Aprovado em 5° lugar para Assistente em Administração no concurso IFAL
Concursos Públicos“A aprovação requer mais dedicação do que desenvoltura para determinadas áreas do saber, então torne o estudo um hábito.”
Confira nossa entrevista com Danilo Matheus da Silva, aprovado em 5° lugar para Assistente em Administração no concurso IFAL:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danilo Matheus da Silva: Tenho 25 anos. Sou natural de Recife-PE, mas moro em Jaboatão dos Guararapes (cidade vizinha a Recife). Ainda não tenho nenhum ensino superior. Hoje, estou fazendo o Tecnólogo de Gestão Pública, à distância; mas cheguei a cursar engenharia elétrica por 4 anos. Saí no último ano para poder estudar para concursos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo: Os principais motivos que me levaram a estudar para concursos foram a estabilidade e a renda proporcional ao seu nível de estudo. A incerteza do mercado de trabalho na iniciativa privada é algo que atrapalha o planejamento a longo prazo. Por outro lado, na esfera pública, há uma proteção em relação às flutuações da economia e quase uma total certeza que você continuará no emprego no mês seguinte. Para o meu planejamento de conseguir, futuramente, um cargo de auditor, a estabilidade e a renda são essenciais para continuar estudando ao longo do processo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Danilo: Ao longo da preparação para o concurso do IFAL, eu trabalhava e estudava. Meu trabalho é dinâmico. Há dias que trabalho mais interno e há outros que trabalho fazendo serviço em campo. Por isso, eu estudo no intervalo das 18h às 01h, visando fazer 4h líquidas. Nos dias que largo mais cedo do trabalho em campo, eu consigo estudar 5h líquidas, mas a meta fixa eram as 4h. Normalmente, eu estudo teoria de segunda a quinta e nas sextas faço questões (às vezes no sábado também).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Danilo: Meu objetivo é o cargo de auditor. Porém, para que eu consiga suportar o processo até chegar lá, resolvi estudar para outros concursos com o objetivo de adquirir estabilidade e uma renda que me proporcione estudar com mais tranquilidade ao longo dos anos necessários para obter a aprovação num cargo dessa natureza.
Até agora obtive as seguintes aprovações:
1º no cargo de Agente de Controle Urbano da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho;
1º no cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade da unidade de Jaboatão dos Guararapes do IBGE (cargo temporário)
5º no cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento da unidade de Jaboatão dos Guararapes do IBGE (cargo temporário)
2º no cargo de Aspirante a Oficial do CBMAL
25º no cargo de soldado da PMAL
11º no cargo de Aspirante a Oficial do CBMPB
3º no cargo de assistente legislativo da Câmara de Goiana – PE
5º no cargo de assistente administrativo do IFAL
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Danilo: Saio mais com o pessoal nos sábados e domingos, mas não em todas as semanas. Perto das provas, eu me regulo mais em relação a isso. Meu foco maior é ao longo da semana. Defino a meta daquele dia e só vou dormir após conclui-la. Quando, por algum motivo, não consigo estudar naquele dia, compenso no sábado, e o balanço semanal fica completo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Danilo: Na maior parte do tempo, entendem. Às vezes, ficam meio chateados quando me convidam para sair e eu recuso, mas isso é normal do processo de estudo. Quem estuda para concursos tem que estabelecer um filtro social para cumprir seus objetivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Danilo: Estudei de forma específica para o IFAL no mês antes da prova.
Porém, eu já tinha tido contato com muitos assuntos no Pós-edital do concurso da Codata, e a base geral (Português, RLM e Informática) já está fomentada há algum tempo. Dessa forma, no mês antes da prova, estudei só os assuntos específicos que eu ainda não tinha visto ao longo das minhas preparações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danilo: Estudei prioritariamente por PDF para o concurso do IFAL, para ganhar tempo, já que o prazo até a prova era curtíssimo. Sendo assim, as principais vantagens dessa forma de estudar são o ganho de tempo, a resolução ativa de questões ao longo da leitura e um maior nível de concentração ao consumir a teoria do que nas videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danilo: Conheci o estratégia concursos por meio das propagandas do Instagram e de alguns comentários de um amigo sobre os PDFs. Quando apareceu uma promoção no segundo semestre de 2022, resolvi adquirir a assinatura premium por 2 anos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Danilo: Estudei por outros materiais. Porém, sentia falta de um PDF com uma diagramação melhor e um aprofundamento maior em alguns pontos, além da separação de questões por tópicos, como o estratégia normalmente faz em seus PDFs. Hoje, utilizo o que julgo melhor em ambos os cursos. Às vezes, gosto mais de um professor de um, às vezes gosto mais da leitura da plataforma do outro. Assim, vou conseguindo estudar de maneira mais eficiente.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Danilo: Obtive as seguintes aprovações utilizando o material do outro curso:
1º no cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade da unidade de Jaboatão dos Guararapes do IBGE (cargo temporário)
5º no cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento da unidade de Jaboatão dos Guararapes do IBGE (cargo temporário)
2º no cargo de Aspirante a Oficial do CBMAL
25º no cargo de soldado da PMAL
11º no cargo de Aspirante a Oficial do CBMPB
3º no cargo de assistente legislativo da Câmara de Goiana – PE
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Danilo: O maior diferencial que encontrei foi a qualidade dos PDFs do Estratégia. A diagramação é muito confortável de se ver e a teoria é de excelência. A separação de questões por tópicos, como o estratégia normalmente faz no final dos seus PDFs, é ótima para realizar exercícios de fixação e mensurar seu nível de acertos por assunto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danilo: Atualmente, estou estudando 3 ou 4 matérias por dia, 1h a 1h30 para cada. Na época de preparação para o IFAL (aquele 1 mês antes da prova), eu não tinha um plano sequencial definido. Estudava apenas o que ainda não tinha visto e, assim, segui até essa prova, pois o prazo era muito apertado. Naquele período, resolvi adotar essa estratégia de consumir a teoria dos assuntos que não tinha visto e assisti a aulas de revisão sobre as matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danilo: Minhas revisões são realizadas em cima de aulas de resolução de questões gerais sobre determinada matéria e resolução de exercícios nos sites de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Danilo: Infelizmente, na época de preparação para o IFAL, não mensurava esse indicador. Mas me lembro de ter feito algo em torno de 300 questões na semana antes da prova.
Hoje, eu sei a importância de se fazer questões e acompanhar o seu aproveitamento. Por isso, dedico 1 ou 2 dias da minha semana exclusivamente para fazer questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danilo: Minha principal dificuldade é na matéria de Administração Geral. Para mitigar isso, resolvi ampliar as fontes de consumo de teoria sobre essa disciplina: livro, pdfs e videoaulas. A principal fonte que uso é o PDF, mas recorro ao livro como forma de leitura nos momentos de descanso e assisto a aulas de resolução de questões da matéria. Assim, acabo estudando a matéria em outros momentos sem ter aquela obrigação dos horários do plano semanal.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danilo: Na semana antes da prova, foquei mais em vídeos de revisão e na resolução de questões. Estudei até a sexta e viajei no sábado para fazer a prova no domingo. Nessa semana da prova, também fiz um simulado para verificar meu desempenho geral.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danilo: Ao longo da minha preparação, o principal erro foi não ter estabelecido uma área para poder seguir estudando um rol mais similar de matérias. Os cargos em que obtive aprovação variaram bastante. Porém, por outro lado, fiz isso para poder conseguir um emprego que me proporcionasse renda e estabilidade. Hoje, depois dessa caminhada, consigo estabelecer um plano de disciplinas mais coerente.
Meus principais acertos foram a paciência para saber que tudo tem determinado tempo de preparação, e que, às vezes, você precisa se desviar um pouco do caminho para buscar meios de completar o percurso, e a dedicação aos estudos independentemente de estar motivado ou não naquele dia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Danilo: Nunca cheguei a pensar em desistir. Por mais difícil que seja, esse caminho é o mais provável de transformação social. O estudo é meio de mudança que tenho ao meu alcance.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo: Defina quanto tempo você pretende estudar para ser aprovado naquele concurso. Defina se é possível tentar uma aprovação direta para esse cargo ou se você precisa de algum intermediário. Defina também uma área (isso facilita muito em obter uma aprovação mais rápido). Seja realista com suas metas de estudo. Seja realista com seus índices e procure melhorá-los. A aprovação requer mais dedicação do que desenvoltura para determinadas áreas do saber, então torne o estudo um hábito.