ESFCEX/EB para Administração.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hérica: Sim, principalmente nos resumos e no PDF Simplificado, assim como os mapas mentais. Ainda tinha os slides que também utilizei como revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hérica: Eu estudava à tarde de 2 a 3 matérias, começava com os materiais teóricos, resumos, slides, PDF e depois fazia questões. Eu estudo por matéria que tenho que aprender, não estudo marcando exatamente as horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Hérica: Eu relia os resumos e fazia simulados, assistia alguma videoaula acelerando a velocidade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hérica: É muito importante, fundamental. Eu fiz muitas questões e simulados, foram muitas mesmo!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hérica: Tinha dificuldade em RLM e informática, eu resumi todos os PDFs Simplificados de RLM e Informativa, além disso assisti às aulas. Então superei essas dificuldades, porque depois comecei a fechar essas matérias nos concursos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hérica: Eu estudei muito e de forma acelerada e focada, não saí nesses fins de semana e me entreguei aos conteúdos do edital. Não queria saber mais nada além da prova. Muitas revisões e simulados.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Hérica: Teve discursiva na Embasa e no IFBA, eu somente fui saber que tinha no dia e eu nem tinha treinado ou feito um cursinho específico. Eu tirei 81/100 no IFBA e 24/30 na Embasa. Foi uma surpresa! A minha sorte é que eu sempre gostei de ler reportagens e gosto de argumentar, debater.
Aconselho a fazerem diferente de mim, treinem bastante!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hérica: Meu principal erro foi focar apenas em um concurso por muito tempo, se houver concursos similares, tem que aproveitar para se testar. Além disso, controlar a ansiedade, eu procurei uma psicóloga para que me ajudasse e entender também o seu ciclo menstrual, o meu me atrapalhava muito, meu rendimento despencava durante uma semana inteira. Então procurei uma ginecologista e ela me ajudou nesse processo. Incrível que todas essas decisões foram tomadas durante esse período de provas e foram bem assertivas.
Para estudar, tem que se conhecer, saber em que dia vai descansar, quando tem que dar tudo de si, como você realmente aprende. Durante esse período a dança do ventre me ajudou bastante também a descarregar as tensões e a melhorar o meu desempenho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Hérica: Vários, eu estudo para concurso há 5 anos e apenas tive resultado agora. Eu creio que minha motivação foi sempre saber que uma hora eu iria passar, além disso minha família me apoiou muito, já era um exemplo de persistência. Também tinha o fato de que eu quero me casar, ser mãe, então estabilidade era fundamental.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hérica: Confie em Deus e no seu processo! Estude, dedique-se, não importa quanto tempo irá demorar, uma hora você irá passar. Saiba quem é você, como aprende, organize-se, persista! E sempre tenha uma atividade de apoio, no meu caso a dança do ventre me ajudava com as tensões de estudo e a melhorar o meu desempenho, além disso alinhe-se com quem tem os mesmos objetivos que você, que entenda a sua trajetória! A aprovação no concurso é um conjunto de fatores.